Pular para o conteúdo principal

Fake News em Campanha: Coordenador de Rogério Simoso Determina Disseminação de Desinformação Durante Carreata de Junior Caleffi


No último sábado (21), durante a carreata do candidato a prefeito Junior Caleffi (PL) em Conchal, o ex-vereador Ismar Seratti, atualmente é um dos coordenadores da campanha de Rogerio Simoso (MDB), foi flagrado em áudios determinando a disseminação de Fake News por apoiadores da coligação. A estratégia de desinformação foi direcionada durante duas lives do F5, que cobria a visita do Senador Marcos Pontes (PL) ao município.

Nos áudios, Ismar orienta os participantes a propagarem a falsa informação de que o senador astronauta Marcos Pontes não teria enviado nenhum recurso para Conchal. "Olá, candidatas, candidatos. É só entrar nesse link aí e vamos pôr agora é 15, agora é 15, agora é 15 e quanto que esse astronauta aí trouxe pra Conchal? ‘Nenhum real’. Acho que mandou tudo pra Lua”, ironizou o coordenador da campanha de Simoso. Ouça os áudios abaixo:


A ação rapidamente desencadeou uma onda de comentários nos vídeos da live, nos quais apoiadores e até candidatos a vereador da coligação questionaram a atuação de Pontes e reforçaram a narrativa falsa de que ele não teria contribuído financeiramente para o município.

Comentário do candidato a vereador da coligação de Rogerio Simoso


Pouco depois, um segundo áudio de Seratti foi enviado aos apoiadores, reiterando a necessidade de continuar com a desinformação: "Olha gente, entrou com outra live aí. Entra nesse link fazendo favor e põe aí agora é 15, agora é 15, agora é 15. 'Esse senador nunca trouxe um real pra Conchal. O que ele veio fazer aqui de novo? Agora é 15, coraçãozinho verde, vamos lotar", afirmou Seratti.

Chequei F5: A Verdade Sobre os Recursos Enviados por Marcos Pontes

Diante das mentiras propagadas, a equipe do Chequei F5 entrou em ação para esclarecer a verdade. Conforme apurado, o decreto municipal nº 4.992, de 26 de agosto de 2024, comprova que o senador Marcos Pontes enviou, sim, recursos para Conchal. A emenda de R$ 200 mil foi destinada ao pagamento do transporte de estudantes de cursos técnicos e superiores que estudam fora do município. Uma cópia do decreto foi divulgada para reforçar a veracidade da informação; leia abaixo.


O F5 tentou contato com Ismar Seratti via WhatsApp, no entanto, até o fechamento desta matéria, ele não respondeu às mensagens, apesar de estar online durante as tentativas de comunicação.


Os áudios de Seratti, junto com os prints dos comentários falsos nas lives, serão encaminhados à Justiça Eleitoral.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de 26 anos morre em colisão frontal na rodovia Araras–Conchal na manhã desta sexta-feira

Conchal publica edital para leilão eletrônico de 15 imóveis municipais

Umaflex envia carreta com colchões a desabrigados de Rio Bonito do Iguaçu

Prefeitura de Conchal abre concurso público com 65 vagas + Cadastro de Reserva para nível de alfabetizado a superior

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal