Pular para o conteúdo principal

Presidente da Câmara cobra ações contra descarte de lixo, queimadas e propõe programa de saúde mental nas escolas

F5 Conchal

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Conchal realizada na última segunda-feira (2), o presidente da Casa, vereador Yago Henrique Ferreira de Godói, apresentou propostas e levantou discussões voltadas ao meio ambiente, saúde pública, educação e geração de empregos. Suas intervenções reforçaram o compromisso com políticas preventivas e de valorização social.

Yago destacou, com preocupação, o aumento do descarte irregular de lixo em pontos diversos da cidade, especialmente em bairros mais afastados e na zona rural, como a região da Capelinha. Segundo ele, o problema persiste apesar de pedidos recorrentes:

“Não sei se é desinformação ou comodismo, mas o lixo está aumentando. Campanhas educativas, fiscalização e punições são necessárias. Do jeito que está, não dá para continuar”, alertou.

Ele também apresentou uma indicação solicitando fiscalização e combate às queimadas ilegais, comuns nesta época do ano e perigosas para a saúde pública.

O presidente também defendeu que a Prefeitura amplie o modelo de vacinação itinerante, como ocorreu no Projeto Marias, para aumentar a adesão da população à campanha contra a gripe:

“A vacinação está liberada para todos, mas a procura está baixa. Levar o serviço até a população se mostrou eficaz.”

Yago protocolou projeto de lei para a criação de um programa de desenvolvimento da saúde mental e inteligência emocional nas escolas da rede municipal. A proposta, segundo ele, nasceu após visitas a unidades escolares e conversas com profissionais da educação:

“Não se trata apenas de cuidar dos alunos, mas também dos professores, que estão sobrecarregados. Cuidar da mente é cuidar do aprendizado.”


Em outra frente, o vereador apresentou projeto que prevê a criação do Balcão Municipal de Empregos, com o objetivo de aproximar empresas e trabalhadores, facilitando a geração de empregos formais na cidade. Ele também apresentou indicações para:

*Reforma da quadra de esportes no distrito de Tujuguaba;

*Instalação de academia ao ar livre no Jardim das Palmeiras.

*Moção de repúdio à proposta que altera legislação sobre pessoas com deficiência

Yago ainda apresentou uma moção de repúdio ao Projeto de Lei nº 15.584/2025, que busca consolidar leis relacionadas às pessoas com deficiência, substituindo a atual Lei Brasileira de Inclusão (LBI). O vereador classificou a proposta como um retrocesso:

“O que o país precisa é fortalecer a Lei, não substituir. Consolidar leis sem ouvir os conselhos e movimentos sociais pode significar perda de direitos fundamentais.”



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Esposa vê dano em carro, chama a polícia e marido acaba preso em Conchal suspeito de matar motociclista atropelado em Mogi Mirim

F5 Conchal Um acidente entre dois carros e duas motocicletas deixou uma pessoa morta, na noite de domingo (13), em Mogi Mirim (SP). Um corretor de imóveis que teria causado o acidente foi preso em Conchal (SP), após esposa dele chamar a polícia. A reportagem é do G1 Campinas. O acidente aconteceu na Rodovia Monsenhor Clodoaldo de Paiva. De acordo com registro da ocorrência, um carro bateu em uma motocicleta e o motorista não parou para prestar socorro. O motociclista, chamado Júlio Cesar Aparecido Marcelino, morreu no local. Em seguida, uma motociclista atingiu a moto que já estava caída na via. A mulher teve ferimentos e foi socorrida. Na sequência, um automóvel bateu na mesma moto que estava na rodovia e pegou fogo. Negou teste de bafômetro O motorista do veículo que bateu na primeira motocicleta foi encontrado em Conchal (SP) e vai responder por homicídio culposo, quando não há a intenção em causar a morte. Segundo o boletim de ocorrência, ele afirmou que não parou para ...