Pular para o conteúdo principal

Queimaduras por fogos é uma das principais causas de acidentes nas festas de São João

Parte das festividades do São João ou Festa Junina, como é conhecida popularmente, os fogos de artifício e fogueiras também estão associados aos casos de acidentes durante as comemorações. Apesar de embelezar a celebração, os artefatos podem ser perigosos se utilizados inadequadamente. No estado, somente em 2022, foram registrados 44 atendimentos hospitalares por acidentes com fogos de artifícios e, em 2023, 63 casos, representando aumento de 43%.

Referência no atendimento a pessoas queimadas em todo o estado, o Hospital Geral de São Mateus, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), recebeu em 2022 750 pacientes em atendimentos ambulatoriais por acidentes com calor e fogo, além de 43 internações. Já em 2023, os números foram ainda maiores, registrando 765 atendimentos e 84 internações.

Os acidentes causados pelos fogos de artifício e fogueiras provocam desde lesões auditivas e visuais até queimaduras que atingem, muitas vezes, grandes extensões das superfícies corporais, causando danos e levando à necessidade de tratamento médico com hospitalização.

“Os fogos de artifício podem trazer ainda mais agravantes para além das queimaduras, como as mutilações dos membros ou até morte em alguns casos”, alerta o responsável técnico do Centro de Queimados do Hospital Geral de São Mateus, Ariosvaldo Diniz Florentino.

O especialista recomenda que somente pessoas com experiência façam manuseio dos artefatos. Além disso, é aconselhável manter distância para evitar acidentes, sobretudo na hora de acender fogueiras. “Bebidas típicas da festa junina, como o vinho quente e quentão, são inflamáveis por conta do álcool na composição e a proximidade com as fogueiras pode ocasionar acidentes”, explica o médico.

Em casos de acidente, é importante que a área lesada seja lavada imediatamente em água corrente, em temperatura ambiente, entre 15 a 20 minutos e, logo após, o paciente seja levado até uma unidade de pronto atendimento. Não é recomendado a aplicação de receitas caseiras para o tratamento da queimadura.

Cuidados com crianças e idosos

A atenção com os pequenos também deve ser redobrada. É importante orientá-los a evitar pular fogueiras, não lançar as famosas “biribinhas” próximo ao material em chamas, não manusear fogos de artifício, além de evitar segurá-los e brincar com o copo de bebida alcoólica na mão.

No caso dos idosos, é importante se certificar de que eles estejam aptos a manusear os artefatos ou até mesmo bebidas quentes, pois as queimaduras e sequelas podem ser ainda mais graves na terceira idade e em crianças.

Vale ressaltar que é proibido pelo Governo do Estado, com base na Lei 17.389/21, a utilização de fogos perto de crianças, idosos e animais de estimação, que possuem maior sensibilidade ao barulho gerado durante a queima. A proposta autoriza, no entanto, a comercialização e manuseio dos fogos de vista, que produzem efeito visual sem ruídos.

Confira mais dicas para evitar os acidentes com fogos e fogueiras

Adquirir os fogos apenas em locais autorizados;

Não armazenar grande quantidade de fogos em um único local;

Nunca soltar rojão segurando diretamente na mão – o ideal é interpor com vários rojões já usados ou mesmo varetas, deixando uma distância de pelo menos 60 cm da mão e afastado do rosto;

Não apontar para onde há pessoas circulando;

Evitar proximidade com fios elétricos;

Se beber, não solte fogos ou brinque próximo a fogueiras.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Acidente envolvendo dois veículos causa a morte de duas vítimas na Rod. Prof. Zeferino Vaz em Tujuguaba (Conchal)

  Duas pessoas perderam a vida e outras duas ficaram feridas na tarde desta quinta-feira (12), em um acidente envolvendo dois veículos na Rodovia Professor Zeferino Vaz, próximo ao distrito de Tujuguaba. O acidente aconteceu por volta das 17h30min, no   Km 174+900 da rodovia, no sentido Sul, em direção a Engenheiro Coelho. Os veículos, uma Amarok e uma Saveiro, seguiam no mesmo sentido quando a colisão ocorreu. No veículo Amarok, estavam um homem e uma mulher, que, apesar de sofrerem ferimentos leves, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhados ao Hospital Madre Vannini, em Conchal. Suas identidades não foram divulgadas, porém, são moradores de Conchal. Infelizmente, a tragédia se abateu sobre os ocupantes da Saveiro, onde estavam dois homens que não resistiram aos ferimentos e entraram em óbito ainda no local do acidente. Os nomes das vítimas fatais e informações sobre suas origens ainda estão sob investigação, e seus corpos for