O Governo do Estado de São Paulo oficializa nesta quinta-feira (11) o projeto Rotas da Cachaça de São Paulo, iniciativa que reconhece e organiza o turismo, a produção e as experiências ligadas à bebida em oito rotas distribuídas por 65 municípios paulistas. A ação é coordenada pela Casa Civil, com participação das Secretarias de Turismo e Viagens; Agricultura e Abastecimento; Cultura e Economias Criativas; Desenvolvimento Econômico e da Invest SP.
Com quase 500 anos de história no Brasil, a cachaça é um dos produtos mais tradicionais da cultura nacional. São Paulo se destaca como um dos principais polos de produção, pesquisa e consumo da bebida. O estado lidera as exportações brasileiras, com 6,6 milhões de litros, o equivalente a 46% do total nacional. Também concentra 30,7% dos empregos ativos na fabricação de aguardente de cana-de-açúcar em 2024, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, além de representar 52,5% dos códigos CNAE do setor registrados no país, conforme dados da Receita Federal (2023).
O projeto estadual organiza os produtores em oito rotas temáticas:
Serras Paulistas; Mogiana; Noroeste; Cuesta, Itaqueri e Tietê; Centro Paulista; Frutas e Bandeirantes; Circuito das Águas; e Alta Paulista. Ao todo, são 65 produtores, reunindo desde alambiques centenários até destilarias contemporâneas premiadas internacionalmente.
| Se beber, não dirija. Chame a PopMove. |
As Rotas da Cachaça passam a integrar um conjunto maior de políticas públicas de turismo do Estado, ao lado das Rotas do Vinho de São Paulo, Rotas do Café de São Paulo e Rotas do Queijo de São Paulo. Todas essas iniciativas têm em comum a proposta de unir produção, história, cultura, natureza, gastronomia e formação técnica, criando experiências estruturadas para visitantes e oportunidades de negócios para produtores.
Com a oficialização, o governo estadual busca consolidar São Paulo como referência nacional e internacional no turismo de experiência associado à cachaça, reforçando o papel do setor como vetor de geração de emprego, renda e valorização cultural.


Comentários
Postar um comentário
Olá, agradecemos a sua mensagem. Acaso você não receba nenhuma resposta nos próximos 5 minutos, pedimos para que entre em contato conosco através do WhatsApp (19) 99153 0445. Gean Mendes...