A ideia de Anna Jarvis - A origem da comemoração do dia das Mães no mundo

Todo segundo domingo de maio é especial. É a data determinada para comemorarmos o Dia das Mães, mas como surgiu esta data? Onde surgiu? De quem foi a ideia?
Várias são as versões, Estados Unidos, Inglaterra e no Brasil e você confere agora:

Estado de Virgínia (Estados Unidos): Na maioria das pesquisas que realizamos, várias fontes mencionaram que a idéia partiu de Anna Jarvis. Foi quando a mãe dela morreu, chamando a atenção na igreja de Grafton para um dia especialmente dedicado para todas as mães. Três anos depois, no dia 8 de maio de 1907, foi celebrado o primeiro Dia da Mãe, na própria igreja de Grafton, reunindo praticamente família e amigos. Nessa ocasião, Anna enviou para a igreja 500 cravos brancos que deviam ser usados por todos simbolizando as virtudes da maternidade. Ao longo dos anos, enviou mais de 10.000 cravos para a igreja de Grafton – vermelhos para as mães presentes e brancos para as já falecidas – estes ainda hoje são considerados, mundialmente, como símbolos de pureza, força e resistência das mães.
O cravo branco passou a indicar os filhos cujas mães já morreram; e o cravo vermelho passou a representar os filhos cujas mães ainda estão vivas

Anna Jarvis fundou o dia das mães em memória a própria mãe, Ann Marie Reeves Jarvis. Desde então, todo mundo passou a comemorar oficialmente essa data.
Segundo Anna Jarvis este dia tem como objetivo dedicarmos um dia de atenção especial para as nossas mães. Não seria apenas com presentes, mas, principalmente, com a presença, através de palavras, gestos de afeto e todas as maneiras possíveis para proporcionarmos para elas muitas felicidades. Uma forma de renovar nos filhos um carinho pelas mães e que perdure por todos os demais dias do ano dedicando um dia para ser ainda ais especial.
Diante da aceitação geral, Jarvis e os vários apoiantes começaram a escrever para pessoas influentes como ministros, homens de negócios e políticos com o intuito de estabelecer nacionalmente um Dia da Mãe, o que daria às mães o justo estatuto de suporte da família e da nação.
A campanha foi tão bem sucedida que em 1911 praticamente todos os estados celebraram a data. Em 1914, o Presidente Woodrow Wilson declarou, então, oficialmente e a nível nacional o 2º Domingo de Maio como o Dia da Mãe.
Hoje em dia, muitos comemoram o Dia da Mãe sem ter conhecimento sobre como tudo começou. Mas a data já é comemorada há 96 anos e teve início não como apelo de comércio, mas pela comoção de uma filha que perdeu sua mãe e queria de alguma forma perdurar o amor entre elas.
Apesar de ter passado quase um século, o amor que foi oficialmente reconhecido em 1907 é o mesmo amor que é celebrado hoje. A maneira de cada um devemos fazer deste um dia uma data muito especial, não apenas troca de presente, mas de presença e muito amor, respeito e reconhecimento por tudo que a pessoa mais importante da sua vida fez para você.
Além desta versão, temos outras mas destacando a Inglaterra, os Estados Unidos e o Brasil. Confira: 
Anna Marie Jarvis nasceu numa pequena cidade norte-americana chamada
 Webster, no Estado de Virgínia, em 1864 e faleceu em 24 de novembro de 1948

A história do dia das mães na Inglaterra - Durante o século XVII, a Inglaterra celebrava no 4º Domingo de Quaresma (40 dias antes da Páscoa) um dia chamado “Domingo da Mãe” e que pretendia homenagear todas as mães inglesas. Neste período, a maior parte da classe baixa inglesa trabalhava longe de casa e vivia com os patrões. No Domingo da Mãe, os servos tinham um dia de folga e eram encorajados a regressar para casa e passar esse dia com a sua mãe.
À medida que o Cristianismo se espalhou pela Europa passou a homenagear-se a “Igreja Mãe” – a força espiritual que lhes dava vida e os protegia do mal. Ao longo dos tempos a festa da Igreja foi-se confundindo com a celebração do Domingo da Mãe. Então, as pessoas começaram a homenagear tanto as mães como a Igreja.

A História do dia das mães nos Estados Unidos - Nos Estados Unidos, a comemoração de um dia dedicado às mães foi sugerida pela primeira vez em 1872 por Julia Ward Howe e algumas apoiadoras que se uniram contra a crueldade da guerra e lutavam, principalmente, por um dia dedicado à paz.


O dia das mães no Brasil, a história e a origem dessa data comemorativa -

Em 6 de maio de 1932, o Dr. Getúlio D. Vargas, então Presidente da República, atendendo a um apelo da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, assinou decreto-lei considerando o segundo domingo de maio consagrado às mães, "em comemoração aos sentimentos e virtudes que o amor materno concorre para despertar e desenvolver no coração humano, contribuindo para o seu aperfeiçoamento, no sentido da solidariedade humana".
Além de ser uma data com simbolismo religioso, baseado na Mãe de Cristo, essa comemoração ganhou força através do comércio que encontrou uma data boa para alavancar as vendas, no entanto, mais do que uma data que movimenta o comércio o que importa realmente é ter um dia especial para comemorar o Dia das Mães no Brasil. Dedicar um dia para que todos os filhos possam fazer uma linda homenagem para a mulher mais importante na vida de cada um: a mãe.
Seja no Brasil ou em qualquer País do mundo o que realmente importa quando falamos de mãe é o amor e o carinho que essa figura nos passa e um dia apenas é pouco  pois todos os dias são dias das mães.
No Brasil ficou determinado que o 2o. domingo de maio é a data oficial para comemorar a data. Seja qual for a versão, País ou data, o melhor é comemorar com muito amor e respeito. Aproveitamos para desejar um feliz Dia das Mães para todas as mulheres que são mães biológicas, mãe de consideração, mãe de coração.
Imagem net : Amor de Mãe

 Fonte:  esoterikha.com
Colaboração: Gean Mendes - f5conchal@gmail.com






Comentários

Leia também...

Policia Civil de Conchal estoura mais um ponto de tráfico no conjunto habitacional Ângela Maria Vivaldini Caleffi (Predinhos do CDHU - bloco C)

Policia Civil de Conchal prende homem que vendia carne furtada do Frigorífico Morro Grande

Idosos fogem de casa de repouso para ir a festival de heavy metal

Estado de São Paulo corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

Dia dos Pais com o Maestro: João Carlos Martins e Orquestra estarão em Conchal, dia 12 de agosto

Conchal inicia aulas em salas descentralizadas da ETEC “Pedro Ferreira Alves”

Caminhão derruba parte de pedágio na Bandeirantes. Veja vídeo do momento do acidente.

Saúde de Conchal promove campanha de vacinação contra sarampo e paralisia infantil

PLANTÃO DE VENDAS NO LOCAL

PLANTÃO DE VENDAS NO LOCAL
VISITE O APARTAMENTO DECORADO