Pular para o conteúdo principal

Mais de 30 mil detentos deixam prisões em São Paulo durante a saidinha de fim de ano

A Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo anunciou que, durante o período de festas de Natal e Ano Novo, 31.856 presos foram autorizados a sair temporariamente. Essa saída começou no dia 23 de dezembro e se estenderá até 3 de janeiro. Entre os detentos liberados estão nomes como Lindemberg Alves, que cumpre 39 anos por assassinato da ex-namorada Eloá — que na época tinha 15 anos —, e Cristian Cravinhos, condenado a 38 anos por duplo homicídio dos pais de Suzane von Richthofen.

O benefício da saída temporária é concedido pelo Poder Judiciário e se aplica a detentos que estão em regime semiaberto. A Secretaria fez um alerta importante: caso um detento não retorne ao final do período, ele será considerado foragido, o que resultará na perda do benefício e no retorno ao regime fechado.


Recentemente, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) declarou ilegal uma portaria do Tribunal de Justiça de São Paulo. Essa norma permitia a prisão de detentos que não seguissem as regras durante a saída temporária. O CNJ esclareceu que a polícia só pode efetuar a prisão de um beneficiado se houver flagrante delito. Em situações diferentes, o detento que descumprir as normas deve ser liberado após o registro de um boletim de ocorrência.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Após décadas dependente de Mogi Mirim, Conchal terá seu próprio Cartório de Registro de Imóveis ainda em 2025

Banda Trinado reúne público expressivo em apresentação no Bar do Fabinho; veja as fotos

Brasil é Campeão Mundial de Churrasco — e conchalense Raphael Gelly integra equipe histórica no Chile

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Pai e madrasta são presos por matarem e enterrarem menina de 4 anos no quintal