Golpistas no WhatsApp usa a empresa Faber-Castell para conseguir compartilhamentos

Por Ingrid Pereira 

Mensagem maliciosa com falsa campanha promocional que usa a marca Faber-Castell que circula no WhatsApp — Foto: Divulgação/Kaspersky

Um novo golpe que tem como promessa material escolar já atingiu 560 mil brasileiros, eles acontecem por meio do aplicativo de mensagens instantâneas o WhatsApp. As pessoas caem facilmente nesse golpe por se tratar de início do ano no qual sempre há uma grande procura por esses materiais.

O golpe está em ação desde o dia 3 de janeiro quando a mensagem começou a circular, ela promete, que se compartilhada com mais cinco amigos o usuário receberá amostras grátis de materiais da empresa Faber-Castell que tem especialidade com materiais escolares.

Ao compartilhar a mensagem o usuário é direcionado a uma página em que ele deve preencher seus dados pessoais para receber os produtos, depois disso surge uma segunda fase no golpe onde para cada tipo de sistema operacional do Smartphone existe um redirecionamento. No IOS funciona da seguinte maneira, ao ser guiado para vários links o destino final é uma página para download de aplicativos legítimos, mas fazem parte de “pay-per-install" em que criminosos ganham por cada instalação. Já no Android que tem a maioria das utilizações dos brasileiros, fica critério da pessoa escolher entre baixar um aplicativo ou acessar um site no qual possuem muitas propagandas lucrativas para os infratores.

A assessoria da empresa já se pronunciou sobre o caso, esclarecendo que quando há promoções as mesmas são realizadas através de suas redes sociais.

O que fazer para se proteger

É interessante que não clique em links suspeitos, mesmo que os receba de conhecidos pois eles também podem ser enganados ou até mesmo hackeados, preste bastante atenção nos URL para conferir se não há erros ortográficos. Em casos como esse que as promoções forem com nomes de empresas acesse o site oficial da mesma para conferir se é verdadeira.

Comentários

Leia também...

Aposentado e motorista de ônibus escolar foram presos suspeitos de estuprar menina de 12 anos em Aguaí, SP

Conchal - Matrículas para o EJA (Educação Jovens e Adultos) abertas a partir dessa segunda-feira 21/01 a 04/02

Câmara de Conchal realiza primeira sessão do ano em regime extraordinário

'Superlua de Sangue' ficará visível neste domingo

PREFEITURA INICIA LIMPEZA DOS RESERVATÓRIOS DE ÁGUA COMEÇANDO PELAS CAIXAS DO CENTRO DA CIDADE.

Conchal - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL (UNINTER)

Em Tietê (SP) ruas foram pintadas de azul com o objetivo de amenizar o calor e diminuir gastos com a energia elétrica

Prefeito de Conchal acaba de anunciar que todos os postos de saúde passarão a fazer agendamentos diários

Doria proíbe consumo de bebida alcoólica em postos de gasolina

Desde o início do ano mais de 700 pessoas deram entrada no hospital Madre Vannini com virose saiba como se prevenir

Todas as Publicações

Mostrar mais