Google lança ferramenta que te ajuda a encontrar emprego
Procurar emprego usando o Google ficou mais fácil no Brasil com a nova função que acaba de estrear no buscador



A partir de agora quando você pesquisar vagas de emprego no Google, o buscador, em uma fração de segundo, vai garimpar sites e mostrar diretamente uma lista de oportunidades profissionais.
O que mudou? Antes, o Google indicava sites com as vagas, mas não entregava a lista pronta de oportunidades e o usuário tinha que entrar em site por site. Quem já procura emprego pela internet sabe que essa pesquisa pode ser exaustiva e pouco eficiente. A novidade está sendo liberada aos poucos para os usuários hoje.
“Nós achamos que a parte difícil da busca de emprego não deveria ser encontrar o anúncio sim a fase da seleção e de tomar a decisão sobre trabalhar para a empresa ou não”, disse Nick Zakrasek, gerente de produto do Google, que conversou com o Site Exame, por telefone. Em post no blog do Google, é ele que assina o anúncio da novidade hoje.
Funcionando só nos Estados Unidos desde o ano passado, a nova ferramenta não tem bem um nome, por ser tratada como uma nova “experiência”. Nos EUA, a funcionalidade foi chamada de Google For Jobs (Google Para Empregos).
Por aqui, é indicada como empregos na Busca e começa hoje facilitar a procura de brasileiros e usuários da América Latina por trabalho. “A melhor notícia é que as pessoas não precisam fazer nada de especial. É só pesquisar e os anúncios aparecem na página de resultados”, diz.
Como fazer a pesquisa
A pesquisa é feita na caixa de busca e, além do cargo ou nome da profissão, os usuários podem filtrar a busca por localização e receber uma lista de empregos perto dele, já que a ferramenta é integrada ao Google Maps. Basta pesquisar usando o termo “trabalhos próximos a mim”.
Para encontrar oportunidades profissionais em São Paulo, o usuário só terá que escrever Empregos em São Paulo na caixa de busca. “Se o anúncio da vaga traz o endereço, automaticamente, você tem a estimativa de tempo do trajeto”, diz Zakrasek.
Outra possibilidade de filtro é por tipo de jornada (integral ou meio período) por setor ou categoria ou por requisitos da vaga, como experiência prévia. Quem procura o primeiro emprego, por exemplo, pode pesquisar usando o termo: empregos sem experiência prévia.
Veja como vai ser se o usuário pesquisar, por exemplo, empregos em engenharia na caixa de busca:
Outra facilidade da ferramenta é a possibilidade que ela dá ao usuário de receber notificações quando surgir uma vaga de emprego com as características desejadas por ele. “O usuário pode salvar a vagas do seu interesse no telefone dele”, diz o gerente de produto do Google.
No Brasil, a iniciativa já tem como parceiros como LinkedIn, Vagas, Trampos.com, Love Mondays, OLX e Empregos.com.br. Mas qualquer empresa pode participar já que a ferramenta é totalmente aberta. A equipe do Google ensina empresas a participarem na página de desenvolvedores da empresa.
“É fácil, basta adicionar algumas palavras-chave que o Google acha a vaga. A integração é fácil e milhares de empregadores já fizeram isso”, diz com base na experiência da ferramenta nos Estados Unidos. De acordo com ele, em três meses de lançamento por lá, o número de empregadores participantes aumentou 60%.
Nesse primeiro momento, os usuários brasileiros não terão acesso a vagas em outros países. Segundo a empresa, a maioria das pessoas usam o Google para encontrar oportunidades em seus países e, por isso, esse foi o primeiro propósito.
Mas é possível que essa possibilidade seja desenvolvida em breve. “Como sabemos que, ainda assim, há pessoas interessadas em vagas fora do país, estamos trabalhando para melhorar a experiência”, informou em nota a empresa ao Site Exame.

FONTE: EXAME.COM

Comentários

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Vídeo - Homem fica preso em lança de portão e é socorrido por militares em Conchal

Crianças são dopadas com antidepressivos e Mogi Guaçu afasta funcionários de creche

Família procura idoso desaparecido desde sexta–feira (24).

Alunos da E.E. Padre Alberto Vellone participaram da "CUCO" no mês de abril e passaram para a segunda fase

Nos três primeiros meses do ano Conchal registra redução no índice de criminalidade

Cantor Samuel Mariano estará pela segunda vez em Araras, SP

Seis turistas brasileiros morreram no Chile por inalação de gás

Menina de 12 anos tem suspeita de intoxicação por causa de ‘slime’

Abertas as inscrições para Universidade Pública Virtual – Univesp gratuita em Conchal

Dentista faz receita ilustrada para ajudar paciente analfabeta na Bahia

Todas as Publicações

Mostrar mais