Pular para o conteúdo principal

Destruição de satélite pela Índia preocupa a Nasa





A Nasa identificou como "coisa terrível" a destruição de um satélite pela Índia. De acordo com a agência espacial americana, a iniciativa poderia ameaçar a Estação Espacial Internacional (ISS).

O chefe da Nasa, Jim Bridenstine, falou que o risco de colisão de destroços com a ISS aumentou 44% em 10 dias devido ao teste indiano.

Ele disse, contudo, que "a estação espacial internacional ainda está segura". "Se precisarmos manobrá-la, faremos isso".

A Índia é o quarto país a efetuar um teste deste tipo em que um satélite é destruído por um míssel e os restos são espalhados dispersamente pelo espaço sideral.  
 
O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, anunciou o teste - Missão Shakti - com grande alarde em 27 de março, dizendo que ele havia consagrado o país como "potência espacial".

"Isso é uma coisa terrível, criar um evento que envia destroços em um apogeu (um ponto na órbita) que vai além da Estação Espacial Internacional. E esse tipo de atividade não é compatível com o futuro do voo espacial tripulado que deve ser o objetivo."
 Um dia depois de a Índia realizar com sucesso seu teste ASAT, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Patrick Shanahan, alertou que o evento poderia criar uma "bagunça" no espaço, mas disse que Washington ainda está estudando o impacto.

A Índa ressaltou que realizou o teste em órbita baixa terrestre, a uma altitude de 300 quilômetros, para não deixar detritos espaciais que pudessem colidir com a ISS ou com outros satélites.














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corpo é encontrado em área rural às margens da estrada Conchal–Martinho Prado

Condutores relatam risco em acessos de Conchal devido a mato alto às margens da SP-191 - A demanda foi formalmente encaminhada pelo F5 à concessionária responsável

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Estado de greve no Consórcio 8 de Abril: Secretaria de Saúde avalia impactos e descarta prejuízos aos serviços em Conchal

EUA lançam ataque à Venezuela; Trump afirma que Nicolás Maduro foi capturado