Pular para o conteúdo principal

Empresa Legun Biotecnologia entrega Plano Municipal de Saneamento Básico para o prefeito de Conchal



Representada pelo diretor Sr. Carlos Laia, a empresa apresentou um documento que visa melhorar significativamente o saneamento municipal e atender às metas da Agenda 2030, visando à universalização do saneamento estipulada pelo governo federal para 2033 com 99% das residências recebendo água tratada e 90% das residências com coleta e tratamento de esgoto.

O plano, realizado por uma empresa de assessoria ambiental, contratada pela Legun, substituí o anterior, elaborado em 2013.

O novo Plano Municipal de Saneamento Básico não só estabelece metas para a coleta e tratamento de efluentes gerados pelo município, mas também propõe objetivos de curto, médio e longo prazo para o abastecimento de água da população de Conchal. Entre as metas mais ambiciosas estão o aumento de 30% na capacidade de reserva de água tratada e a construção de duas novas Estações de Tratamento de Água (ETAs). A primeira substituirá a ETA “Enos Bonini”, localizada no bairro Santa Rita, com uma capacidade de tratamento de 200 m³/h, representando um aumento de mais de 100% em relação à atual capacidade. A segunda substituirá a ETA “Francisco Fernandes”, no bairro Sol Nascente, com uma capacidade de tratamento de 200 m³/h, um aumento de 90% em comparação à capacidade atual atendendo ao vetor de crescimento do município. Essas iniciativas buscam garantir a distribuição equilibrada de água tratada pelos próximos 20 anos, conforme o crescimento populacional projetado pelo IBGE.


Além dessas metas, o plano inclui a substituição de tubulações antigas evitando rompimentos e perdas de água tratada, a implantação de geofones para rastreamento de vazamentos, a implantação da agência reguladora para fiscalizar a execução dos serviços e a demanda da população, a troca de hidrômetros nos bairros mais antigos e a instalação de dois novos reservatórios em Tujuguaba. Essas ações visam tornar Conchal mais sustentável no que diz respeito ao abastecimento de água tratada e a coleta e tratamento de esgoto.

Com este novo plano, a empresa Legun Biotecnologia espera colocar Conchal na vanguarda do saneamento no estado de São Paulo, tornado a cidade um local de qualidade de vida para a população e que ofereça condições favoráveis para atrair empresas para a cidade, uma vez que a sustentabilidade hídrica é base para muitas empresas interessarem pelo município. A partir desse Plano, Conchal entra na vitrine para novos investimentos.

Agora, o plano segue para a Câmara para apreciação e votação dos vereadores.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Após décadas dependente de Mogi Mirim, Conchal terá seu próprio Cartório de Registro de Imóveis ainda em 2025

Banda Trinado reúne público expressivo em apresentação no Bar do Fabinho; veja as fotos

Brasil é Campeão Mundial de Churrasco — e conchalense Raphael Gelly integra equipe histórica no Chile

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Conchal publica edital para leilão eletrônico de 15 imóveis municipais