Pular para o conteúdo principal
CRÔNICA  - OS BURACOS DA CIDADE

Aniversariantes

 Caro leitores. Venho através desta, comunicar a data comemorativa ao aniversário dos buracos existentes no caminho da minha residência. De tão antigos e duradouros, já os conheço por nome, por eles mesmos definidos: Corrupto, Populista, Demagogo, Esperto, Brincalhão, Gente!!!, Tamo Junto, Só o Amor Constrói, Sou Empresário, e tantos outros, com nomes proibidos para ser mencionados nesse espaço.

São buracos folgados, o Esperto, de tão folgado e íntimo, às vezes me chama de velhinho. 
Dia desses, o Demagogo me chamou para uma conversa. Achei estranho, imagine alguém me pegar falando com um buraco. De fala mansa e trejeito populista, foi dando vazão as suas conjecturas. Escutei-o calado, meditativo, pois ele queria me convencer sobre a importância de sua presença nas ruas, praças e avenidas. Tentei argumentar em não concordar com as suas conjecturas. Ele então me disse: olha meu caro, estamos presentes em quase todas as ruas desta cidade, portanto, temos uma representação atuante; temos representantes em todas as esferas: Federal, Estadual e Municipal.
O Populista tomou a palavra, e com um ar professoral disse: tudo nos leva a matemática. Os processos todos tem um envolvimento dos “Losangos” e dos números “Primos”; ao primeiro dedicou a mudança de algumas coordenadas do Velho Ferraz, ao segundo, disse ser debutante no processo decisório, mas convicto em $uas açõe$; in$eriu um fiel e$cudeiro na última peleja. Elucubrei que não compreendia as suas argumentações; o brincalhão, num sorriso jocoso, disparou. - Idiota, tens o governo que merece!.
Em prosa e verso, fomos conjecturando sobre o processo que leva um buraco a tamanha longevidade. O Esperto, caricato, mencionou os agentes de mudança (aqueles, que vocês definiram como seus representantes legais); o brincalhão ria, numa gargalhada debochada, para depois dizer: palhaços, é o que vocês são. Estava ficando impaciente com tamanha ousadia e pretensão. Mas o populista, deveras contido, pedia silêncio e concluía: enquanto existirem os tolos, estaremos presentes em todas as praças, ruas e avenidas.
Pedi a palavra, e mencionei, que quando criança (o brincalhão disse: - faz tempo isso,heim!) pude testemunhar o asfaltamento da rua João Pessoa, feita pelas mãos dos próprios funcionários da prefeitura, e as camadas do asfalto eram diferentes das que vemos hoje; de novo o brincalhão dizia: a de hoje é fininha, né!. Nobre, disse o Populista, tens uma conclusão dos homens do passado, mas falta-lhe conhecimento dos homens do presente. Esses fazem parte do processo voltado somente ao resultado imediato, sem comprometimento com o bem público; aqueles, que você os define como do passado, estavam voltados ao processo, ao conteúdo pragmático, técnico e eficaz. De uma forma ou de outra, o buraco não deixa de ter razão. Mas cá entre nós. Esses buracos incomodam, mas já faz parte de nossa vida. Parabéns, a todos os buracos aniversariantes.
Por:Floriano de Campos Flores 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...