Policiais militares do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) foram homenageados na sede da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), na capital paulista, pelo trabalho realizado em uma ocorrência de alta complexidade registrada no município de Conchal. A ação resultou no resgate de uma mulher que era mantida refém pelo companheiro em um caso caracterizado como tentativa de feminicídio.
A informação foi divulgada inicialmente pelo portal @sampi_campinas, que destacou a cerimônia de reconhecimento aos agentes envolvidos na operação.
Durante o evento, os policiais receberam medalhas e certificados em reconhecimento à atuação na ocorrência, que exigiu preparo técnico e negociação especializada. A cerimônia reuniu autoridades da área de segurança pública e teve como objetivo valorizar o trabalho das forças policiais que atuam em situações críticas.
O secretário executivo da Segurança Pública de São Paulo, coronel Henguel Ricardo Pereira, ressaltou a importância da atuação dos profissionais que trabalham diretamente nas operações.
“São vocês que estão na ponta, que fazem a diferença na segurança pública. O mínimo que a gente pode fazer é reconhecer e agradecer o trabalho de cada um”, afirmou.
Ocorrência em Conchal
O caso que motivou a homenagem ocorreu na segunda-feira (2/3), em Conchal, quando um homem passou a ameaçar a ex-companheira com uma faca e a obrigou a entrar em uma residência.
Dentro do imóvel, o agressor se trancou com a vítima em um dos cômodos, mantendo-a sob ameaça constante. Equipes policiais que atenderam a ocorrência realizaram o isolamento da área e iniciaram as primeiras negociações até a chegada dos operadores do Gate, unidade especializada em gerenciamento de crises e negociação com reféns.
As negociações com o Gate, se estenderam por cerca de três horas e meia. Durante esse período, os policiais tentaram convencer o agressor a se render e liberar a vítima. No entanto, diante do comportamento agressivo do homem e do risco iminente à vida da mulher, foi identificada a necessidade de uma intervenção tática.
No momento da ação, o agressor tentou esfaquear a vítima, e os policiais intervieram para impedir o ataque.
A mulher foi resgatada com vida e encaminhada à Santa Casa de Conchal, onde recebeu atendimento médico. O agressor também foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.
Reconhecimento ao trabalho policial
Durante a cerimônia de homenagem, o coronel Henguel destacou o preparo técnico e emocional dos policiais que atuam em situações de alto risco.
“Temos muito orgulho da nossa tropa. São ações como essas que mostram o quanto a dedicação e o preparo de cada policial fazem a diferença para proteger a sociedade”, afirmou.
A homenagem reconhece o trabalho dos profissionais envolvidos na operação, considerada pelas autoridades como uma ocorrência de grande complexidade, que exigiu atuação estratégica para preservar a vida da vítima.

.png)

Comentários
Postar um comentário
Olá, agradecemos a sua mensagem. Acaso você não receba nenhuma resposta nos próximos 5 minutos, pedimos para que entre em contato conosco através do WhatsApp (19) 99153 0445. Gean Mendes...