Pular para o conteúdo principal

EUA x Venezuela: governo Trump divulga primeiras FOTOS de porta-aviões em formação militar após chegada à América Latina


A Marinha dos Estados Unidos divulgou na noite de quinta-feira (13) as primeiras fotos do grupo de ataque do maior porta-aviões do mundo, o USS Gerald Ford, após sua chegada à região do mar do Caribe e em meio a uma escalada de tensões sem precedentes entre o governo Trump e o regime Maduro.


As fotos divulgadas pelo governo Trump mostram o porta-aviões USS Gerald Ford navegando em formação com as outras embarcações que compõem o grupo de ataque —os destróieres USS Winston Churchill, USS Mahan, e USS Bainbridge—, além de aeronaves sobrevoando os navios, como jatos de ataque e um avião bombardeiro B-52 Stratofortress (veja nas fotos abaixo ao longo desta reportagem). O porta-aviões chegou à região da América Latina na terça-feira.


O governo de Donald Trump emprega uma campanha de pressão contra o presidente Nicolás Maduro, da Venezuela, que denuncia tentativas de o tirar do poder. A Casa Branca alega que está fazendo uma operação militar contra cartéis de drogas latino-americanos, contra os quais Trump diz estar em guerra, ao mesmo tempo que acusa Maduro de liderar o Cartel de Los Soles.


O secretário de Guerra americano, Pete Hegseth, anunciou na quinta-feira a operação "Lança do Sul" contra o narcotráfico, o que aumentou os temores por uma investida direta dos EUA, com bombardeios pontuais ou incursão por terra, em solo venezuelano.



As fotos foram tiradas ainda na quinta e divulgadas pela Marinha americana no mesmo dia, algo que geralmente não acontece, especialmente com equipamentos militares e manobras em evidência ou envolvidas em operações de alta importância para o governo dos EUA. A publicação de imagens desses aparatos militares com delay, como geralmente acontece, ou sem, pode indicar estratégia e intenções por trás.


Não se sabe ao certo a localização exata do USS Gerald Ford, apenas que o porta-aviões e seu grupo de ataque estão na região de operações do Comando Sul do Exército americano, ou seja, próximo da América Latina. Dois aviões de carga C-2A Greyhound provenientes do porta-aviões foram detectados por plataformas de monitoramento aéreo aterrissando nesta quinta em Porto Rico, o que indica que o grupo de ataque está próximo do local.



No momento, um ataque direto dos EUA em território venezuelano depende apenas de uma justificativa jurídica para tal, segundo reporta a imprensa americana. O presidente Trump recebeu na quinta-feira do Exército americano uma série de opções para atacar a Venezuela, segundo a "CBS News"


O envio do grupo de ataque USS Gerald Ford, que inclui três destróieres e até 90 aeronaves a bordo, constituiu uma escalada massiva da pressão do governo Trump contra o regime Maduro. Segundo especialistas consultados pelo g1, o emprego do maior porta-aviões do mundo na campanha perto da costa da Venezuela é um "sinal inequívoco" de que Trump está disposto a utilizar força militar contra Maduro.


As embarcações e aeronaves do grupo Gerald Ford se somam à já grande presença militar dos Estados Unidos no mar do Caribe, que inclui diversos navios de guerra, jatos de combate F-35, helicópteros de operações especiais e aviões bombardeiros. O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, acusa os EUA de buscarem tirá-lo do poder e denunciou estarem "inventando uma guerra" para justificar a ação.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Autor de tentativa de autoextermínio em Conchal é preso pela Polícia Civil no hospital por tentativa de feminicídio registrada horas antes

GCM de Conchal salva homem em grave situação de risco no Cemitério Municipal

Celebração das atividades da Feliz Idade em Conchal reúne centenas de pessoas no Centro Poliesportivo "Rei Pelé"

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Chuva de meteoros Geminídeas atinge pico entre sábado e domingo e pode ser observada no Brasil