Bolsonaro quer postos de saúde abertos até 22h em todo Brasil




Unidades Básicas de Saúde (UBSs) poderão atender até as 22h. O ministério da Saúde anunciou na última terça-feira (9), o programa que prevê a extensão do horário de funcionamento dos postos de saúde. Hoje, a maioria das unidades funciona até as 17h.

A medida tem o intuito de facilitar o acompanhamento de saúde, principalmente de pessoas que trabalham fora. O plano foi defendido pelo ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Hoje em dia, alguns municípios já realizam essa forma de atendimento. A ideia de agora é repassar recursos extras para que o horários de atendimento seja amplificado. Em 2019, serão remetidos R$150 milhões extras para secretarias que tenham interesses em alargar o horário de funcionamento. Para 2020 o valor será em torno de R$ 500 milhões extras.



Apesar de a oferta ser para todos os municípios, o presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Junqueira, acredita que somente as cidades de médio e grande porte terão condições de se encaixar no programa. "A proposta prevê que, para ter o horário estendido, três equipes sejam vinculadas na unidade básica de saúde", explicou.



Junqueira avalia que municípios pequenos não terão como atender a esta exigência. Unidades básicas que tenham três equipes terão de trabalhar 60 horas por semana. Isso poderá ser feito com horários até as 22h. Mas há também a possibilidade de abertura aos sábados.

Para o Ministério da Saúde, a medida pode ajudar a melhorar sobretudo as coberturas vacinais, consideradas em níveis perigosamente baixos por autoridades sanitárias. O posto aberto até mais tarde, avaliam, pode ajudar equipes a organizar esforços concentrados de vacinação.

Fonte: Notibras



Comentários

Leia também...

Vaga de Emprego em Conchal

Ponto Alto Empreendimentos inicia obra asfáltica na Avenida Manoel Gonçalves Neto

Pelo menos 207 pessoas morreram e cerca de 450 ficaram feridas neste domingo de Páscoa no Sri Lanka

Polícia Militar prende traficantes com quase 4 kg de cocaína em Araras, SP

COMUNICADO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA REVISÃO DA LEI DE PARCELAMENTO DO SOLO E URBANIZAÇÕES ESPECIAIS NO MUNICÍPIO DE CONCHAL (SP)

Por que peixe não é considerado carne durante a Quaresma?

Tribunal divulga relação de cidades com problemas na gestão fiscal e orçamentária

Comissão da Câmara de Conchal avalia situação de vereador preso com carga roubada de cerveja

Bebê de 15 dias tem queimaduras de 2º grau em banho, em hospital da Paraíba

Todas as Publicações

Mostrar mais