Pular para o conteúdo principal

Conchalense é destaque no Festival “Amparo em Foco” com fotografia “Pássaro ao Fio”, captada na Serra Velha em Conchal


Começou na última quinta-feira (7), o Festival de Fotografia "Amparo em Foco", um dos eventos mais importantes do gênero no Estado de São Paulo. Em sua oitava edição, o festival oferece uma vasta programação gratuita na histórica Estação da Mogiana, com exposições, palestras, oficinas e o aclamado 8º Varal Fotográfico.

Representando Conchal no evento, o fotógrafo Carlos Henrique da Róz conquistou um lugar de destaque com sua fotografia “Pássaro ao Fio”. A imagem captada na Serra Velha, em Conchal, traz um pássaro de plumagem branca e azul posado em um fio, em uma postura que estabelece uma conexão direta com o observador. Para Carlos, a seleção de sua foto foi um marco importante: “Enviei a imagem em outubro e fiquei muito feliz ao saber que havia sido escolhida. Participar de eventos assim é fundamental para evoluir e explorar novas possibilidades culturais que a fotografia nos permite”, disse.

Carlos, que possui mais de 10 anos de experiência e é proprietário de um estúdio na Rua Luzia Irene Roncatto Martins, em Conchal, estará presente no festival nos dias 9 e 10 de novembro. "É uma oportunidade de aprender e trocar experiências com outros profissionais da fotografia", afirmou.

O F5 realizou pesquisas de identificação de imagens utilizando IA, para tentar identificar qual espécie é essa que aparece na foto. A resposta da IA foi a seguinte:  Este pássaro parece ser uma andorinha-chilena (Tachycineta meyeni), também conhecida como andorinha-de-bando. Ela é caracterizada por suas cores: a plumagem azul-escura nas costas e na cabeça, com a barriga branca. Essa espécie é comumente encontrada em áreas abertas próximas a corpos d'água na América do Sul, o que inclui o Brasil”. Será isso mesmo?

Sobre o Festival Amparo em Foco 2024

O Festival de Fotografia "Amparo em Foco" 2024, realizado entre os dias 7 e 10 de novembro, é promovido pela Mogiana Produções Culturais com o apoio da Prefeitura Municipal de Amparo e conta com o patrocínio da Rousselot Gelatinas do Brasil, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Como nas edições anteriores, o evento busca democratizar o acesso à fotografia, com uma programação gratuita e inclusiva, incluindo acessibilidade em palestras para pessoas surdas e audiodescrição em exposições.


Entre os convidados de destaque, estão nomes como Iatã Cannabrava, homenageado do evento, Carolina Pedrosa, João Ripper e outros expoentes da fotografia brasileira. No dia 9 de novembro, Iatã Cannabrava compartilhará histórias e reflexões em uma roda de conversa intitulada "Diálogos Fotográficos", com acesso gratuito.

Outro grande atrativo é a “Câmera Gigante”, uma réplica em tamanho real de uma câmera Brownie dos anos 40, desenvolvida pelo fotógrafo Sérgio Fernandes. Essa instalação interativa permitirá aos visitantes experimentarem a câmera como uma câmera escura, onde a imagem se projeta em seu interior. Durante oficinas nos dias 9 e 10 de novembro, fotos serão feitas com a câmera gigante, revelando ao público o funcionamento deste equipamento histórico.

Com uma estrutura organizada para promover o bem-estar de todos os visitantes, o "Amparo em Foco" continua sua trajetória como um importante palco de inovação e acessibilidade para a fotografia no Brasil.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Condutores de ambos os veículos envolvidos em acidente na SP 191, são moradores de Conchal

Um trágico acidente na noite deste sábado (13) na rodovia "Wilson Finardi" - SP-191, próximo ao Centro de Ressocialização, deixou duas pessoas mortas e uma pessoa ferida. Um casal de idosos, residentes do Distrito de Tujuguaba, foi vítima fatal do incidente, que envolveu dois os veículos. Segundo informações preliminares da polícia, o acidente ocorreu por volta das 19h30, quando um carro Volkswagen/Gol, conduzido por um homem de 72 anos, e sua esposa, de 70 anos. Infelizmente, houve uma colisão frontal com um Honda/Civic, também operado por um morador local. Os Bombeiros Militares de Mogi Guaçu e os Bombeiros Municipais de Mogi Mirim foram rapidamente acionados para prestar socorro, porém, lamentavelmente, o casal não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local do acidente. O condutor do Honda Civic, de 74 anos, foi encaminhado à Santa Casa com ferimentos leves. A Intervias, concessionária responsável pela administração da rodovia, também prestou os primeiros