Governo estuda acabar com o horário de verão, que é adotado desde 1985



Foto: Alex de Jesus

O ministro de Minas e Energia (MME), Bento Albuquerque, informou nesta segunda-feira (1) que a pasta encerrará na semana que vem um estudo sobre o horário de verão no Brasil. "O presidente (Jair) Bolsonaro mandou que eu estudasse e apresentasse a ele uma semana atrás essa questão, para ele poder decidir", disse em Jerusalém. O governo avalia se há ou não a necessidade de implantar o horário de verão (quando o relógio é adiantado uma hora em vários Estados do país) para economizar energia no período entre outubro e fevereiro, geralmente.

De acordo com o ministro, os estudos, que são permanentes no MME, estão em fase final de elaboração. A decisão, de acordo com ele, tem que ser feita neste momento e não leva em conta apenas dados econômicos com a mudança nos relógios, mas outros fatores, como sobrecarga, picos de consumo, por exemplo.

Albuquerque não quis adiantar sua posição sobre o tema. "Minha opinião técnica, vou dar para o presidente. Ele tem muito interesse. Quando o presidente quiser, estarei pronto, a partir da próxima semana", disse, acrescentando que também não poderia dizer se Bolsonaro é contra ou a favor da mudança.

O estudo já estava em estágio avançado no governo de Michel Temer e havia um interesse do MME em terminar com as alterações de horário. No ano passado, por exemplo, o antigo governo quase não dotou a medida, que é implantada no país desde 1985. Como se tratava de um tema muito polêmico em termos populares e já havia um clima de embate no país por causa das eleições, o governo decidiu deixar a decisão para a atual administração. Há dúvidas quanto a eficiência do horário especial na economia de energia. Também efeitos sobre o organismo das pessoas são levados em consideração. Na semana passada, o Parlamento Europeu votou pelo fim do horário de verão no continente a partir de 2021.
Conteúdo: O tempo 





Comentários

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Prefeitura de Conchal lança edital para concurso público

Posto local do Cartório Eleitoral em Conchal será aberto nesta segunda-feira, dia 01 de julho

Vídeo - Veículo pega fogo próximo ao trevo de Conchal

Concursos abertos na região têm mais de 100 vagas para todos os níveis de escolaridade

Adolescentes torturam e matam garota por causa de ciúmes, divulgam vídeo e são apreendidas

Casal é preso em Vinhedo por manter idosa em cárcere privado por 20 anos

Com importantes contribuições da iniciativa privada Guarda Municipal faz reforma na sede

Sem saber de gravidez, jovem dá à luz após procurar hospital com dores abdominais em Sorocaba

Adeus mamografia: novo exame de sangue detecta precocemente o câncer de mama

Departamento Municipal de Saúde de Conchal realiza ação neste sábado (29) para intensificar vacinação contra a febre amarela

Todas as Publicações

Mostrar mais