Pular para o conteúdo principal

Trump impõe tarifa adicional de 25% sobre a Índia por comércio com a Rússia e acende alerta para o Brasil

F5 Conchal e Região

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (6) a aplicação de uma tarifa adicional de 25% sobre produtos importados da Índia, elevando para 50% o total de impostos sobre as mercadorias indianas que entram no mercado norte-americano. A medida, segundo o governo norte-americano, é uma retaliação direta à manutenção das relações comerciais da Índia com a Rússia, especialmente na compra de petróleo, o que Washington considera um apoio indireto à guerra na Ucrânia.

O anúncio foi feito por meio de uma ordem executiva fundamentada em determinações de 2022, que proibiram novos investimentos e importações da Rússia. A nova taxação deve atingir especialmente bens e insumos oriundos da Índia que estejam associados, direta ou indiretamente, à energia russa — inclusive via intermediários.

A tarifa entra em vigor no dia 27 de agosto, com exceção para mercadorias já em trânsito, cujo prazo foi estendido até 17 de setembro.

🔺 Alerta ao Brasil

A decisão também serve como um recado direto ao Brasil, que mantém importações de fertilizantes e combustíveis da Rússia. No mesmo comunicado, Trump determinou que o Departamento de Comércio dos EUA investigue outros países que ainda importam petróleo russo, com o objetivo de avaliar a imposição de tarifas semelhantes.

“Se for constatado que um país está comprando petróleo russo, direta ou indiretamente, o secretário recomendará se e em que medida eu devo tomar ações, incluindo uma tarifa adicional de 25% sobre as importações daquele país”, diz o documento da Casa Branca.

📉 A sinalização representa um novo desafio à diplomacia brasileira, que já enfrenta as tarifas de 50% sobre produtos exportados ao mercado norte-americano — anunciadas por Trump em junho como parte de uma política de proteção industrial e combate ao que chama de “comércio cúmplice da guerra”.

🗣️ Em resposta ao novo anúncio, o governo da Índia classificou a medida como "injusta, irracional e sem justificativa", prometendo tomar todas as ações cabíveis para proteger seus interesses nacionais. A decisão foi recebida com surpresa em Nova Délhi, já que autoridades indianas esperavam um acordo com Washington após cinco rodadas de negociações. Havia até expectativa de que as tarifas fossem limitadas a 15%.

📍A escalada nas sanções comerciais pode colocar o Brasil sob nova pressão diplomática. Senadores brasileiros que estiveram em Washington no mês passado já haviam alertado sobre a possibilidade de sanções automáticas a países que mantêm negócios com a Rússia.

“Eles [norte-americanos] estão preocupados em acabar com a guerra e acreditam que quem compra da Rússia alimenta o conflito”, disse a senadora Tereza Cristina (PP-MS) na ocasião.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casal desaparecido é encontrado com vida após mobilização em Araras (SP) - Atuação conjunta do helicóptero Águia e de um grupo de voluntários foi decisiva para encontrar Reinaldo e Ana Maria na região da Mata Negra

Produtor rural registra furto de gado em propriedade na zona rural de Conchal

Testemunhas relataram à Polícia que mulher e filho viviam de favor havia quatro dias no imóvel onde ocorreu o duplo homicídio em Conchal. Criminosos utilizaram arma de calibre .380 e efetuaram ao menos quatro disparos durante a ação.

Técnicos de enfermagem são presos por suspeita de mortes na UTI do Hospital Anchieta

Trio é preso com mais de 1 tonelada de drogas em chácara no interior de São Paulo