Destruição de satélite pela Índia preocupa a Nasa





A Nasa identificou como "coisa terrível" a destruição de um satélite pela Índia. De acordo com a agência espacial americana, a iniciativa poderia ameaçar a Estação Espacial Internacional (ISS).

O chefe da Nasa, Jim Bridenstine, falou que o risco de colisão de destroços com a ISS aumentou 44% em 10 dias devido ao teste indiano.

Ele disse, contudo, que "a estação espacial internacional ainda está segura". "Se precisarmos manobrá-la, faremos isso".

A Índia é o quarto país a efetuar um teste deste tipo em que um satélite é destruído por um míssel e os restos são espalhados dispersamente pelo espaço sideral.  
 
O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, anunciou o teste - Missão Shakti - com grande alarde em 27 de março, dizendo que ele havia consagrado o país como "potência espacial".

"Isso é uma coisa terrível, criar um evento que envia destroços em um apogeu (um ponto na órbita) que vai além da Estação Espacial Internacional. E esse tipo de atividade não é compatível com o futuro do voo espacial tripulado que deve ser o objetivo."
 Um dia depois de a Índia realizar com sucesso seu teste ASAT, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Patrick Shanahan, alertou que o evento poderia criar uma "bagunça" no espaço, mas disse que Washington ainda está estudando o impacto.

A Índa ressaltou que realizou o teste em órbita baixa terrestre, a uma altitude de 300 quilômetros, para não deixar detritos espaciais que pudessem colidir com a ISS ou com outros satélites.














Comentários

Leia também...

Vaga de Emprego em Conchal

Ponto Alto Empreendimentos inicia obra asfáltica na Avenida Manoel Gonçalves Neto

Pelo menos 207 pessoas morreram e cerca de 450 ficaram feridas neste domingo de Páscoa no Sri Lanka

Polícia Militar prende traficantes com quase 4 kg de cocaína em Araras, SP

COMUNICADO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA REVISÃO DA LEI DE PARCELAMENTO DO SOLO E URBANIZAÇÕES ESPECIAIS NO MUNICÍPIO DE CONCHAL (SP)

Por que peixe não é considerado carne durante a Quaresma?

Tribunal divulga relação de cidades com problemas na gestão fiscal e orçamentária

Comissão da Câmara de Conchal avalia situação de vereador preso com carga roubada de cerveja

Bebê de 15 dias tem queimaduras de 2º grau em banho, em hospital da Paraíba

Todas as Publicações

Mostrar mais