Pular para o conteúdo principal

Tradicional "Bloco das Piranhas" vive a incerteza de sair às ruas esse ano de 2018
Imagens do bloco no ano passado (2017)

Imagens do bloco no ano passado (2017)
Conchal é uma das poucas cidades da nossa região que ainda consegue manter o carnaval de rua, resistindo às mudanças de um país em crise financeira, política e cultural.
O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido de liberdade permanece até os dias de hoje. No entanto, o samba foi substituído por música eletrônica e, as tradicionais marchinhas de carnaval foram substituídas pelo funk.
Mesmo com tantas mudanças, Conchal se tornou referência em nossa região, graças ao desfile do "Bloco da Piranhas", que é formado por homens trasvestidos de mulher, ou mulheres que se vestem com roupas masculina, saindo às ruas do centro da cidade ao som das tradicionais marchinhas de carnaval tocadas em um "carro de som" e, com o acompanhamento do tradicional  grupo do "Unidos das Ruas das Rosas". Em todo o trajeto é servido cerveja em lata que geralmente são custeadas com a arrecadação das inscrições dos foliões, apoio do comercio local, tendo os troféus, medalhas, canecas e camisetas patrocinadas com recurso próprio de membros do poder público, geralmente o prefeito da cidade.
Após trinta anos de história, arrastando público de diversas cidades da região, levando as famílias conchalenses ao centro da cidade para assistirem ao desfile das "piranhas", que geralmente acontece no ultimo dia de carnaval, o "Bloco" não poderá apresentar-se com a mesma estrutura.
Isso se deve ao fato, de não terem estrutura financeira para custear a apresentação, que não pôde contar com o apoio da prefeitura municipal e nem mesmo com o apoio do prefeito da cidade.
Sem dinheiro para o custeio do som, camisetas, canecas, troféus e medalhas, o bloco de forma incerta deverá concentrar-se na Rua São Paulo, próximo ao posto de gasolina e as bebidas dos participantes, não mais, serão gratuitas, cada um terá que pagar pelo próprio consumo.
O F5 Conchal entrou em contato com representantes da prefeitura: 
Fomos informados, que não foi formalizado junto a prefeitura, nenhum pedido de apoio ao evento por parte dos organizadores do bloco.




Imagens do bloco no ano passado (2017)

Imagens do bloco no ano passado (2017)

Imagens do bloco no ano passado (2017)

Imagens do bloco no ano passado (2017)

Imagens do bloco no ano passado (2017)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ação da Polícia Civil em Conchal mira fraudes em gestões passadas; servidor é afastado e empresário preso por porte ilegal de arma

Criança morre e outras ficam feridas após adolescente invadir escola no RS com faca

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Júlia e Yara Chiarotto são homenageadas pela Câmara de Conchal com Moções de Aplausos por conquistas acadêmicas e profissionais de destaque

Mãe é presa no Pará ao tentar vender filha de dois meses para casal do Rio de Janeiro