Pular para o conteúdo principal

Aplicativo do Procon-SP auxilia na defesa do consumidor

Conteúdo por Beto Ribeiro Repórter



Os moradores do Estado de São Paulo contam com uma ferramenta importante para auxiliar na defesa dos seus direitos como consumidores. A Fundação Procon-SP, em parceria com a Prodesp, conta com um aplicativo que ajuda a proteger o cidadão.

A primeira versão do app da Fundação Procon, lançada em março de 2017, tinha um caráter mais informativo. Dava acesso ao texto integral do Código de Proteção e Defesa do Consumidor atualizado, publicações e lista de site não confiáveis.

A versão atual, disponibilizada para sistemas iOS e Android, é também um canal de reclamações (problemas de entrega, má prestação de serviços, etc.) e denúncias (falta de informação ou preços entre outros flagrantes de desrespeito ao Código do Consumidor). O app permitirá, ainda, o acompanhamento dos casos que envolvam processo e oferecerá acesso ao Portal da Transparência, calendário de cursos, palestras e inscrições.

“A evolução tecnológica é muito importante em várias situações e não seria diferente com as compras. Além de nos informar, podemos acompanhar nossas reclamações e até verificar o código de defesa ao alcance de um clique”, afirma a estudante Sophia Betteloni.

O atendimento será restrito ao Estado de São Paulo. Os consumidores de outras localidades serão informados de que deverão procurar o Procon de suas respectivas regiões.

Para a assistente Janaina da Silva, o aplicativo vai ajudar nas compras pela internet. “Mais uma ferramenta para me ajudar a poder pesquisar se a empresa tem alguma reclamação. Desse modo posso ficar mais segura com a minha compra”, explica.


A Fundação Procon realiza mensalmente cerca de 40 mil atendimentos presenciais e à distância e precisou se adequar para atender às novas demandas. Assim, como as próprias empresas de tecnologia nativas da internet, a Fundação Procon também espera aperfeiçoar seu app a partir da experiência do usuário, garantindo completa segurança e sigilo de dados.

A expectativa é a de que, no futuro, o consumidor possa ser alertado sobre a reputação da empresa antes de efetuar uma compra.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pitmaster conchalense Raphael Gelly é convocado para representar o Brasil no Intercontinental Barbecue Championship 2025, no Chile

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Guarda Civil Municipal de Conchal detém procurado pela Justiça durante patrulhamento preventivo

PopMove inicia operações em Conchal com motoristas locais e serviço 24 horas com corridas a partir de R$7,99

Uma pessoa morre e 40 se ferem em queda de estrutura durante festa em SP