Novidade!

Tempo de vida de pessoas com HIV mais que dobra no Brasil




Estudo divulgado hoje (28) pelo Ministério da Saúde mostra que, o tempo de sobrevida de pacientes com HIV mais que dobrou depois que o Brasil começou a adotar políticas públicas de combate à doença. A pesquisa mostra que 70% dos pacientes adultos e 87% das crianças que foram diagnosticada entre 2003 e 2007 tiveram sobrevida a mais de uma década.

Foram pesquisados 112.103 pacientes adultos e 2.616 criamças de todo o Brasil, no período de 2003 a 2007. Desse modo, 70% do adultos (77.659) e 87% (2.289) das crianças permaneciam vivos até o final do estudo, em 2014. Dos adultos que morreram, 27.147 foram a óbito por conta da aids e 7.297 por outras causas sem relação com a doença. Entre as crianças, 280 morreram decorrente da doença e 47 de outras causas.

Para chegar ao resultado a pesquisa levou em consideração outros fatores, como a taxa de mortalidade de aids no período, análises estatísticas e modelos de riscos. No período do estudo, a taxa de mortalidade por aids em adultos teve queda de 89,1% e, em crianças, a redução foi de 88,8%.

Medicamento gratuito

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil foi um dos primeiros países a adotar a distribuição gratuita dos medicamentos para a aids no sistema público de saúde, em 1996.

O ministério realiza ações de prevenção que inclui distribuição  de preservativos masculinos e femininos, ações educativas e ampliação do acesso a novas tecnologias, como a profilaxia pós-exposição e a profilaxia pré-exposição, e o tratamento das pessoas diagnosticadas.

Atualmente, estima-se que 866 mil pessoas vivam com o vírus HIV no Brasil e a epidemia no país é considerada estabilizada, de acordo com o Ministério da Saúde.

O Estudo de Abrangência Nacional de Sobrevida e Mortalidade de Pacientes com Aids no Brasil foi financiado pelo ministério e realizado por especialistas de instituições de saúde e universidades de São Paulo. As informações são da ‘’Agência Brasil.
 



Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Campanha da Acico distribui quase R$ 60 mil em prêmios

Procurado pela Justiça é capturado pela PM durante patrulhamento em Conchal, SP

Banco do Brasil anuncia programa de demissão voluntária e fechamento de 361 unidades

Artistas de Conchal não receberão auxilio da Lei Aldir Blanc e mais de 217 mil terá que ser devolvido ao Governo – Diversos erros no processo elaborado pelo setor de turismo da cidade tonaram inviáveis os pagamentos

Polícia Militar aborda veículo com “pé” para fora do porta-malas na Rodovia Anhanguera em Araras, SP

Homem sofre tentativa de homicídio no Jd Bela Vista em Conchal – O crime aconteceu por volta das 6:50hs deste sábado (9). A GCM atendeu a ocorrência

Casal se perde no meio do mato e é resgatado pela Polícia Militar na zona rural de Araras, SP

Bolsonaro sobre CoronaVac: "Agora estão ouvindo a verdade"

Polícia Militar desmonta centro de associação ao tráfico em Leme

Ford fecha todas as fábricas e encerra produção no Brasil

Todas as Publicações

Mostrar mais