Pular para o conteúdo principal

BC autoriza novas regras para facilitar o pagamento de boletos com PIX a partir desta segunda (3)

A partir desta segunda-feira (3), entra em vigor uma resolução do Banco Central que visa universalizar o uso do Pix para pagamentos de boletos. Embora algumas instituições financeiras já oferecessem essa opção, ela ainda estava em fase de testes. Com a nova regulamentação, o processo será padronizado, detalhando como a ferramenta deve ser utilizada e estabelecendo as responsabilidades entre os participantes.

Uma das principais mudanças é a inclusão de um QR Code específico para pagamento via Pix diretamente no boleto, facilitando a quitação por parte dos usuários. Mardilson Fernandes Queiroz, consultor do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor) do Banco Central, destacou que "pagar pelo Pix é mais simples. Naturalmente, o mercado vai convergir para isso, vai ser natural. Quando uma instituição começa, a outra vai atrás, não tem jeito. Já tem instituição fazendo, só que ainda não está padronizado".


Além disso, o Banco Central está estudando a criação de "boletos dinâmicos", que permitirão que empresas que recebem pagamentos recorrentes por boletos antecipem esses valores. Essa iniciativa visa aumentar a concorrência entre as instituições financeiras que oferecem linhas de crédito, possibilitando que empresas possam "leiloar" seus recebíveis entre os bancos em busca das melhores taxas de juros. A expectativa é que essa plataforma esteja disponível no segundo semestre de 2026.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de 26 anos morre em colisão frontal na rodovia Araras–Conchal na manhã desta sexta-feira

Conchal publica edital para leilão eletrônico de 15 imóveis municipais

Umaflex envia carreta com colchões a desabrigados de Rio Bonito do Iguaçu

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Robinho é transferido de Tremembé para unidade prisional em Limeira após pedido da defesa