Pular para o conteúdo principal

Robinho é transferido de Tremembé para unidade prisional em Limeira após pedido da defesa



O ex-jogador Robson de Souza, o "Robinho", condenado a 9 anos de prisão por estupro coletivo na Itália, foi transferido nesta segunda-feira (17) para o Centro de Ressocialização (CR) de Limeira, no interior de São Paulo. A mudança foi confirmada pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) e ocorreu a pedido da própria defesa do ex-atleta.


Robinho cumpria pena desde 2024 na Penitenciária 2 de Tremembé, conhecida como "presídio dos famosos", por abrigar condenados em casos de grande repercussão nacional. Entre os presos que já passaram por lá estão Suzane von Richthofen, Alexandre Nardoni, Anna Carolina Jatobá, Cristian Cravinhos e Ronnie Lessa. O local voltou a ganhar visibilidade após o lançamento da série documental “Tremembé”.


O ex-atacante do Santos, que também jogou por Real Madrid, Manchester City, Atlético-MG e Milan, foi condenado pela Justiça italiana por participação em um estupro coletivo ocorrido em 2013, em uma boate em Milão. Na época, ele atuava pelo Milan.


As investigações incluíram interceptações telefônicas em que Robinho e amigos faziam comentários e piadas sobre a violência sexual cometida contra a vítima. Segundo a Justiça italiana, o grupo agiu em conjunto, mantendo a mulher incapaz de oferecer resistência.


Como o Brasil não extradita cidadãos brasileiros natos, a execução da sentença foi transferida para o país. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu a condenação e determinou que Robinho cumprisse a pena em território nacional.


Em setembro, o STJ negou pedido da defesa para recálculo da pena. Posteriormente, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou por 10 votos a 1 um habeas corpus apresentado pelos advogados do jogador, mantendo a prisão. Com isso, a sentença italiana segue sendo executada integralmente no sistema prisional brasileiro.


A transferência para Limeira não altera o regime de cumprimento da pena: Robinho segue condenado em regime fechado, com previsão de permanecer detido até o final da sentença de 9 anos.

Comentários

Mais lidas

Jovem dada como desaparecida é localizada pela Polícia Civil em Conchal; casal é preso por denunciação criminosa ao simular sequestro.

Mulher leva 21 pontos após ataque de pitbull no bairro Parque Industrial, em Conchal

Polícia Militar captura procurado pela Justiça durante patrulhamento em Conchal

Gate recebe homenagem por ação que resgatou mulher mantida refém e evitou feminicídio em Conchal

Homem é preso por tráfico de drogas após denúncia em Conchal