Tempo de vida de pessoas com HIV mais que dobra no Brasil




Estudo divulgado hoje (28) pelo Ministério da Saúde mostra que, o tempo de sobrevida de pacientes com HIV mais que dobrou depois que o Brasil começou a adotar políticas públicas de combate à doença. A pesquisa mostra que 70% dos pacientes adultos e 87% das crianças que foram diagnosticada entre 2003 e 2007 tiveram sobrevida a mais de uma década.

Foram pesquisados 112.103 pacientes adultos e 2.616 criamças de todo o Brasil, no período de 2003 a 2007. Desse modo, 70% do adultos (77.659) e 87% (2.289) das crianças permaneciam vivos até o final do estudo, em 2014. Dos adultos que morreram, 27.147 foram a óbito por conta da aids e 7.297 por outras causas sem relação com a doença. Entre as crianças, 280 morreram decorrente da doença e 47 de outras causas.

Para chegar ao resultado a pesquisa levou em consideração outros fatores, como a taxa de mortalidade de aids no período, análises estatísticas e modelos de riscos. No período do estudo, a taxa de mortalidade por aids em adultos teve queda de 89,1% e, em crianças, a redução foi de 88,8%.

Medicamento gratuito

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil foi um dos primeiros países a adotar a distribuição gratuita dos medicamentos para a aids no sistema público de saúde, em 1996.

O ministério realiza ações de prevenção que inclui distribuição  de preservativos masculinos e femininos, ações educativas e ampliação do acesso a novas tecnologias, como a profilaxia pós-exposição e a profilaxia pré-exposição, e o tratamento das pessoas diagnosticadas.

Atualmente, estima-se que 866 mil pessoas vivam com o vírus HIV no Brasil e a epidemia no país é considerada estabilizada, de acordo com o Ministério da Saúde.

O Estudo de Abrangência Nacional de Sobrevida e Mortalidade de Pacientes com Aids no Brasil foi financiado pelo ministério e realizado por especialistas de instituições de saúde e universidades de São Paulo. As informações são da ‘’Agência Brasil.
 



Comentários

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Aos 18 anos de idade jovem de Conchal que passou em primeiro lugar no curso de física da Universidade Federal de São Carlos (campus Araras) escreve sobre a trajetória e começa a ministrar cursos online de redação

Família procura jovem desaparecido desde sábado (07)

Corpos são encontrados enterrados em canavial de Limeira, SP

Conde Sanduiche, Dippas Burguer e Bar do Edilson foram os três primeiros colocados do 1º Festival Gastronômico Delícias de Boteco (categoria melhor prato), Santo Forte e Pitanga Madura levaram o título dos melhores drinques.

Acidente envolvendo dois carros acontece nesta manhã (10) na rotatória da Avenida Francisco Magnusson

Cidade italiana oferece dinheiro para atrair novos moradores

Catador de lixo ganha mochila em SC e chefe encontra feto congelado dentro

Redemoinho de fogo assusta moradores e faz raposa fugir em Jandaia (GO); vídeo

Idosa que vendia lanches para sobreviver fica desolada após ter produtos apreendidos: 'Disseram que é a lei'

Todas as Publicações

Mostrar mais