Pular para o conteúdo principal

STF julga recursos de Carla Zambelli, agora foragida, contra condenação por invasão ao CNJ

F5 Conchal

Nesta sexta-feira, 6 de junho de 2025, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou o julgamento dos recursos apresentados pela deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e pelo hacker Walter Delgatti Neto contra suas condenações por invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ambos foram condenados por inserir documentos falsos no sistema, incluindo um mandado de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.

Zambelli foi condenada a dez anos de prisão, perda do mandato e pagamento de R$ 2 milhões por danos morais e coletivos. Delgatti recebeu pena de oito anos e três meses de prisão.

O julgamento ocorre de forma virtual, com início às 11h e término às 23h59. A defesa de Zambelli alega cerceamento de defesa devido à falta de acesso integral às provas e contesta o valor da indenização.


Apesar de ainda não haver trânsito em julgado, Zambelli deixou o Brasil recentemente, alegando tratamento de saúde. Ela foi para os Estados Unidos e, posteriormente, para a Itália, onde possui cidadania. Após sua saída, o ministro Alexandre de Moraes atendeu ao pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e decretou sua prisão preventiva. Seu nome foi incluído na lista de difusão vermelha da Interpol.

Com a possível rejeição dos recursos, a prisão de Zambelli deixaria de ser preventiva e passaria a ser motivada para o cumprimento da pena. A Câmara dos Deputados concedeu a Zambelli uma licença de 127 dias do mandato, período em que ela não receberá salário.

O caso segue em julgamento, e a decisão final poderá acelerar o processo para que a pena de condenação comece a ser aplicada.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Esposa vê dano em carro, chama a polícia e marido acaba preso em Conchal suspeito de matar motociclista atropelado em Mogi Mirim

F5 Conchal Um acidente entre dois carros e duas motocicletas deixou uma pessoa morta, na noite de domingo (13), em Mogi Mirim (SP). Um corretor de imóveis que teria causado o acidente foi preso em Conchal (SP), após esposa dele chamar a polícia. A reportagem é do G1 Campinas. O acidente aconteceu na Rodovia Monsenhor Clodoaldo de Paiva. De acordo com registro da ocorrência, um carro bateu em uma motocicleta e o motorista não parou para prestar socorro. O motociclista, chamado Júlio Cesar Aparecido Marcelino, morreu no local. Em seguida, uma motociclista atingiu a moto que já estava caída na via. A mulher teve ferimentos e foi socorrida. Na sequência, um automóvel bateu na mesma moto que estava na rodovia e pegou fogo. Negou teste de bafômetro O motorista do veículo que bateu na primeira motocicleta foi encontrado em Conchal (SP) e vai responder por homicídio culposo, quando não há a intenção em causar a morte. Segundo o boletim de ocorrência, ele afirmou que não parou para ...