Venezuelanos buscam comida e coisas para revender em lixão na fronteira do Brasil


Criança venezuelanas reviram lixão em Pacaraima a procura de algo para sobreviverem — Foto: Emily Costa/G1 RR


Na tentativa de sobreviver depois de fugir da crise na Venezuela, homens venezuelanos entraram no lixão da cidade de Pacaraima, em Roraima, a única fonte de conseguir mantimentos. As informações são do ‘’G1’’.

Os imigrantes ficam da manhã à tarde em busca de qualquer coisa que dê para aproveitar. Pegam metais, papelões e comida. Eles dizem não conseguir outro trabalho porque a cidade está cheia de venezuelanos carentes.

“Buscamos tudo o que possamos vender para conseguir algum dinheiro. Se achamos alimentos que não estão podres, comemos”, descreve Miguel Arteaga, 48, que há três semanas vive em Pacaraima. “Moramos os três de favor em uma casa”.

Por conta de manifestações e confrontos na Venezuela desde a última terça-feira (30), o número de venezuelanos que fogem para o Brasil aumentou.

O presidente autoproclamado Juan Guaidó, anunciou ter apoio de militares e convocou o povo às ruas na última terça-feira, para derrubar o regime de Nicolás Maduro. O chavista, no entanto, afirma que os oposicionistas "fracassarão".

De acordo com a ONU, 3,4 milhões de venezuelanos saíram do país desde 2014 quando a crise política e econômica se agravou no país. Aproximadamente 96 mil buscaram refúgio no Brasil, mas no estado fronteiriço de Roraima, que concentra maior quantidade, só 9% conseguem inserção no mercado formal, conforme levantamento da Organização Internacional para Migrações (OIM).







Comentários

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Jovem que estava desaparecido desde 07/09 é localizado pela família

Conde Sanduiche, Dippas Burguer e Bar do Edilson foram os três primeiros colocados do 1º Festival Gastronômico Delícias de Boteco (categoria melhor prato), Santo Forte e Pitanga Madura levaram o título dos melhores drinques.

Antes de jogar carro contra caminhão, pai manda filho gravar vídeo: “Adeus, mãe”

Grávida morre após ter AVC minutos antes de subir ao altar em SP

Jovem de 22 anos morre após explosão de churrasqueira no interior de SP

Rede de supermercados é condenada a indenizar mulher após vender pão com barata

Redemoinho de fogo assusta moradores e faz raposa fugir em Jandaia (GO); vídeo

Família procura jovem desaparecido desde sábado (07)

Exigência de simulador para obter CNH deixa de valer a partir de hoje

Todas as Publicações

Mostrar mais