Pular para o conteúdo principal

Golpistas no WhatsApp usa a empresa Faber-Castell para conseguir compartilhamentos

Por Ingrid Pereira 

Mensagem maliciosa com falsa campanha promocional que usa a marca Faber-Castell que circula no WhatsApp — Foto: Divulgação/Kaspersky

Um novo golpe que tem como promessa material escolar já atingiu 560 mil brasileiros, eles acontecem por meio do aplicativo de mensagens instantâneas o WhatsApp. As pessoas caem facilmente nesse golpe por se tratar de início do ano no qual sempre há uma grande procura por esses materiais.

O golpe está em ação desde o dia 3 de janeiro quando a mensagem começou a circular, ela promete, que se compartilhada com mais cinco amigos o usuário receberá amostras grátis de materiais da empresa Faber-Castell que tem especialidade com materiais escolares.

Ao compartilhar a mensagem o usuário é direcionado a uma página em que ele deve preencher seus dados pessoais para receber os produtos, depois disso surge uma segunda fase no golpe onde para cada tipo de sistema operacional do Smartphone existe um redirecionamento. No IOS funciona da seguinte maneira, ao ser guiado para vários links o destino final é uma página para download de aplicativos legítimos, mas fazem parte de “pay-per-install" em que criminosos ganham por cada instalação. Já no Android que tem a maioria das utilizações dos brasileiros, fica critério da pessoa escolher entre baixar um aplicativo ou acessar um site no qual possuem muitas propagandas lucrativas para os infratores.

A assessoria da empresa já se pronunciou sobre o caso, esclarecendo que quando há promoções as mesmas são realizadas através de suas redes sociais.

O que fazer para se proteger

É interessante que não clique em links suspeitos, mesmo que os receba de conhecidos pois eles também podem ser enganados ou até mesmo hackeados, preste bastante atenção nos URL para conferir se não há erros ortográficos. Em casos como esse que as promoções forem com nomes de empresas acesse o site oficial da mesma para conferir se é verdadeira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

🚨 Adolescente é flagrado com mais de 130 cigarros eletrônicos em Conchal

Explosões deram lugar aos cliques: o assalto de quase R$ 1 bilhão que não fez barulho na madrugada do dia 1º, no Brasil

Homem é preso ao tentar furtar transformadores em usina de Araras

Criança de 3 anos é encontrada dormindo entre sacos de lixo em Piracicaba; pais foram detidos por maus-tratos

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal