Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de setembro 18, 2024

Brasil tem 20 milhões de pessoas que sofrem de insegurança alimentar - De acordo com estudo divulgado pelo movimento Todos à Mesa, apesar de algumas melhorias recentes, país ainda ocupa a 15ª posição no ranking global da fome.

Um estudo recente divulgado pelo movimento Todos à Mesa revelou que mais de 20 milhões de brasileiros sofrem de insegurança alimentar moderada ou grave. Esse número representa cerca de 10% da população do país. Apesar de algumas melhorias recentes, o Brasil ainda ocupa a 15ª posição no ranking global da fome, uma colocação considerada preocupante. O movimento Todos à Mesa está desenvolvendo estratégias para reduzir o desperdício de alimentos e, assim, combater a fome no país. De acordo com o levantamento, é possível retirar pelo menos 3 milhões de brasileiros da fome apenas evitando o desperdício. Atualmente, o Brasil doa cerca de 200 mil toneladas de alimentos por ano, o que equivale a menos de 1% dos alimentos desperdiçados no país. O estudo também destaca que o Brasil está atrás de outros países da América Latina em termos de doação de alimentos. O objetivo do movimento é encontrar formas eficazes de redistribuir os alimentos e melhorar a situação da fome no país.

ONS deve apresentar plano para setor elétrico nesta semana - Nesta quinta-feira, haverá uma reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico Brasileiro no Rio de Janeiro, onde serão apresentados dois relatórios cruciais.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) deve apresentar ainda nesta semana um plano de contingência para o setor elétrico, em resposta à seca histórica que afeta o país. Os reservatórios das hidrelétricas estão, em sua maioria, com níveis abaixo do mínimo necessário para o funcionamento adequado. Nesta quinta-feira (19), haverá uma reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico Brasileiro no Rio de Janeiro, onde serão apresentados dois relatórios cruciais: um do Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) e outro do ONS. Esses relatórios servirão de base para as decisões do Ministério do Meio Ambiente, que busca enfrentar a maior seca da história do Brasil. O Cemaden já possui um relatório indicando que, por enquanto, não há dificuldades nos reservatórios das hidrelétricas. No entanto, a quantidade de chuva tem sido menor do que o esperado desde o ano passado, e a previsão é de que o próximo período chuvoso siga a mesma tendência. Essa situação gera pre

Conab projeta safra recorde de soja para 2024/2025 - Conheça as estimativas do governo e de consultorias privadas.

A Conab projeta um cenário otimista para a produção de soja na safra 2024/25, com produção recorde de 166,28 milhões de toneladas. O aumento de 12,82% em relação à safra anterior deverá ser puxado, principalmente, pelo crescimento na área plantada e pela recuperação da produtividade após os problemas climáticos enfrentados na última safra. A expectativa é que a área cultivada atinja 47,4 milhões de hectares, o que significa um aumento de quase 3% em relação ao ciclo anterior — e a maior área já plantada com soja no Brasil. A região do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, chamada de Matopiba (4,97%), é a que mais vai aumentar território destinado à soja, seguido pelo Mato Grosso (2,60%), Goiás (2,12%), Paraná (1,23%) e Rio Grande do Sul (1,13%). Segundo a Conab, a maior parte do aumento de área para safra 2024/25 se dá em áreas de pastos degradados ou área de pousio. Apesar da queda nos preços de commodities agrícolas, a soja é uma das culturas que mais garante rentabilidade positiva aos

Cerrado: desmatamento emite 135 milhões de toneladas de CO2 desde 2023 - Levantamento é do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia.

O desmatamento no Cerrado gerou a emissão de mais de 135 milhões de toneladas de CO2, de janeiro de 2023 a julho de 2024. O volume que corresponde a 1,5 vezes o total produzido pela indústria brasileira a cada ano. Levantamento foi feito pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e divulgado hoje (18). Os dados foram obtidos através do SAD Cerrado (Sistema de Alerta de Desmatamento do Cerrado), que utiliza satélites ópticos do sensor Sentinel-2, da Agência Espacial Europeia e compara imagens de áreas com um intervalo mínimo de seis meses, a fim de observar se houve derrubada de árvores. Segundo maior bioma do país e altamente diverso, o bioma é formado por três tipos de vegetação: a savânica, que predomina e foi a mais destruída no período, a florestal e a campestre. As formações savânicas do Cerrado, que compõem 62% da vegetação do bioma, responderam por 88 milhões de toneladas de CO2 (65%) emitidas no intervalo analisado. As queimadas de formações florestais geraram

Maioria dos professores já presenciou casos de racismo entre alunos - Índice cresce entre professores do ensino fundamental.

Mais da metade dos professores (54% do total) já presenciaram casos de racismo envolvendo seus alunos em salas de aula. É o que mostra pesquisa inédita do Observatório Fundação Itaú, em parceria com o Equidade.Info, realizada com estabelecimentos de ensino das redes pública e privada no Brasil. De acordo com o levantamento, esse percentual cresce entre professores do ensino fundamental II (do 6º ao 9º ano), chegando a 67%. Entre os professores do fundamental I (entre o 1º e o 5º ano) o índice é de 48%. Entre os professores do ensino médio, o percentual é de 47%. “Os professores percebem que existem sim situações de racismo entre os estudantes. Mas essa percepção muda entre professores brancos e negros. Entre os professores negros, corresponde a 56%, enquanto entre os brancos é de 48%. Essa percepção muda também entre os estudantes. Nesse caso, perguntamos se eles se sentem respeitados pelos seus cabelos crespos, penteados ou cor de pele. E a gente viu que 13% dos estudantes negros di

Força Nacional combaterá incêndios florestais em seis estados - Autorização do Ministério da Justiça é válida por 90 dias.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, autorizou, nesta quarta-feira (18) o uso da Força Nacional de Segurança Pública em municípios dos estados do Amazonas, do Pará, de Rondônia, do Mato Grosso, de Roraima e do Acre para atuar no combate a incêndios florestais, por 90 dias. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). O texto explica que os profissionais da Força Nacional vão trabalhar em articulação com os órgãos de segurança pública e defesa social destes seis estados e da União, bem como com os órgãos e entidades públicas responsáveis pela proteção do meio ambiente, nestas localidades. Especificamente, os efetivos de polícia judiciária e de polícia técnico-científica da Força Nacional de Segurança Pública atuarão em apoio às polícias civis dos estados e à Polícia Federal na investigação e combate das causas de surgimento de incêndios por ação humana. Os municípios que contarão com o emprego da Força Nacional são: · Amazonas: Apuí, Boca d

IBGE: quase 90% das empresas tiveram alguma prática ambiental em 2023 - Pesquisa considera companhias com mais de 100 empregados.

Em 2023, 89,1% (8.758) das 9.827 empresas industriais com 100 ou mais empregados implementaram pelo menos uma iniciativa ou prática ambiental em recursos hídricos, resíduos sólidos, eficiência energética, reciclagem e reuso, uso do solo e emissões atmosféricas. É o que aponta a Pesquisa de Inovação Semestral - Pintec 2023: Indicadores Temáticos - Práticas Ambientais e Biotecnologia divulgada nesta quarta-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As iniciativas relacionadas aos resíduos sólidos e reciclagem e reuso foram as mais apontadas, respectivamente, por 79,6% e 75,1% das empresas. A eficiência energética e os recursos hídricos aparecem na sequência, onde mais da metade das empresas apontaram ter tais iniciativas e práticas (respectivamente, 61,5% e 57,1%). As emissões atmosféricas e o uso do solo aparecem como as iniciativas menos utilizadas. Práticas ambientais Os resultados sinalizam que as iniciativas e práticas ambientais têm se difundido bas

Setembro Amarelo: conheça os programas relacionados à saúde mental oferecidos em SP - Iniciativas auxiliam na prevenção ao suicídio e no cuidado integral à saúde mental, destacando a importância da educação e do acolhimento.

No Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, o Governo do Estado de São Paulo promove uma série de iniciativas que têm como objetivo chamar a atenção para a importância de discutir questões voltadas a saúde mental. De acordo com o doutor do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, Ênio Roberto de Andrade, a campanha do Setembro Amarelo tem um significado especial para os profissionais da área. “É a oportunidade de se conectar com o público, e falar sobre a importância de combater os transtornos mentais que podem ser silenciosos e graves.”

Free Flow: conheça os meios de pagamento para o novo sistema de pedágio eletrônico - A tecnologia se destaca como uma solução inovadora que visa aprimorar a experiência dos usuários nas rodovias.

Os motoristas que passarem pela praça de pedágio do km 179 da rodovia Laurentino Mascari (SP-333), em Itápolis, terão uma nova experiência com a implantação do Free Flow, sistema que permite o pagamento da tarifa sem a necessidade de parada. Composta por pórticos com câmeras e sensores capazes de identificar o veículo por uma tag de cobrança ou pela placa, a tecnologia traz uma série de benefícios: maior conveniência para os motoristas, melhoria na fluidez do trânsito, eficiência na coleta de tarifas, além da redução dos custos operacionais.