F5 Conchal e Região Pular para o conteúdo principal

Clique na imagem e fale com a gente!
Jovem escreve carta antes de morrer
Colaboração: Gean Mendes – f5conchal@gmail.com

Conforme consta no Boletim de ocorrência lavrado no dia 06/08/2017 (Domingo).  O jovem Matheus Alexandre Alves Ferreira (MACOTA), 23 anos foi encontrado desacordado no quarto em que dormia, porém com sinais de vida. A mãe relatou aos policias, que Matheus havia deixado um bilhete escrito na geladeira,  manifestando sua vontade de morrer. Ao ler o bilhete, a mãe se dirigiu até o quarto do filho, onde o mesmo encontrava-se no sofá. O jovem teria vedado as janelas com sacolas plásticas e inserido um braseiro em uma lata. Imediatamente a mãe retirou Matheus de dentro do quarto, por haver muita fumaça no local.
O jovem chegou a ser atendido pelo SAMU e encaminhado ao pronto socorro de Conchal, porém acabou não resistindo, vindo a falecer.
Foi requisitado o exame necroscópico, porém o resultado não foi divulgado até o fechamento dessa matéria.



Sobre Matheus  

Jovem, 23 anos, estudante universitário na área da saúde, funcionários público do município de Conchal e muito querido por todos. Matheus trabalhava no PSF do Jardim Planalto como agente comunitário de saúde aproximadamente há dois anos.
A depressão pode ter motivado?
Diferente do que se acredita, a provável motivação não foi um fator isolado. O jovem conhecido pela sua inteligência e pelo futuro promissor, demonstrava dificuldades emocionais tento um perfil introspectivo e introvertido, conforme apuramos com amigos de Matheus.
A depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. No sentido patológico, entre os sintomas, há presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si. É imprescindível o acompanhamento médico tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento adequado.
A depressão é na realidade uma ampla família de doenças, por isso denominada Síndrome. Há uma série de evidências que mostram alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido, principalmente com relação aos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e, em menor proporção, dopamina), substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células. Outros processos que ocorrem dentro das células nervosas também estão envolvidos.
Ao contrário do que normalmente se pensa, os fatores psicológicos e sociais, muitas vezes, são consequência e não a causa da depressão. Vale ressaltar que o estresse pode precipitar a depressão em pessoas com predisposição, que provavelmente é genética. A prevalência (número de casos numa população) da depressão é estimada em 19%, o que significa que aproximadamente uma em cada cinco pessoas no mundo apresenta o problema em algum momento da vida.
São sintomas de depressão:
Humor depressivo ou irritabilidade, ansiedade e angústia, desânimo, cansaço fácil, necessidade de maior esforço para fazer as coisas, diminuição ou incapacidade de sentir alegria e prazer em atividades anteriormente consideradas agradáveis, desinteresse falta de motivação e apatia, falta de vontade e indecisão, sentimentos de medo, insegurança, desesperança, desespero, desamparo e vazio... Pessimismo, ideias frequentes e desproporcionais de culpa, baixa autoestima, sensação de falta de sentido na vida, inutilidade, ruína, fracasso, doença ou morte.
A pessoa pode desejar morrer, planejar uma forma de morrer ou tentar suicídio.
Interpretação distorcida e negativa da realidade: tudo é visto sob a ótica depressiva, um tom "cinzento" para si, os outros e o seu mundo.
Dificuldade de concentração, raciocínio mais lento e esquecimento.
Diminuição do desempenho sexual (pode até manter atividade sexual, mas sem a conotação prazerosa habitual) e da libido.
Perda ou aumento do apetite e do peso.
Insônia (dificuldade de conciliar o sono, múltiplos despertares ou sensação de sono muito superficial), despertar matinal precoce (geralmente duas horas antes do horário habitual) ou, menos frequentemente, aumento do sono (dorme demais e mesmo assim fica com sono a maior parte do tempo).
Dores e outros sintomas físicos não justificados por problemas médicos, como dores de barriga, má digestão, azia, diarreia, constipação, flatulência, tensão na nuca e nos ombros, dor de cabeça ou no corpo, sensação de corpo pesado ou de pressão no peito, entre outros...
Tratamento de Depressão
Como se trata de uma família grande de “depressões” com múltiplas causalidades,; antes de se iniciar qualquer tratamento é necessário que seja feita uma investigação etiológica rigorosa.
Após o levantamento das causas envolvidas pode-se fazer um planejamento terapêutico adequado. Existem diversas “ ferramentas “ terapêuticas, e a medicamentosa é uma das mais importantes.
Prevenção
A prevenção da depressão pode ser feita com algumas medidas:
Exercícios físicos diários se possível, técnicas de relaxamento, rituais religiosos e religiosidade, arte-terapia, lazer, qualidade de sono, alimentação saudável e balanceada e prevenção e cuidados de outras doenças físicas, se existirem.
Não podemos precisar ao certo, mas a morte do amigo Caio Gerra, falecido uma semana antes, pode ter sido um dos fatores agravantes, porém, “NÃO DETERMINANTES”, como muitos falaram durante a semana em grupos sociais dentro do município. 
Terminamos essa matéria trazendo uma das boas lembranças deixadas pelo jovem Matheus.
Em Dezembro de 2016, a equipe do F5 Conchal teve o imenso prazer em conhecer esse jovem, que gentilmente escreveu um artigo para o Jornal, falando sobre a “Saúde Pública”. Esse artigo foi publicado no dia 03/12/2016, edição 19 do F5 Conchal. Vamos relembrar...

“SAÚDE PÚBLICA ADOENTADA”
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é uma questão de completo bem estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença. Se levarmos em conta essa definição, veremos que a nossa situação está muito mais preocupante do que imaginamos. Ler jornais, por mais otimista que sejamos, é como  ler os possíveis efeitos colaterais de uma bula, mas com a diferença de que infelizmente já temos todas os sintomas. A educação fragilizada, segurança insuficiente e somada a falha de políticas públicas não tem como ter resultado diferente que não seja uma “SAÚDE PÚBLICA ADOENTADA”. Temos em Conchal um único Hospital, o numero de reclamação quanto ao atendimento, chega ser pequeno se diluirmos ao número extremamente exagerado de atendimento. Agora a questão deve ficar mais grave pelo fato de que repentinamente "como que em rabo de foguete", perdemos a médica cubana. Diga-se de passagem, que o numero de consultas  e a qualidade do atendimento está acima da media. Resumindo a triste situação da nossa saúde publica em Conchal... Enquanto muitos já estão na tradicional espera do Papai Noel, nos apenas esperamos a chegada de MAIS MÉDICOS! Matheus Alexandre Alves Ferreira (MACOTA)
Veterinários de Conchal Sentem-se Traídos por Administração Municipal
Colaboração: Gean Mendes – f5conchal@gmail.com

A prefeitura de Conchal realizou no dia 14/07 o pregão presencial 44/17 (Tomada de Preços), para a contratação de serviço móvel de castração de animais (caninos e felinos), pelo valor de R$ 218.000,00  (duzentos e dezoito mil reias), montante este, suficiente para custear a castração de 1600 animais. Apenas uma empresa do município de Mogi Mirim participou do pregão, tornando-se ganhadora por apresentar os preços dentro do estimado e por não haver outra com quem competir.

Ainda que a prefeitura não seja obrigada a contratar a referida aquisição, conforme consta na ata de registro de preços, a situação causou desconforto e desconfiança, conforme alegou o médico veterinário Luz Antonio S. Maneira, o “Coruja”, proprietário de uma das cinco clinicas veterinária que reclamaram junto ao poder público. Coruja afirmou que não foi comunicado e que, em nenhum momento a prefeitura de Conchal fez tomada de preços com a empresa dele.

“Eu só soube que aconteceu esse pregão depois que foi publicado o nome da empresa ganhadora do certame e não me lembro de ter visto em nenhum lugar algo sobre a publicação dessa concorrência. A prefeitura não fez tomada de preços com a minha clinica e nem com as demais clinicas de Conchal”.
O F5 Conchal entrou em contato com a prefeitura, para saber por qual motivo as clinicas veterinária do município não foram consultadas?
A prefeitura justificou que em Conchal as clinicas não oferecem o serviço de “castração móvel” e por esse motivo não fez a tomada de preços com as mesmas.
O veterinário contestou o argumento;
“Nós sempre fizemos serviços de castração para a prefeitura. Não temos a “castração móvel”, mas temos nossas clinicas e veículos para buscar e levar os animais nos locais solicitados. Tivemos uma reunião na prefeitura quando fomos reclamar sobre os acontecimentos e nos deram como justificativa, que a decisão de optar pelo castromóvel foi “técnica”, então eu pergunto... O que é melhor para o seu animal, é fazer uma cirurgia dentro de uma clinica, ou dentro de um veículo? A empresa que venceu tem toda a capacidade e esta completamente apta para fazer esse trabalho, mas qual a necessidade da prefeitura contratar uma empresa com serviço “móvel”, em uma cidade do tamanho de Conchal, onde tudo é perto e de fácil acesso?”. 
 Enviamos todos os questionamentos para a prefeitura e em nota, a mesma nos respondeu que;
A Prefeitura de Conchal informa que realizou o Pregão Presencial nº 44/17 do Processo Administrativo nº 4311/17 gerando a Ata de Registro de Preços nº 47/17 para a contratação de empresa especializada para a prestação de serviços de atividades veterinárias de castrações de caninos e felinos através de unidade móvel.
E que o montante de 1.600 (um mil e seiscentos) procedimentos licitados foi estimado para o período de 12 (doze) meses e levado em consideração a grande quantidade de animais que se encontram na lista de espera no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), que hoje esta em torno de 450 (quatrocentos e cinqüenta).
A proposta do CCZ seria castrar aproximadamente 150 (cento e cinqüenta) animais por mês, mas diante da situação financeira que o município se encontra foi optado o Registro de Preços para não comprometer os cofres públicos, ou seja, foi licitado a quantidade citada acima, porém o município não tem a obrigatoriedade por lei de executá-las.
Na ocasião da elaboração do certame foi pensado na contratação da castra móvel, devido à disponibilidade de locomoção do mesmo para locais com grande quantidade de animais, o que inclui a zona rural do município, como por exemplo: (Iate Clube, Pádua Sales, Tujuguaba, Piraporinha e Bairro Noventa).
Como nenhuma empresa de Conchal atenderia ao objeto licitado que é o de clinica veterinária móvel, o convite não foi feito.
Outro ponto a esclarecer é que se as mesmas tivessem o objeto licitado, poderiam participar do certame, independentemente de terem realizado ou não cotação de preços junto a esta municipalidade, bastando apenas protocolizar no dia e horário estabelecido em edital para participar do referido processo licitatório com a apresentação dos documentos exigidos pelo mesmo.
Com respeito à publicação do edital do mencionado pregão presencial, vale salientar que o mesmo foi divulgado em vários meios de comunicação, a saber:
- DOE – Diário Oficial do Estado;
- Jornal Folha de SP;
- Jornal Oficial do Município;
- Site da Prefeitura do Município de Conchal;
- Portal da Transparência da Prefeitura do Município de Conchal, e
- Mural da Prefeitura do Município de Conchal.
Conforme pode se notar o edital foi divulgado em até mais locais conforme exigido por lei, porém não podemos prever quantas empresas irão participar do certame no dia marcado, e infelizmente isso se deu neste processo licitatório, apenas uma empresa compareceu ao certame, mas não podemos dizer que foi por falta de divulgação do edital, e sim falta de interessados, vale salientar ainda que apesar disso o preço contratado está dentro da normalidade, bem como os valores contratados são compatíveis com o praticado no mercado. Informamos ainda que esta Administração está revendo para que possa fazer um novo procedimento licitatório onde neste não será exigido o castra móvel, assim não só as clinicas veterinárias desta cidade e sim das demais possam participar, desde que estas atendam a todas as exigências editalícias do serviço a ser prestado.

1ª fase do programa de recapeamentos das ruas da cidade começa esse mês
Colaboração: Gean Mendes – f5conchal@gmail.com


A prefeitura de Conchal dará inicio ainda esse mês, ao recapeamento das ruas da cidade.
A primeira via pública a ser recapeada, será a Rua dos Locatelli. Os trabalhos se estenderão por mais onze ruas da cidade, são elas: Rua dos Maróstica e Rua dos Bonini no Conjunto Habitacional Deputado Barros Munhoz (Esperança II), Rua dos Archangelo, Rua dos Sommer, Rua dos Pianca, Rua dos Dias e Rua dos Gomes no Jardim Bela Vista (Esperança III), Rua Amadeu Santiago e Rua Cândida Battel no Jardim Peris e Rua Álvaro Ribeiro na região central da cidade.
O custo da obra será de R$ 500 mil reais. O recuso foi adquirido por meio da emenda parlamentar do Deputado Federal Ricardo Tripolli do PSDB que teve apenas 137 votos em Conchal nas eleições de 2014.
Na segunda fase do programa, serão recapeadas as ruas: Av. Manoel Gonçalves Neto, Rua Albuquerque Lins, Praça dos Expedicionários, Rua Visconde de Indaiatuba e Rua 9 de Abril, todas na região central da cidade e as ruas,  Cristiano  Sommer e rua Antonio Refundini no Jardim Peres.
O início da segunda fase das obras se dará logo que o recurso já liberado de R$ 250 mil reias adquirido por meio da emenda parlamentar do deputado Cauê Macris (PSDB), der entrada nos caixas da prefeitura. 
Vale resaltar, que a promessa de recursos para recapeamento em 2017, feita pelo deputado Cauê, foi de R$ 500 mil reais, sendo assim, existe a esperança, de que a  terceira fase do programa de recapeamento seja realizado com a segunda parcela prometida pelo deputado estadual  Cauê Macris que teve 2.131 votos em Conchal nas eleições de 2014.



TROCA DE FILTRO PODERÁ MELHORAR A QUALIDADE E A QUANTIDADE DA ÁGUA DISTRIBUÍDA NAS RESIDÊNCIAS
Colaboração: Gean Mendes – f5conchal@gmail.com

A estação de tratamento de água "Francisco Fernandes", localizada no Jardim Bela, esta em obras para melhorar o serviço prestado à população conchalense, principalmente os moradores dos bairros atendidos pela ETA.
Os trabalhos de substituição do filtro da estação começou no dia 17/07. O filtro utilizado para a limpeza e tratamento da água esta sendo substituído por três equipamentos menores, porém como maior eficácia, devido às novas tecnologias.
Com isso, a prefeitura pretende melhorar a qualidade e a quantidade de água tratada. Além disso, esta sendo realizado melhorias na distribuição de água potável na Rua dos Maiochi, Rua dos Ferreira de Melo e Rua Vicente Viganó.
Os bairros abastecidos por esta ETA são: Conjunto habitacional Deputado Barros Munhoz, Jardim Bela Vista, Conjunto Habitacional Sol Nascente, Jardim Boa Vista, Jardim São Paulo e Conchal B-2 (CDHU).


Melhorias nas estradas rurais trazem mais segurança para agricultores e moradores da zona rural de Conchal

A Prefeitura de Conchal, através do Departamento Municipal de Agricultura e Abastecimento, tendo como uma de suas prioridades manter as estradas rurais em boas condições de trafegabilidade, esta realizando diversas melhorias para garantir mais segurança aos agricultores e moradores da zona rural de Conchal. Máquinas e operários trabalham em ritmo acelerado na manutenção das estradas.
Recentemente, as estradas CHL 040 – Bairro Santa Rita; CHL 250 – próxima ao Bairro Alemanha, CHL 336 – que dá acesso ao Bairro Conchal Velho, CHL 120 – Bairro Conchal Velho, CHL 461e CHL 358 – Bairro Água Branca, CHL 362 – Tujuguaba e acesso ao Bairro Córrego do Meio, CHL 366 – conhecido por Morro do Pereira até o Bairro Terra Queimada, CHL 447 – conhecida popularmente como Paulo Maeda, CHL 382 e CHL 392– Bairro Piraporinha e CHL 37 - que dá acesso ao Bairro Pederneiras, foram recuperadas.

As melhorias vão desde a limpeza de barrancos, capim, caixas secas entupidas e tubos de passagem de água até tapa-buracos, colocação de raspa de asfalto e de entulho de construção civil triturado e abertura de caixas secas.
O prefeito Vando Magnusson destacou a importância das melhorias para contribuir com a qualidade de vida dos moradores da área rural. “Queremos manter todas as estradas do município em boas condições. Sou agricultor e sei da dificuldade que é ao ter que transitar por estradas esburacadas e transportar mercadorias”.
Fonte: Imprensa Oficial
 A Polícia Civil de Conchal contribui com Campanha do Agasalho 2017

Esse ano, a campanha do agasalho contou com a importante participação da Policia Civil do município, que arrecadou diversas peças de roupas.                               A presidente do Fundo Social, a primeira-dama Jane Mary Graci Magnusson, esteve na Delegacia juntamente com o delegado Dr. Marcelo Marques de Oliveira, para receber os agasalhos arrecadados, que foram distribuídos a famílias carentes do município.
Ex-prefeito deixa Conchal sem Plano diretor
Colaboração: Gean Mendes – f5conchal@gmail.com

Como se não bastasse às inúmeras irregularidades praticadas pelo ex-prefeito de Conchal durante os quatro anos que ficou à frente da administração municipal, recentemente recebemos a informação, de que o Plano Diretor Estratégico foi revogado ao final de seu mandato (2016), o que deixou o município sem a lei exigida pelo Estudo da Cidade.
Ao tenta realizar mudanças na lei do Plano diretor, o ex-prefeito acabou revogando o plano em sua totalidade, isso, após várias tentativas frustradas de vender a água do município.
No ano passado foi aprovada a Lei Complementar n.° 428/16 que revogou a Lei Complementar n.° 157/06 que era o Plano Diretor vigente.
 No entanto, o Plano Diretor aprovado em 2016 foi revogado pela Lei Complementar n.º 435/16. Diante da revogação do PDEC o município encontra-se sem esta lei importantíssima.
O que é o Plano Diretor Participativo?

Para que possamos entender o que é plano diretor, primeiro é preciso saber que o Brasil passou por profundas transformações durante o século XX, principalmente no que diz respeito ao processo de formação e desenvolvimento de suas cidades, marcado pela intensa migração da população da zona rural para a zona urbana, principalmente para os grandes e médios centros.
Segundo dados do IBGE, em 1940 apenas 23,6% da população vivia nas cidades, no ano 2000 este percentual atingiu 81,2%!
Infelizmente, este processo não foi acompanhado pela execução de políticas públicas eficazes, em acomodar o novo contingente de pessoas que vinham morar nas cidades, o que causou grandes desequilíbrios sociais econômicos e ambientais.
Ao longo do tempo, as lutas e reivindicações de diferentes setores da sociedade resultaram na formulação de novos conceitos de desenvolvimento e da necessidade de planejar o crescimento das cidades como forma de garantir o fortalecimento econômico, a valorização das potencialidades locais, a cooperação social, a conservação dos recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida.
Essas reivindicações resultaram na inclusão, na Constituição Federal de 1988, de um capítulo específico sobre a política urbana (artigos 182 e 183), posteriormente regulamentada pela Lei nº 10.257/01, mais conhecida como Estatuto da Cidade.
Plano Diretor

As diretrizes do Estatuto da Cidade devem ser utilizadas pelo município de acordo com as características locais. Isto é feito através do “plano diretor”, que “é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana” do município (Estatuto da Cidade, artigo 40).
O objetivo é garantir o desenvolvimento das funções econômicas, sociais e ambientais do município, gerando um ambiente de inclusão socioeconômica de todos os cidadãos e de respeito ao meio ambiente.
Como se pode ver, o plano diretor é a base do planejamento do município, cabendo a ele a tarefa de articular as diversas políticas públicas existentes, fazendo-as convergir para uma única direção.
A lei do plano diretor deve ser revista, pelo menos, a cada dez anos e suas diretrizes e prioridades devem ser incorporadas pelas leis orçamentárias (Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual).
O plano diretor também deve integrar as dinâmicas existentes na zona rural com as da zona urbana, uma vez que suas diretrizes devem abranger o território do município como um todo.


Para regularizar a situação, a atual administração municipal deu inicio as discussões para a aprovação a elaboração de uma nova lei (Plano Diretor). No dia 23/08/2017, às 19h30min, no Centro Cultural “Vereador Alfredo Guilherme Madeira Campos”, acontecerá a audiência pública para apresentação das propostas do novo plano.
A proposta do plano, que será bastante similar a Lei Complementar n.º 157, prevê a manutenção do sistema de água e esgoto sob domínio do Município (Assunto bastante discutido na gestão anterior), e no mais se adéqua a Lei Federal n.º 10.257/01 – Estatuto da Cidade.
A participação de toda sociedade conchalense é de suma importância.

Mais de 3000 animais foram vacinados contra a raiva em Conchal
Há cerca de um mês, desde o início da campanha de vacinação contra a raiva para cães e gatos das áreas rurais e urbanas de Conchal, a Prefeitura, através do Departamento Municipal de Saúde vacinou 2.948 animais, sendo 2.462 cachorros.
486 gatos. Isso até o dia 08/08/2017, dia do fechamento dessa matéria. A campanha de vacinação itinerante teve duração até ontem 11/08 e certamente ultrapassou a marca, dos 3000 animais vacinados.


 
Desde o dia 03/07, a equipe de Vigilância em Saúde trabalhou se deslocando, cada dia em um ponto diferente, de forma itinerante, para atender todos os bairros e imunizar os animais gratuitamente.
Ainda durante o mês de agosto, a partir da próxima segunda-feira, dia 14 de agosto, a vacinação será realizada no Setor de Bem Estar Animal - Canil as terças e quintas-feiras das 08h30 às 14 horas. Local: Rodovia SP 191 km 22.5 s/n – Bairro São João da Figueira.
VEREADOR BONINI UTILIZA SUBSIDIO PARA CUSTEAR CIRURGIA EM CIDADÃ CONCHALENSE
Colaboração: Gean Mendes – f5conchal@gmail.com

Desde o inicio do ano o vereador Bonini da farmácia têm doado o seu subsidio de vereador para o hospital Madre Vaninni, cumprindo sua promessa de campanha. No mês de Julho, o vereador não efetuou a doação para o hospital, pois utilizou o subsidio para o custeio da cirurgia de catarata da cidadã conchalense Elizabeth. A. Pedro Benedito.
Dona Elizabeth já aposentada, reportou ao F5 Conchal, que já aguardava há mais de 3 anos na fila de espera do SUS (Sistema Único de Saúde), sem perspectivas  de  resolver o problema que já havia afetado 80% de sua visão.
“Fazem mais de 3 anos que eu tento fazer essa cirurgia .Eu praticamente não saia da minha casa, por causa da dificuldade em enxergar”, disse a aposentado.

A cirurgia foi realizada na segunda semana deste mês pelo oftalmologista Dr. Orlando  Perches do Hospital São Luiz no município de Araras. As despesas da cirurgia, do pós-operatório, da  lente intraocular, e dos medicamentos foram custeados pelo vereador.
Em situações comuns, o custo desse trabalho poderia chegar a custar até 8 mil reias, dependendo dos valores cobrados pelo médico e também pela lente intraocular mas, o vereador usou de sua influência  para obter descontos mantendo a mesma qualidade do trabalho  e dessa forma conseguiu custear todos os procedimentos utilizando o subsídio de vereador que é pouco mais de 5 mil reais liquido.
Vale lembrar, que a prefeitura de Conchal realizou no mês passado, um mutirão de cirurgia de catarata para diminuir a fila espera, no entanto Bonini preferiu pagar e manter o compromisso que assumiu com a aposentada, dando a ela o tratamento particular, além de não querer tirar a oportunidade de outros que também necessitavam da mesma cirurgia e que fizeram custeado pela prefeitura de Conchal.


Dia dos Pais


Atualmente, tal como o dia das mães, o dia dos pais é uma das datas mais prestigiadas no mundo como um todo e no Brasil, em especial. Entretanto, pouco se sabe sobre a origem dessa data.
No Brasil, ela é comemorada no segundo domingo de agosto, mas já foi comemorada fixamente no dia 16 desse mesmo mês. Nos Estados Unidos e em várias outras nações, a data é comemorada no terceiro domingo de junho; em Portugal e Espanha, em 19 de março; na Rússia, no dia 23 de fevereiro. Mas qual é a razão dessas diferenças? 

Origem da comemoração nos Estados Unidos
O dia dos pais passou a ter repercussão mundial a partir do início do século XX, quando a data foi institucionalizada nos Estados Unidos da América. Os Estados Unidos comemoraram pela primeira vez o dia dos pais em 19 de junho de 1910. Tal data foi escolhida a partir da sugestão de uma moça chamada Sonora Louis Dodd, que quis homenagear seu pai, William Jackson Smart.
Smart era um veterano da Guerra Civil Americana que, após a morte da esposa, teve que criar sozinho Sonora e os outros filhos. A homenagem de Sonora começou em 1909, em sua cidade, Spokane, no estado de Washington. O dia em questão, 19 de junho, era a data de nascimento de seu pai. O gesto simples da moça acabou por mobilizar muitas pessoas da mesma cidade a fazer o mesmo tipo de homenagem. De Spokane, a prática alastrou-se para outros estados dos EUA.

Entretanto, em 1966, houve uma alteração na comemoração da data em decorrência de outros fatores. Do dia 19 de junho, a comemoração passou para o terceiro domingo de junho. Em 1972, o presidente Richard Nixon declarou o terceiro domingo de junho como o dia oficial da comemoração do dia dos pais. Essa data foi adotada como modelo por vários países ocidentais.

Origem da comemoração no Brasil
No Brasil, o dia dos pais só foi comemorado pela primeira vez em 1953, no dia 16 de agosto. Ao contrário do que ocorreu nos EUA, essa data não foi pensada como forma de homenagem local e simples, que se alastrou depois, sem planejamento. Na verdade, ela foi pensada por um publicitário chamado Sylvio Bhering, à época diretor do jornal O Globo e da rádio homônima.
O objetivo de Bhering era tanto social quanto comercial. A tentativa inicial foi associar a data ao dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus Cristo, que é comemorado em 16 de agosto, no calendário litúrgico da Igreja Católica, já que a população brasileira era predominantemente constituída de católicos. No entanto, nos anos seguintes, a data também foi deslocada para um domingo, o segundo domingo do mês de agosto – e assim permanece até hoje.

O caso particular de outros países
Há o caso de outros países nos quais o dia dos pais está relacionado com aspectos culturais muito específicos. É caso, por exemplo, de Portugal, Espanha, Itália, Andorra, Bolívia e Honduras, que o comemoram em 19 de março. Isso ocorre porque tais países, também de tradição católica, associam o dia dos pais ao dia de São José, esposo de Maria.
Um caso curioso é o da Rússia, que celebra o dia dos pais em 23 de fevereiro. O motivo é o fato de que esse dia também é reservado à comemoração do Dia do Defensor da Pátria Local – data celebrada desde 1919. As duas datas acabaram por se entrelaçar.
Por Me. Cláudio Fernandes – Brasil Escola



Aprendendo ICPB – 43 alunos de Conchal concluem curso

Colaboração: Gean Mendes – f5conchal@gmail.com
Quarenta e três alunos que participaram do curso de administração básica do projeto “Aprendendo ICPB” receberam os certificados de conclusão do curso no dia 08/08/2017.
Essa foi a segunda turma formada esse ano (2017) pelo projeto patrocinado pela ICPB (Igreja de Cristo pentecostal do Brasil). O curso é totalmente gratuito e já está sendo formada nova turma. A igreja fica localizada à Rua das Azaleias 1146, próximo ao Pappa Pizza. 

       


                                                          
 CRÔNICA


Sonhar é preciso, viver não é preciso
Assistindo as sessões da Câmara dos Vereadores, via internet, não consigo entender o conteúdo da oratória dos nobres Edis: uns pedem lombadas, outros corte de arvores, outros reclamam dos buracos no asfalto. E isso se repete em todas as sessões. Cá entre nós, esse conteúdo discutido exaustivamente nas sessões não necessita de representantes tão onerosos aos cofres públicos. Creio que qualquer cidadão morador dos bairros assistidos pela prefeitura poderia fazer essa leitura e encaminhar ao Departamento especifico. Perder tempo discutindo lombadas, corte de arvores, buracos no asfalto não faz jus a um legitimo representante do povo. Para se legitimar como vereador é preciso mais do que discussões superficiais; se faz necessário aprofundar-se nos temas realmente importantes no dia a dia da cidade: saúde, educação, emprego, droga, segurança, temas pouco explorado nas pautas dos nobres. Podemos vivenciar também a política tacanha dos vermelhos e amarelos. Vergonhosa a conduta de um ser que se apequena diante de fatos tão irrelevantes na condução do bem publico. Aliás, debruça-se sobre problemas que deveriam ser corrigidos desde a sua implantação, o que tornaria o nosso dia-a-dia mais confortável e dinâmico (palavra que não faz parte do dicionário
publico).  Mas esse mal vem ocorrendo há muito tempo; pelo andar da carruagem creio que desde a emancipação do município. Tendo como parâmetro a iniciativa privada, os nobres não passariam pelo crivo do mercado, pois este trabalha sobre a perspectiva da produção. Desde o inicio dessa gestão, quando da posse dos nobres, não observei em suas pautas projetos consistentes, de conteúdo coletivo, que abrangesse, de fato, a todos, indistintamente. Em inicio de gestão, os nobres poderiam fazer um levantamento socioeconômico em todos os bairros, com esses dados, priorizar os mais carentes, diagnosticados nesse levantamento e assim ir assistindo gradativamente os problemas existentes em cada bairro; deixando assim de ser um mero apaga fogo (característica de qualquer departamento publico), com soluções imediatistas e resultados pífios (vide os buracos no asfalto em todos os bairros). Parece haver uma pauta sobre o turismo na cidade. Creio ser um tema interessante, pois poderiam fazer um caminho turístico-pedagógico , um trenzinho que circulasse pela cidade mostrando como o dinheiro publico é mal gasto pelos seus representantes legais; o trenzinho circularia pelas ruas esburacadas da cidade. Pede-se aos turistas que levem um lanche. 
P.S. Conchal é abençoado com um dos lugares mais belo da região: a área ao entorno do lago. Para aqueles que têm a pauta do turismo nas mãos, use esse espaço, transforme-o... Esse espaço, além da beleza, trará muitos turistas e proporcionará empregos a nossa comunidade. Mãos a obra, nobres!
Floriano de Campos Flores



Atualização do Cadastro Único

Cerca de 11 milhões de famílias devem fazer a atualização dos dados do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal. Com início em abril, a ação é a maior já realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA).
O Cadastro Único é porta de entrada para mais de 20 iniciativas do governo federal, entre elas, o Bolsa Família. A atualização ocorrerá em etapas e será executada pelos municípios.
Passarão pela Revisão Cadastral aquelas famílias que estão há mais de dois anos sem atualizar os dados. Já aquelas que apresentaram diferença entre a renda declarada ao Cadastro Único e o que consta em outras bases de dados do governo farão parte do processo de Averiguação Cadastral.
A atualização cadastral é um dos mecanismos de controle da qualidade do Cadastro Único, feita todos os anos, que reúne informações de mais de 27 milhões de famílias. “É o principal instrumento para identificação das famílias mais vulneráveis. Por isso, é fundamental manter a ferramenta com informações corretas”, ressalta o secretário Nacional de Renda de Cidadania, Tiago Falcão.
Informações
Do total de convocados, cerca de 4,2 milhões de pessoas são beneficiárias do Programa Bolsa Família, das quais 1,7 milhão passarão pela Revisão Cadastral e 2,5 milhões pelo processo de Averiguação. As famílias serão comunicadas sobre o prazo para atualizar as informações por meio de mensagem no extrato de pagamento.
Qualquer alteração, como mudança de endereço, renda, escola dos filhos ou composição familiar, deve ser comunicada à gestão municipal do Cadastro Único e do Bolsa Família. Mesmo que não tenha ocorrido nenhuma mudança, as famílias precisam atualizar ou confirmar os dados a cada dois anos para não deixar de receber o benefício.
Fonte: Portal Brasil, com informações do MDSA



CNH vencida há mais de 30 dias não será cancelada
Voltou a circular ontem em redes sociais e no WhatsApp um boato criado em agosto de 2016 e que trata de um tema caro aos brasileiros: a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Segundo a notícia falsa, reencarnada pelo blog Central G20 e replicada em outros sites, o Senado aprovou uma lei que cancela as carteiras de motorista após 30 dias do vencimento delas e faz com que, depois desse prazo, seja necessário passar por todas as aulas e todos os testes para voltar a dirigir. A nova regra, diz o boato, passaria a valer a partir do dia 25 de outubro.
Para começo de conversa, o projeto de lei informado pela notícia falsa, de número 155/2017, sequer pretende cancelar carteiras de motorista vencidas há mais de 30 dias para “diminuir o número de carteiras de habilitação irregulares” e “aumentar a arrecadação” do DETRAN.
O Projeto de Lei do Senado (PLS) 155/2017, de autoria do senador Telmário Mota (PTB-RR), quer alterar a lei nº 10.048, aprovada em 2000, para dar prioridade de atendimento a pessoas com deficiência “em qualquer serviço prestado por repartições públicas, empresas concessionárias de serviços públicos e instituições financeiras”.
A proposta de Mota quer garantir nestes serviços, por exemplo, intérpretes de Libras no auxílio ao atendimento a deficientes auditivos, além de “outros profissionais capacitados”. O PLS 155/2017 tramita na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado e tem como relator o senador Romário (Podemos-RJ).
Além de o projeto de lei “informado” no boato não corresponder ao projeto de lei em curso no Senado, a Casa se posicionou no Twitter para desmentir a notícia falsa, ressaltando que esta não é a primeira vez em que teve que lidar com a lorota sobre o cancelamento das CNHs vencidas
Fonte: Veja.com

Situação fiscal é 'crítica' ou 'difícil' em 86% das prefeituras do país, aponta Firjan

A gestão fiscal na grande maioria dos municípios brasileiros beira à insolvência. É o que aponta um levantamento divulgado nesta quinta-feira (10) pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). De acordo com o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), 86% das prefeituras do país têm situação fiscal considerada crítica ou difícil.
A entidade analisou as contas de 2016 de 4.544 prefeituras, o equivalente a 81,6% das cidades do país. O levantamento tem como base os dados divulgados pelos próprios municípios para a Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

De acordo com a Firjan, 2016 foi o ano com o maior percentual de prefeituras em situação difícil e com o menor número em situação excelente de toda a série histórica do IFGF, iniciada em 2006. O nível de investimento dos municípios atingiu o menor patamar em 10 anos.
O resultado do IFGF mostrou que “a crise fiscal se estende e é bastante abrangente nos municípios”, conforme afirmou o gerente de Estudos Econômicos da Firjan, Guilherme Mercês. Foram 3.905 prefeituras com avaliação negativa no índice. A Região Nordeste concentrou o maior percentual de municípios nesta situação (94,9%). Já as cidades com boa situação fiscal se concentraram nas regiões Centro-Oeste (26,1%) e Sul (24,7%).
Problema estrutural
Segundo a Firjan, o problema fiscal brasileiro é estrutural e comum aos três níveis de governo. Ele está diretamente relacionado ao elevado comprometimento dos orçamentos com gastos obrigatórios, principalmente as despesas de pessoal.
"Estamos falando de um problema estrutural que enseja, até mesmo, mudanças na nossa Constituição", avaliou o economista Guilherme Mercês.
Em um contexto econômico como o atual, em que a queda de receita é crescente e generalizada, "há pouca margem de manobra para adequar as despesas à capacidade de arrecadação, deixando as contas públicas extremamente expostas à conjuntura econômica", conforme destacou a Firjan.

Segundo a entidade, no governo municipal esse quadro é agravado pela dependência crônica por transferências de recursos dos estados e da União. Além disso, devido às restrições de acesso a crédito, as prefeituras usam cada vez mais a postergação de despesas via restos a pagar como fonte de financiamento de suas despesas.
O IFGF apontou que, em 2016, 82% dos municípios brasileiros não conseguiram gerar nem 20% de suas receitas. As regiões Nordeste e Norte foram as que apresentaram maior percentual de prefeituras nesta situação – respectivamente 93,2% e 90,7%.
A Firjan destacou que na região Sudeste, que concentra 55,2% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, 75,3% dos municípios não conseguiram arrecadar mais de 20% da receita. Nas regiões Centro-Oeste e Sul, o percentual de municípios com o mesmo quadro de arrecadação foi de 73,1% e 76,8%, respectivamente.
Apenas 136 municípios (2,4%) do país conseguiram arrecadar com recursos próprios mais de 40% de suas receitas. A maior parte destes municípios (70) estão concentrados na Região Sudeste.
Gastos com pessoal

O IFGF apontou ainda que mais da metade das prefeituras brasileiras (55,1%) finalizou o último ano de mandato comprometendo mais de 50% de seus orçamentos com a folha de pagamento do funcionalismo público. Destas, 16,2% atingiram o limite prudencial de 57% da Receita Corrente Líquida (RCL), definido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), enquanto outros 23% delas ultrapassaram o limite legal de 60% da RCL com gastos de pessoal. Macapá foi a única capital nesta situação.
Apenas 144 municípios (3,2% do total do país) conseguiram gastar menos de 40% de seu orçamento com pessoal. São Paulo foi a única capital com este resultado. A Firjan destacou que, "apesar do cenário de alerta", 30% do total de prefeituras do país apresentou boa gestão com gastos de pessoal.
Fonte: G1







Comentários




A Minha Rádio é Massa!


Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal
CLIQUE NA FOTO PARA ACESSAR TABELA DE HORÁRIOS

Leia também

Condutores de ambos os veículos envolvidos em acidente na SP 191, são moradores de Conchal

Um trágico acidente na noite deste sábado (13) na rodovia "Wilson Finardi" - SP-191, próximo ao Centro de Ressocialização, deixou duas pessoas mortas e uma pessoa ferida. Um casal de idosos, residentes do Distrito de Tujuguaba, foi vítima fatal do incidente, que envolveu dois os veículos. Segundo informações preliminares da polícia, o acidente ocorreu por volta das 19h30, quando um carro Volkswagen/Gol, conduzido por um homem de 72 anos, e sua esposa, de 70 anos. Infelizmente, houve uma colisão frontal com um Honda/Civic, também operado por um morador local. Os Bombeiros Militares de Mogi Guaçu e os Bombeiros Municipais de Mogi Mirim foram rapidamente acionados para prestar socorro, porém, lamentavelmente, o casal não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local do acidente. O condutor do Honda Civic, de 74 anos, foi encaminhado à Santa Casa com ferimentos leves. A Intervias, concessionária responsável pela administração da rodovia, também prestou os primeiros

Adolescentes de Conchal Batem em Viatura da PM com Moto Furtada em Mogi Guaçu

Um atrapalhado cenário nas ruas de Mogi Guaçu, resultou em um incidente por volta das 00:30hs, de 14 de abril de 2024. Dois adolescentes, moradores do município de Conchal, tentaram fugir da Polícia Militar, com uma motocicleta furtada e acabaram se acidentando. Segundo o relato registrado na ocorrência, os eventos tiveram início quando o projeto radar detectou a presença na cidade de uma motocicleta BMW G310, que havia sido furtada em Limeira, São Paulo, no dia 11 de abril. As viaturas da Polícia Militar logo empreenderam uma perseguição à moto, que foi avistada próximo ao bairro Ype Pinheiros. O desfecho ocorreu quando o condutor da moto, um adolescente, perdeu o controle ao fazer uma curva na Rua Luiz Martini, invadindo a contramão e colidindo frontalmente com uma viatura da Polícia Militar. No veículo, além do jovem piloto, estava outro adolescente, que acabou sofrendo uma fratura na perna em decorrência do impacto. O socorro foi acionado, com o adolescente ferido sendo

Sino da Vitória: Família de Conchal Celebra a Vitória da Primeira Etapa Contra o Linfoma

A família Burgate, de Conchal, comemorou uma conquista monumental na jornada de sua matriarca, Solange Aparecida Braglin Burgate, contra o linfoma folicular. Solange tem enfrentado uma batalha corajosa e incansável. Neste primeiro ano de tratamento, as viagens semanais para o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, eram uma rotina, uma jornada em busca de saúde e esperança. Mas hoje, os sorrisos são ainda mais amplos, pela chegada do dia de bater o “Sino da Vitória” em alusão a conquista do primeiro ano de tratamento com resultados animadores A alegria transbordou quando os exames revelaram a ausência de nódulos, um sinal positivo e encorajador do progresso conquistado. E foi com essa mesma alegria que a família se reuniu para celebrar mais uma vitória de Solange, uma guerreira que enfrentou cada desafio com determinação inabalável. O marido, Sérgio Burgate, expressou sua gratidão, destacando o apoio fundamental da Prefeitura de Conchal, em especial da Secretaria da Saúde e

Vídeo: Mulher leva tio morto ao banco para fazer empréstimo - Defesa diz que homem estava vivo quando chegou

O idoso de 68 anos que, segundo a Polícia Civil do Rio de Janeiro, foi levado morto pela sobrinha a uma agência bancária para fazer um empréstimo de R$ 17 mil estava vivo quando chegou ao banco, segundo alega a defesa de Erika de Souza Vieira Nunes, presa por tentativa de furto mediante fraude e vilipêndio a cadáver nesta terça-feira (16). De acordo com a advogada da mulher, Ana Carla de Souza Correa, os fatos não aconteceram como foram narrados e tudo foi esclarecido à Polícia. “O senhor Paulo Roberto Braga chegou à unidade bancária vivo, e existem testemunhas que no momento oportuno também serão ouvidas. Toda essa parte processual será devidamente apreciada pelo juízo competente”, afirmou. Um vídeo que mostra o momento em que a mulher tenta fazer o tio assinar o empréstimo viralizou nas redes sociais e mostra Erika carregando o idoso em uma cadeira de rodas. Nas imagens, é possível notar que os funcionários da agência bancária, ao desconfiarem do estado de saúde do homem,

Santa Rita Domina e Conquista o 3° Campeonato Regional de Futebol em Conchal

Ontem, dia 14 de abril de 2024, os amantes do futebol em Conchal testemunharam um espetáculo de emoção e competição na grande final do 3° Campeonato Regional de Futebol Amador. Com um desempenho imponente, a equipe do Santa Rita conquistou o título de campeão, deixando sua marca com uma vitória impressionante por 5 a 0 sobre o Red Bull. ”O resultado final não refletiu a trajetória do vice-campeão, o Red Bull, que se viu abalado após sofrer o segundo gol e não conseguiu reagir, permitindo que o Santa Rita assumisse o controle da partida e ampliasse sua vantagem”, disse Ito. Os destaques do torneio foram: Campeão: Santa Rita Vice-campeão: Red Bull 3° lugar: SAJE 4° lugar: Ype Locatelli Ao todo, 14 equipes vindas de 6 cidades diferentes participaram do torneio regional, cada uma contribuindo com uma taxa de inscrição de 800,00 reais. O valor arrecadado foi revertido em premiação para os quatro primeiros colocados, demonstrando o compromisso em valorizar o esforço e o t

Quer receber notícias gratuitamente via WhatsApp?

Quer receber notícias gratuitamente via WhatsApp?
Clique na imagem e nos envie o seu nome e idade

VEJA TAMBÉM

Condutores de ambos os veículos envolvidos em acidente na SP 191, são moradores de Conchal

Um trágico acidente na noite deste sábado (13) na rodovia "Wilson Finardi" - SP-191, próximo ao Centro de Ressocialização, deixou duas pessoas mortas e uma pessoa ferida. Um casal de idosos, residentes do Distrito de Tujuguaba, foi vítima fatal do incidente, que envolveu dois os veículos. Segundo informações preliminares da polícia, o acidente ocorreu por volta das 19h30, quando um carro Volkswagen/Gol, conduzido por um homem de 72 anos, e sua esposa, de 70 anos. Infelizmente, houve uma colisão frontal com um Honda/Civic, também operado por um morador local. Os Bombeiros Militares de Mogi Guaçu e os Bombeiros Municipais de Mogi Mirim foram rapidamente acionados para prestar socorro, porém, lamentavelmente, o casal não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local do acidente. O condutor do Honda Civic, de 74 anos, foi encaminhado à Santa Casa com ferimentos leves. A Intervias, concessionária responsável pela administração da rodovia, também prestou os primeiros

Furto e troca de tiros na Rodovia SP 191 Conchal/Araras Resultam em Recuperação de Carga e Morte de Indivíduo

Na noite de sexta-feira (29), por volta das 21h30, uma ocorrência policial de grande magnitude teve desfecho na Rodovia SP 191, entre os municípios de Conchal e Araras. O evento teve início após a Polícia Militar ser informada, via 190, sobre o furto de um veículo e sua carga pertencentes a uma transportadora sediada em Mogi Mirim. Após receberem as informações da vítima, que pôde fornecer detalhes devido aos localizadores presentes nos veículos, as autoridades policiais iniciaram uma busca pela região. Uma das vans furtadas, uma Ducato, foi rastreada de Mogi Mirim em direção a Conchal, seguindo em direção a Araras. Próximo ao KM 40 + 400 metros, a equipe policial localizou o veículo suspeito e iniciou um acompanhamento. No entanto, o condutor da van reduziu abruptamente a velocidade, desviou para o acostamento e colidiu lateralmente contra a viatura policial, resultando na perda de controle de ambos os veículos e imobilizando-os sobre as faixas de rolamento. Os ocupantes

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Reviravolta em Caso de Acidente em Tujuguaba: Pais de indiciados não compactuaram com a fraude, disse delegado

A Polícia Civil concluiu o inquérito policial referente ao acidente que resultou na morte de dois irmãos gêmeos em Tujuguaba, ocorrido em 12 de outubro de 2023. O caso, que ganhou grande repercussão na época, teve uma reviravolta após poucos meses de investigação. Na tarde daquele dia, na Rodovia Professor Zeferino Vaz, próximo ao distrito de Tujuguaba, em Conchal, os irmãos José Antônio Souza Bueno e João Francisco Souza Bueno, ambos com 66 anos, residentes em Limeira, SP, morreram. Os irmãos estavam a bordo de uma Saveiro quando o veículo foi atingido por uma Amarok. Inicialmente, a versão apresentada indicava que a Amarok estava sendo conduzida por uma mulher, tendo como passageiro um homem, ambos irmãos, haviam se chocado com a Saveiro, levantando especulações sobre as circunstâncias do acidente. Os ocupantes da Amarok foram socorridos e encaminhados ao Hospital Madre Vannini, em Conchal. Durante as investigações, a polícia não encontrou sinais de embriaguez na suposta

Postagens mais visitadas deste blog

Mãe que dançou funk de vestido transparente em festa da filha no RJ volta a viralizar com novo vídeo

A autônoma Brenna Azevedo, de 27 anos, voltou a viralizar nas redes sociais nesta quinta-feira. Em novo vídeo divulgado nas plataformas digitais, a a jovem aparece dançando funk e bebendo em cima de um carro. As imagens foram feitas na saída da festa de três anos da filha, no último sábado, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. A gravação mostra Brenna com a mesma roupa de filmagens anteriores: um vestido longo transparente, que deixa à mostra os seios e a peça íntima usada por ela. A pernambucana se tornou alvo de críticas na internet depois de um vídeo, feito durante a comemoração do aniversário da criança, ter se tornado viral. A primeira filmagem mostra a mãe da garota empolgada, dançando funk até o chão. A dança, ao som do hit "Movimento da Sanfoninha", da cantora Anitta foi replicada em diversos perfis. Junto à repercussão, vieram também os ataques. Ao GLOBO , Brenna contou que deixou de levar a filha à escola por medo e relata ter recebido ameaças. — As

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Acidente envolvendo dois veículos causa a morte de duas vítimas na Rod. Prof. Zeferino Vaz em Tujuguaba (Conchal)

  Duas pessoas perderam a vida e outras duas ficaram feridas na tarde desta quinta-feira (12), em um acidente envolvendo dois veículos na Rodovia Professor Zeferino Vaz, próximo ao distrito de Tujuguaba. O acidente aconteceu por volta das 17h30min, no   Km 174+900 da rodovia, no sentido Sul, em direção a Engenheiro Coelho. Os veículos, uma Amarok e uma Saveiro, seguiam no mesmo sentido quando a colisão ocorreu. No veículo Amarok, estavam um homem e uma mulher, que, apesar de sofrerem ferimentos leves, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhados ao Hospital Madre Vannini, em Conchal. Suas identidades não foram divulgadas, porém, são moradores de Conchal. Infelizmente, a tragédia se abateu sobre os ocupantes da Saveiro, onde estavam dois homens que não resistiram aos ferimentos e entraram em óbito ainda no local do acidente. Os nomes das vítimas fatais e informações sobre suas origens ainda estão sob investigação, e seus corpos for

Homem encontrado morto em casa abandonada em Conchal é identificado

A polícia conseguiu identificar o homem encontrado morto na manhã desta segunda-feira (24), em uma casa abandonada na rua Camilo Chagas, em Conchal, após ser descoberto por um grupo de crianças que brincava na região. As autoridades foram imediatamente acionadas e estão investigando o caso como homicídio. Silvio Ricardo Ferreira de Melo, 46 anos de idade, morador de Conchal, foi encontrado amarrado com as mãos para trás e com a boca amordaçada, apresentando múltiplos ferimentos.   Segundo relatos, crianças teriam entrado na casa abandonada, para brincar, mas foram surpreendidas ao depararem-se com o corpo da vítima. Até o momento, as autoridades não confirmaram a forma como a vítima foi morta.  O caso está sendo tratado com a devida seriedade e cautela pelas autoridades, que pedem a colaboração da população para fornecer qualquer informação que possa ajudar nas investigações. Ainda é cedo para apontar suspeitos ou motivações para o crime, e a polícia está em busca de

Condutores de ambos os veículos envolvidos em acidente na SP 191, são moradores de Conchal

Um trágico acidente na noite deste sábado (13) na rodovia "Wilson Finardi" - SP-191, próximo ao Centro de Ressocialização, deixou duas pessoas mortas e uma pessoa ferida. Um casal de idosos, residentes do Distrito de Tujuguaba, foi vítima fatal do incidente, que envolveu dois os veículos. Segundo informações preliminares da polícia, o acidente ocorreu por volta das 19h30, quando um carro Volkswagen/Gol, conduzido por um homem de 72 anos, e sua esposa, de 70 anos. Infelizmente, houve uma colisão frontal com um Honda/Civic, também operado por um morador local. Os Bombeiros Militares de Mogi Guaçu e os Bombeiros Municipais de Mogi Mirim foram rapidamente acionados para prestar socorro, porém, lamentavelmente, o casal não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local do acidente. O condutor do Honda Civic, de 74 anos, foi encaminhado à Santa Casa com ferimentos leves. A Intervias, concessionária responsável pela administração da rodovia, também prestou os primeiros

Crianças Encontram Homem Morto em Casa Abandonada em Conchal

  Atualizando: Homem encontrado morto em casa abandonada em Conchal é identificado: leia mais AQUI Um homem foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (24). em uma casa abandonada na rua Camilo Chagas, em Conchal, após ser descoberto por um grupo de crianças que brincava na região. As autoridades foram imediatamente acionadas e estão investigando o caso como homicídio. Segundo relatos, as crianças teriam entrado na casa abandonada, para se divertirem, mas foram surpreendidas ao depararem-se com o corpo da vítima. Rapidamente, a Guarda Civil Municipal foi acionada, seguida pela chegada de uma equipe da Polícia Científica, investigadores e o delegado de polícia civil de Conchal. O homem foi encontrado amarrado com as mãos para trás e com a boca amordaçada, apresentando múltiplos ferimentos. Até o momento, as autoridades não confirmaram a forma como a vítima foi morta. A cena do crime foi isolada e a perícia foi realizada no local para colher evidências que possam ajudar a

Homem é morto a facadas durante briga de casal em Conchal (SP) – Amasiada e enteada da vítima disseram terem cometido o crime, porém mãe nega participação da filha

Um homem morreu após receber golpes de faca em meio a uma briga de casal acontecido nas primeiras horas deste domingo (07), no bairro Sol Nascente em Conchal, SP. De acordo com o registro do boletim de ocorrência, a Polícia Militar foi acionada para atender a uma ocorrência de violência doméstica. Quando os policiais chegaram ao local, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), já prestava atendimento à vítima João Batista Martins Gomes, 34 anos de idade, que foi encaminhado ao hospital Madre Vannini, porém não resistiu aos ferimentos, indo a óbito. Enquanto os policiais aguardavam a chegada da polícia cientifica preservando o local onde o crime aconteceu, uma mulher de 24 anos de idade, enteada da vítima, teria se aproximado dos policiais e informado que seria ela a autora do homicídio. A autora que, ainda não teve o seu nome divulgado, disse que teria chegado na casa da mãe e presenciado uma briga entre o casal e, que, sua mãe segurava uma faca. Ao te

Vídeo: Mulher de 66 anos é atropelada na Avenida João Paulo II em Conchal: Condutor presta socorro e aguarda polícia

Uma mulher de 66 anos de idade foi vítima de um atropelamento na manhã desta sexta-feira (12), enquanto atravessava a Avenida João Paulo II, em Conchal. O acidente ocorreu por volta das 8hs, quando um veículo Fiesta de cor branca, conduzido por um homem de 73 anos, subia a avenida no sentido cemitério. Assista vídeo abaixo .  Imediatamente após o incidente, o condutor do veículo parou para prestar socorro à vítima e aguardou a chegada do SAMU e da viatura policial no local do acidente. A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou ao local e prestou os primeiros socorros à mulher atropelada. Em seguida, ela foi encaminhada para o pronto-socorro do Hospital Madre Vannini, onde recebeu atendimento e procedimentos médicos necessários. Até o fechamento desta matéria, as informações disponíveis indicam que a vítima  encontra-se em tratamento. A identidade da mulher não foi divulgada pelas autoridades locais até o momento.  

Incêndio em residência provoca morte de idoso em Conchal – Incidente aconteceu na noite desta quinta-feira (07)

Na noite desta quinta-feira (07) um incêndio atingiu uma residência na rua Alencar da Silva Lopes, no bairro Visconde de Indaiatuba, resultando na trágica morte de um idoso de aproximadamente 73 anos. As primeiras informações sobre o incidente indicam que o incêndio começou por volta das 18h, deixando a comunidade local em choque. A Guarda Municipal de Conchal, em colaboração com a Defesa Civil do município, foi imediatamente acionada para atender à ocorrência e conter as chamas que consumiam a casa. No entanto, apesar dos esforços das autoridades locais, o incêndio se mostrou de grande magnitude, tornando-se uma situação desafiadora para os bombeiros e socorristas. Infelizmente, o idoso que residia na casa não conseguiu escapar a tempo e perdeu a vida no local, vítima das chamas. Uma reviravolta ocorreu quando as autoridades detiveram o filho da vítima no local do incêndio. O homem, cuja identidade ainda não foi divulgada, foi detido pelos Guardas Municipais e está sendo