Educação Conchal – Mais de dois milhões e meio de reais DESAPARECERAM dos caixas da educação em 2016

Colaboração: Gean Mendes – f5conchal@gmail.com

A informação foi repassada pelo vereador Wagner Lozano ao fazer uso da tribuna durante a sessão da câmara municipal de Conchal do dia 19/06.
Wagner informou que o “Conselho de Acompanhamento de Controle Social do FUNDEB” (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), encaminhou um oficio para a  Câmara Municipal em 27/01/2017, dando ciência aos vereadores sobre o que estava acontecendo.
O vereador explicou que no inicio de 2016, a prefeitura de Conchal recebeu “quinze milhões, trezentos e oitenta e um mil, duzentos e vinte e sete reais”, para a educação. No final do ano o dinheiro já havia sido gasto, restando o saldo negativo de “dois milhões, seiscentos e quarenta e um mil, trezentos e oitenta e quatro reais”, que desapareceu, conforme afirmou Wagner Lozano.
“A utilização destes recursos não se trata daquela prática contábil, onde se utilizava o dinheiro da educação em outras áreas e no final do ano devolvia aos caixas do FUNDEB. Esses dois milhões e seiscentos mil “sorveteu”, viraram pó”.

O vereador fez a leitura parcial da ata. ”A presidente do conselho abriu a palavra para manifestações e decidiram abordar formalmente o pode legislativo do município de Conchal comunicando-lhes sobre as irregularidades praticadas sobre o não cumprimento das disposições legais relacionadas ao FUNDEB e que fiquem cientes sobre as penalidades que o município pode sofrer futuramente pelas irregularidades praticadas”
“O FUNDEB nos comunicou que desapareceram dois milhões, seiscentos e quarenta e um mil, trezentos e oitenta e quatro reais”, afirmou Lozano.
Wagner continuou sua explanação. “esse dinheiro terá que ser devolvido para os caixas do FUNDEB e terá que sair do dinheiro dos impostos dos cidadãos. Se a prefeitura não tivesse que pagar esse dinheiro que desapareceu (dois milhões, seiscentos e quarenta e um mil, trezentos e oitenta e quatro reais”), poderíamos usar para recapear ou tapar muitos buracos das ruas da cidade. Dinheiro esse, que seria suficiente para a compra de muitos remédios. Daria para ser investido no melhoramento do tratamento de água. Nós fomos oficialmente informados dessas irregularidades. Temos que tomar uma providência. Temos que saber onde esse dinheiro foi... Sem fazer acusações, mas, a gente tem que saber. Não podemos jogar isso para debaixo do tapete. A situação do município já não está boa e ainda teremos que repor mais de dois milhões nos caixas do FUNDEB”.

Na próxima terça-feira 27/06, completará exatamente “cinco meses” que o Conselho de Acompanhamento de Controle Social do FUNDEB oficializou essa denúncia para os vereadores da câmara de Conchal.

Pelo que consta, a única providência praticada até o momento, para saber onde foi parar esses dois milhões e meio de reais, foi o encaminhamento de um requerimento para a prefeitura, solicitando informações sobre as aplicações do dinheiro do FUNDEB, desde 2008 até 2016.
 
O requerimento foi protocolizado no dia 03/04/2017 pelo vereador e presidente da câmara Cid Sampaio, sessenta e sete dias após o recebimento da denúncia, porém, o mesmo ainda não recebeu a resposta da prefeitura.

Entramos em contato com a prefeitura de Conchal e constatamos que o processo está “estacionado” no departamento de finanças e pelo o que percebemos, não existe muita presa para responder os questionamentos feitos pelo poder legislativo, tendo em vista que, segundo determina a lei, essa resposta deveria ter sido feia dentro do prazo de quinze dias à partir da data do protocolo.
Enquanto ficam nesse jogo de empurra-empurra, a conta já está sendo paga por nós conchalenses, pois a prefeitura já parcelou setecentos mil reais que a gestão anterior ficou devendo dos salários dos professores do Estado, que prestam serviço para o município.

NOTA F5

Para pensar...
Navegavam há meses e os marujos não tomavam banho nem trocavam de roupa. O que não era novidade na Marinha Mercante Britânica por isso o navio fedia...
O Capitão chama o Imediato:
- Mr. Simpson, o navio fede, mande os homens trocarem de roupa!
Responde o Imediato:
- Yes, Sir...
Parte então para reunir os seus homens e diz:
- Marinheiros, o Capitão está se queixando do fedor a bordo e manda todos trocarem de roupa!
_ David troque a camisa com John!
_ John troque a sua com Peter!
Peter troque a sua com Alfred!
Alfred troque a sua com Jonathan! E assim prosseguiu...
Quando todos tinham feito às devidas trocas, volta ao Capitão e diz:
- Sir, todos já trocaram de roupa!
O Capitão, visivelmente aliviado, manda então prosseguir a viagem...

Esperamos que não tenha acontecido isso de 2016 para 2017 em Conchal...



Comentários

Leia também...

Policia Civil prende seis indivíduos suspeitos de serem os responsáveis pela onda de crimes acontecidos em Conchal nos últimos meses

Policia Militar e GCM de Conchal apertam o cerco contra o crime e realizam operações em Conchal

Relógios se alteraram automaticamente durante a madrugada e confundiram os usuários na manhã deste domingo (21)

"Censura" - PSOL partido aliado do PT pede para TSE suspender funcionamento do WhatsApp em todo país

Prefeitura de Conchal segue com recapeamento na Avenida João Paulo II

Sancionada lei que dispensa reconhecimento de firma e autenticação de documento em órgãos públicos

Jovens conchalenses recebem certificados de conclusão do curso da Oficina do Jornalismo F5 (2018)

“Quem tem o apoio de milhões de brasileiros não precisa pagar”, disse estrategista digital de Bolsonaro

ETEC abre inscrições para Vagas Remanescentes do 2º Módulo dos cursos técnicos de Administração e Recursos Humanos em Conchal

Menina de 11 anos é estuprada por detento ao visitar pai dentro de presídio no Ceará

Todas as Publicações

Mostrar mais