Prefeitura de Conchal Emite Nota de Esclarecimento referente às obras do Lago Municipal.






NOTA  PREFEITURA DE CONCHAL

Esclarecimentos a respeito da inauguração das obras de revitalização do Parque Ecológico Municipal "Prefeito Wilson Lozano"

Em virtude de algumas postagens nas redes sociais a respeito do que esta sendo inaugurado e do valor gasto no Parque Ecológico Municipal, viemos a público para os esclarecimentos, pois prezamos a transparência de tudo o que fazemos.

As obras de revitalização tiveram início na gestão anterior, precisamente no ano de 2016, através de um convênio com a Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo (FID - Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos) no valor de R$ 1.750.096,72. A previsão de entrega da obra era em setembro do mesmo ano.

Quando assumimos a Prefeitura em janeiro de 2017, a obra não havia sido concluída e estava parada. O motivo da paralisação ocorreu porque a administração anterior utilizou os recursos financeiros oriundos do estado para pagar outras despesas que não deveriam. Mesmo devolvendo o valor posteriormente na conta do convênio, o estado entendeu que a obra deveria ser paralisada para análise dos fatos.

Além da gestão anterior ter deixado a obra inacabada, caso o FID não libera-se a continuidade da revitalização, a Prefeitura ainda teria que devolver uma parte do valor que já havia sido repassado para ela. Que girava em torno de R$ 600 mil reais.

Mediante estes problemas, para que não fosse prejudicado ainda mais os cofres públicos da Prefeitura e nem os munícipes que utilizam o lago, depois de diversas visitas, pedidos e apoio de deputado, conseguimos a aprovação em maio de 2017 do conselho gestor do FID em dar continuidade ao convênio firmado entre o fundo e a Prefeitura e concluir as obras.

Agora concluída, o FID exige a inauguração da obra para finalização do convênio. Por isso, marcamos para o dia 9 de dezembro de 2018.

Portanto, nossa administração resolveu por correr atrás da finalização desta obra, para que ninguém saísse prejudicado. O lago é utilizado por milhares de famílias para atividades físicas e lazer e é um dos cartões postais da nossa cidade.

Ainda nos colocamos à disposição para mais esclarecimentos, caso necessário.

Abaixo, os serviços executados, de acordo com o Departamento Municipal de Obras:

- execução de 175 m de canal paralelo ao lago em aduelas de concreto pré-moldado para preservar o lago, quanto ao rompimento do talude da margem;

- iluminação substituindo as luminárias por tecnologia led;

- reforma e implantação de acessibilidade dos sanitários;

- execução de 03 pergolados em madeira tratada;

- reforma dos quiosques;

- construção de 01 deck suspenso com vista para o lago;

- palco para atividades físicas e recreação;

- instalação de aerador e fonte ornamental luminosa para promover a melhoria da qualidade da água;

- isolamento do parque ecológico com o Ribeirão Conchal para reduzir a entrada de animais que habitam as margens;

- implantação de área destinada para pedalinhos e construção de bilheteria;

- construção de duas salas de leitura;

- portais metálicos nas entradas para identificação;

- depósito para guardar trato dos animais;

- instalação de playground, academia do idoso, sinalização e lixeiras;

- remoção do antigo alambrado que estava deteriorizado e execução de alambrado entre a saída da EMEF “Adelina Manara Ferreira de Melo” até a ponte do ribeirão.

Comentários

Leia também...

Duas Moradoras de Conchal são encontradas mortas em Artur Nogueira

Inédito - Prefeitura de Conchal faz pagamento do 13° salário dos servidores antes da data convencional

Entrevista completa com os vereadores representantes de cada chapa que disputa a presidência da Câmara Municipal de Conchal

Policia Civil prende seis indivíduos suspeitos de serem os responsáveis pela onda de crimes acontecidos em Conchal nos últimos meses

Corpo é encontrado às margens do Rio Mogi Guaçu nas imediações do Bairro Arurá

Bandidos explodem Agencia Santander em Conchal nessa madrugada

Colisão entre carreta da Umaflex e um ônibus escolar deixam vitimas em Santa Bárbara (Bahia) nesta manhã de Domingo (25)

Família procura desesperadamente por jovem desaparecido desde Domingo (12/11)

Todas as Publicações

Mostrar mais