Tempo de vida de pessoas com HIV mais que dobra no Brasil




Estudo divulgado hoje (28) pelo Ministério da Saúde mostra que, o tempo de sobrevida de pacientes com HIV mais que dobrou depois que o Brasil começou a adotar políticas públicas de combate à doença. A pesquisa mostra que 70% dos pacientes adultos e 87% das crianças que foram diagnosticada entre 2003 e 2007 tiveram sobrevida a mais de uma década.

Foram pesquisados 112.103 pacientes adultos e 2.616 criamças de todo o Brasil, no período de 2003 a 2007. Desse modo, 70% do adultos (77.659) e 87% (2.289) das crianças permaneciam vivos até o final do estudo, em 2014. Dos adultos que morreram, 27.147 foram a óbito por conta da aids e 7.297 por outras causas sem relação com a doença. Entre as crianças, 280 morreram decorrente da doença e 47 de outras causas.

Para chegar ao resultado a pesquisa levou em consideração outros fatores, como a taxa de mortalidade de aids no período, análises estatísticas e modelos de riscos. No período do estudo, a taxa de mortalidade por aids em adultos teve queda de 89,1% e, em crianças, a redução foi de 88,8%.

Medicamento gratuito

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil foi um dos primeiros países a adotar a distribuição gratuita dos medicamentos para a aids no sistema público de saúde, em 1996.

O ministério realiza ações de prevenção que inclui distribuição  de preservativos masculinos e femininos, ações educativas e ampliação do acesso a novas tecnologias, como a profilaxia pós-exposição e a profilaxia pré-exposição, e o tratamento das pessoas diagnosticadas.

Atualmente, estima-se que 866 mil pessoas vivam com o vírus HIV no Brasil e a epidemia no país é considerada estabilizada, de acordo com o Ministério da Saúde.

O Estudo de Abrangência Nacional de Sobrevida e Mortalidade de Pacientes com Aids no Brasil foi financiado pelo ministério e realizado por especialistas de instituições de saúde e universidades de São Paulo. As informações são da ‘’Agência Brasil.
 



Comentários

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Menino de 11 anos é assaltado enquanto trabalhava vendendo doces na rua

Homem é picado por escorpião em cinema de shopping: ‘’Desmaiei de tanta dor’’

Grave acidente entre Van e ônibus do TCA é registrado na Rodovia Anhanguera em Araras, SP

Governo dispensa 287 tipos de empresas de alvarás de funcionamento

Foragido tenta forjar morte com manchas falsas de sangue na camisa para despistar a polícia

Cansado de apanhar homem rouba loja para ser preso e fugir da esposa

Governo publica novas regras para obtenção de CNH: simulador facultativo e menor tempo de aulas

Homem parecido com sogro de ator morto sofre ameaças na internet

Cachorros não gostam de quem não gosta dos seus donos e enxergam o que não vemos

Posto de Combustível dá casinha e roupas de frio para cães de rua

Todas as Publicações

Mostrar mais