Doria remodela duração e número de aulas nas escolas da rede estadual

Carga horária diária terá 15 minutos a mais; Estado não prevê contratação de professores



Nesta segunda-feira, 6, o governador João Doria (PSDB) anunciou, que a partir de 2020 as aulas das escolas da rede estadual de São Paulo terão 45 minutos e não mais 50, como é hoje. A redução do tempo de aula ocorre para ampliar de cinco para seis o número de aulas diárias para os alunos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) e ensino médio. Com informações ‘’Estadão’’.


A mudança resultará em um aumento da carga horária de 15 minutos por dia para 3 milhões de alunos de 3,8 mil escolas. Quando estiver em vigor, os estudantes do período matutino passam a sair da escola às 12h35 - não mais às 12h20. No período vespertino, a saída passará a ser às 18h35 – atualmente é às 18h20.


No novo programa pedagógico os estudantes terão duas aulas por semana de uma atividade chamada Projeto de Vida, mais duas aulas do componente Eletivas e uma de Tecnologia.

De acordo com o secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, as opções de eletivas serão tratadas a partir das necessidades dos estudantes e possibilidades dos professores. O novo modelo não prevê a contratação de mais professores, somente a formação para quem estiver interessado em dar aula das novas disciplinas.


A intenção é que cada escola organize um Feirão de Eletivas no início do ano, para que todos discutam conjuntamente quais serão as opções ofertadas.

Essas atividades serão estruturadas com base na experiência da própria rede com a disciplina de Projeto de Vida - existente desde 2012 - e que auxiliam os alunos a desenvolverem a gestão do próprio tempo, a organização pessoal, compromisso com a comunidade e perspectivas para o futuro.




Comentários

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Policia Militar apreende cocaína em comércio no centro de Conchal

Trio é preso suspeito de roubos de combustíveis em Mogi Guaçu

Safra da laranja 2019/20 do cinturão citrícola de SP e MG é estimada em 388,89 milhões de caixas

Família procura por jovem surdo e mudo desaparecido em Engenheiro Coelho, SP

Homem ataca ex-namorada dentro de Delegacia da Mulher em SP

Papa aceita renúncia do bispo de Limeira

Conchal recebe do UNIFAJ o prêmio de “Prefeito Educador 2019”

Tucano é flagrado por câmera de monitoramento na Rodovia Anhanguera, em Campinas

Aposentado cria armadilha para mosquito da dengue e vira projeto de pesquisa em universidades

Todas as Publicações

Mostrar mais