Pular para o conteúdo principal

Greve contra a reforma atinge cidades do interior e litoral de SP


Manifestantes no Largo do Rosário, em Campinas -DENNY CESARE /ESTADÃO CONTEÚDO


As principais cidades do interior e do litoral de São Paulo registraram manifestações contra a reforma da Previdência e o contingenciamento de verbas da educação, na manhã desta sexta-feira (14).

Em Sorocaba, integrantes de sindicatos e estudantes se concentraram na Praça Coronel Fernando Prestes e saíram em marcha pelas ruas, que ficaram fechadas para o trânsito. As agências bancárias da região central não abriram as portas.

Ao menos 50 escolas particulares aderiram à greve nesta sexta

Ao meio-dia, a cidade continuava totalmente sem transporte coletivo. A maioria das escolas estava sem aulas por adesão à greve ou porque os estudantes não conseguiram chegar.

Em Campinas, parte das agências do centro também não funcionaram principalmente na zona bancária da avenida Francisco Glicério e da rua Barão de Jaguara. Trabalhadores ligados às centrais sindicais e estudantes se concentraram, com faixas e bandeiras, no Largo do Rosário, na região central. Algumas ruas e avenidas foram bloqueadas durante as manifestações.


Em São José do Rio Preto, a concentração aconteceu em frente às entradas do Terminal Rodoviário. Em seguida, o grupo saiu em marcha por ruas e avenidas do centro.

Durante a passagem dos manifestantes, o trânsito ficou bloqueado. A Guarda Municipal e a cavalaria da Polícia Militar acompanharam as manifestações. Ao menos seis escolas não funcionaram.

Em São Carlos, parte dos funcionários da fábrica de motores da Volkswagen do Brasil paralisou as atividades. Estudantes da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) e da Universidade de São Paulo (USP) se reuniram na rodoviário e marcharam, com faixas e bandeiras, até o Mercado Municipal.

Em Rio Claro, houve bloqueios na saída dos ônibus fretados que transportam estudantes e algumas escolas suspenderam as aulas.


Em Bauru, mais de 70 escolas tiveram suspensão parcial das aulas. Agências bancárias não abriram na região central. Os manifestantes se concentraram em frente à Câmara Municipal.

Também houve manifestações em Piracicaba, Limeira, Votuporanga e Ourinhos.

Litoral

Manifestantes bloquearam os acessos à cidade e saíram em passeata pelas ruas da região do porto, em Santos, litoral paulista. Durante a caminhada até o centro da cidade, o trânsito foi desviado pela Polícia Militar.

Petroleiros que já estão em greve barraram a entrada de funcionários às unidades operacionais da Transpetro, no bairro Alemoa, e na refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...