Pular para o conteúdo principal

BC autoriza novas regras para facilitar o pagamento de boletos com PIX a partir desta segunda (3)

A partir desta segunda-feira (3), entra em vigor uma resolução do Banco Central que visa universalizar o uso do Pix para pagamentos de boletos. Embora algumas instituições financeiras já oferecessem essa opção, ela ainda estava em fase de testes. Com a nova regulamentação, o processo será padronizado, detalhando como a ferramenta deve ser utilizada e estabelecendo as responsabilidades entre os participantes.

Uma das principais mudanças é a inclusão de um QR Code específico para pagamento via Pix diretamente no boleto, facilitando a quitação por parte dos usuários. Mardilson Fernandes Queiroz, consultor do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor) do Banco Central, destacou que "pagar pelo Pix é mais simples. Naturalmente, o mercado vai convergir para isso, vai ser natural. Quando uma instituição começa, a outra vai atrás, não tem jeito. Já tem instituição fazendo, só que ainda não está padronizado".


Além disso, o Banco Central está estudando a criação de "boletos dinâmicos", que permitirão que empresas que recebem pagamentos recorrentes por boletos antecipem esses valores. Essa iniciativa visa aumentar a concorrência entre as instituições financeiras que oferecem linhas de crédito, possibilitando que empresas possam "leiloar" seus recebíveis entre os bancos em busca das melhores taxas de juros. A expectativa é que essa plataforma esteja disponível no segundo semestre de 2026.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

EUA lançam ataque à Venezuela; Trump afirma que Nicolás Maduro foi capturado

A guerra de duas horas: como foi a operação que levou à captura de Nicolás Maduro

Dia ruim para o Foro de São Paulo - Crise na Venezuela e declarações de Trump ampliam pressão internacional sobre o bloco de partidos de esquerda

Contribuição mensal do MEI sobe para R$ 81,05 em 2026