Pular para o conteúdo principal

São Paulo lança plano de combate à dengue após aumento dos casos de sorotipo 3

O Brasil enfrenta um aumento significativo na circulação do sorotipo 3 da dengue, que voltou a se espalhar com força desde o final de 2024. De acordo com dados do Ministério da Saúde, esse sorotipo representa 40,8% dos casos registrados em dezembro. A preocupação entre os especialistas é crescente, uma vez que a imunidade adquirida pelos infectados é específica apenas para o sorotipo contraído, o que pode levar a um aumento na incidência da doença. No estado de São Paulo, a situação é alarmante, com 43.817 casos prováveis e 13.921 confirmados até o momento, além de um registro de óbito. Os números foram apresentados pela coordenadora em Saúde da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria Estadual da Saúde, Regiane de Paula, em entrevista à Rádio Eldorado na segunda-feira (20).

Diante desse cenário, o governo paulista implementou um plano de combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue. As ações visam não apenas o controle do vetor, mas também a promoção da vacinação entre crianças e adolescentes. A vacinação é um ponto crucial na estratégia de combate à dengue, especialmente para jovens entre 9 e 14 anos. No entanto, a adesão a essa campanha de vacinação tem ficado aquém das expectativas, o que preocupa as autoridades de saúde. O governo está intensificando os esforços para aumentar a conscientização sobre a importância da imunização nesse grupo etário. Com a volta do sorotipo 3 da dengue, as autoridades de saúde estão em alerta máximo.

*JP


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Autor de tentativa de autoextermínio em Conchal é preso pela Polícia Civil no hospital por tentativa de feminicídio registrada horas antes

GCM de Conchal salva homem em grave situação de risco no Cemitério Municipal

Celebração das atividades da Feliz Idade em Conchal reúne centenas de pessoas no Centro Poliesportivo "Rei Pelé"

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Chuva de meteoros Geminídeas atinge pico entre sábado e domingo e pode ser observada no Brasil