Pular para o conteúdo principal

Governo de SP oficializa Rotas da Cachaça e integra 65 municípios ao turismo de experiência



O Governo do Estado de São Paulo oficializa nesta quinta-feira (11) o projeto Rotas da Cachaça de São Paulo, iniciativa que reconhece e organiza o turismo, a produção e as experiências ligadas à bebida em oito rotas distribuídas por 65 municípios paulistas. A ação é coordenada pela Casa Civil, com participação das Secretarias de Turismo e Viagens; Agricultura e Abastecimento; Cultura e Economias Criativas; Desenvolvimento Econômico e da Invest SP.

Com quase 500 anos de história no Brasil, a cachaça é um dos produtos mais tradicionais da cultura nacional. São Paulo se destaca como um dos principais polos de produção, pesquisa e consumo da bebida. O estado lidera as exportações brasileiras, com 6,6 milhões de litros, o equivalente a 46% do total nacional. Também concentra 30,7% dos empregos ativos na fabricação de aguardente de cana-de-açúcar em 2024, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, além de representar 52,5% dos códigos CNAE do setor registrados no país, conforme dados da Receita Federal (2023).

O projeto estadual organiza os produtores em oito rotas temáticas:
Serras Paulistas; Mogiana; Noroeste; Cuesta, Itaqueri e Tietê; Centro Paulista; Frutas e Bandeirantes; Circuito das Águas; e Alta Paulista. Ao todo, são 65 produtores, reunindo desde alambiques centenários até destilarias contemporâneas premiadas internacionalmente.

Se beber, não dirija. Chame a PopMove.

Além das rotas produtivas, a iniciativa contempla sete Destinos de Experiências e oito Destinos de Negócios, ampliando as possibilidades de visitação, degustação, turismo rural, vivências culturais e articulação comercial. O objetivo é valorizar a identidade regional, estimular o desenvolvimento econômico local e fortalecer a cadeia produtiva da cachaça.

As Rotas da Cachaça passam a integrar um conjunto maior de políticas públicas de turismo do Estado, ao lado das Rotas do Vinho de São Paulo, Rotas do Café de São Paulo e Rotas do Queijo de São Paulo. Todas essas iniciativas têm em comum a proposta de unir produção, história, cultura, natureza, gastronomia e formação técnica, criando experiências estruturadas para visitantes e oportunidades de negócios para produtores.

Com a oficialização, o governo estadual busca consolidar São Paulo como referência nacional e internacional no turismo de experiência associado à cachaça, reforçando o papel do setor como vetor de geração de emprego, renda e valorização cultural.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De adolescente empreendedora a destaque regional: a jornada de Ana Júlia, do Delícias da Naju

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Paróquia São José Operário ergue nova igreja no Bela Vista. Doação estrutural de Toninho Locatelli impulsiona etapa mais complexa da construção

Tributo ao Roupa Nova acontece dia 20, na Praça da Fonte, em Conchal, com a banda Sapato Velho

Autor de tentativa de autoextermínio em Conchal é preso pela Polícia Civil no hospital por tentativa de feminicídio registrada horas antes