Pular para o conteúdo principal

Terremoto de Magnitude 7,5 Atinge o Chile e Argentina e Gera Alerta de Tsunami

F5 Conchal

Um terremoto de magnitude 7,4 atingiu a região da Passagem de Drake, entre o Cabo Horn e a Antártida, nesta sexta-feira (2), às 08h58 no horário local (09h58 em Brasília), a uma profundidade de 10 km, conforme informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O epicentro do sismo foi localizado a aproximadamente 219 km ao sul de Ushuaia, na Argentina. Em resposta ao tremor, o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres do Chile (Senapred) emitiu um alerta de tsunami e ordenou a evacuação das áreas costeiras da região de Magalhães, no extremo sul do país, incluindo o Território Antártico Chileno.


O presidente chileno, Gabriel Boric, natural de Punta Arenas, utilizou as redes sociais para reforçar o pedido de evacuação e assegurar que todos os recursos do Estado estão disponíveis para enfrentar a emergência.

Até o momento, não há relatos de danos materiais ou vítimas. As evacuações ocorreram de forma tranquila, com moradores deixando as áreas de risco de maneira ordenada. O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha do Chile (SHOA) estimou que as ondas poderiam atingir a Antártida em até uma hora e outras localidades remotas em até 12 horas.

Na cidade argentina de Ushuaia, as autoridades suspenderam atividades aquáticas e a navegação no Canal de Beagle por pelo menos três horas.

As autoridades chilenas e argentinas continuam monitorando a situação e recomendam que a população siga as orientações oficiais para garantir a segurança de todos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Após décadas dependente de Mogi Mirim, Conchal terá seu próprio Cartório de Registro de Imóveis ainda em 2025

Banda Trinado reúne público expressivo em apresentação no Bar do Fabinho; veja as fotos

Pai e madrasta são presos por matarem e enterrarem menina de 4 anos no quintal

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Repórter Beto Ribeiro perde mais de 20 kg em apenas dois meses de tratamento em Araras