Postagens

Mostrando postagens de Julho 24, 2018

Conchal despenca 109 posições no Índice Firjan 2015/2016

Imagem
O ranking tem como base dados oficiais de 2016, que são os últimos disponíveis, e leva em consideração as áreas de emprego e renda, educação e saúde com base nas estatísticas oficiais dos respectivos ministérios. Mococa e São Carlos estão entre as cidades mais desenvolvidas do Brasil.
Dezoito municípios da região estão entre os mais desenvolvidos socioeconomicamente no Brasil, segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).
Entre eles, Mococa é o mais bem avaliado, ficando na 16ª posição no Estado de São Paulo e na 23ª colocação no Brasil. Em seguida, está São Carlos com a 19ª posição estadual e 27ª posição nacional.
O ranking tem como base dados oficiais de 2016, que são os últimos disponíveis, e leva em consideração as áreas de emprego e renda, educação e saúde com base nas estatísticas oficiais dos respectivos ministérios.
Em 2016, Mococa apresentou alto desenvolvimento em saúde e educação, mas em…

Lua de Sangue na próxima sexta (27) será o eclipse mais longo do século XXI

Imagem
Na próxima sexta-feira (27), o mais longo eclipse lunar do século XXI poderá ser visto nos céus, inclusive do Brasil, por nada menos que uma hora e 43 minutos. O fenômeno é conhecido como Lua de Sangue, uma vez que a curvatura dos raios solares que iluminam a lua eclipsada pela Terra fazem com que o satélite ganhe coloração avermelhada.
Eclipse em tons de vermelho
Segundo o professor de física Daniel Rutkowski, da Escola Superior de Engenharia e Gestão (ESEG), "A atmosfera funciona como uma lente que desvia as luzes vermelha e laranja do sol, conferindo a cor avermelhada desse eclipse. Se a Terra não tivesse atmosfera, o eclipse ficaria totalmente escuro".
O eclipse acontecerá na região mais escura da sombra da Terra, conhecida como Umbra. Raios solares chegam a essa parte da sombra terrestre devido à distorção causada pela atmosfera da Terra, porém raros são os momentos onde há um corpo celeste presente para evidenciar a luz redirecionada.
Ao todo, a Lua demorará três horas e 5…

Todas as Publicações

Mostrar mais