Baratas estão evoluindo para se tornarem impossíveis de matar

Elas já estão nascendo resistentes a sprays de matar insetos; fenômeno está acontecendo cada vez mais rápido.

Uma barata alemã se alimenta de inseticida no laboratório responsável pelo estudo da Universidade Purdue que determinou que as baratas estão ganhando resistência a múltiplos inseticidas ao mesmo tempo Foto: John Obermeyer / Entomologia de Purdue



Um estudo da Universidade de Purdue, dos EUA, descobriu que a 'barata alemã', comum em todo o planeta, está nascendo com proteção a produtos químicos com os quais ela ainda nem teve contato. O estudo, publicado na revista científica "Live Science" no dia 25 de junho, concluiu que a Blattella germanica evoluiu e desenvolveu imunidade a novos venenos.

"Não tínhamos a menor ideia de que algo assim poderia acontecer tão rápido", disse o co-autor do estudo, Michael Scharf, em texto publicado no site da universidade. "Baratas que desenvolvem resistência a múltiplas classes de inseticidas de uma só vez tornarão o controle dessas pragas quase impossível se usarmos apenas produtos químicos."

O estudo foi realizado em vários prédios nas regiões centrais de cidades dos estados de Illinois e Indiana (Estados Unidos), e nos laboratórios da universidade de Purdue (EUA). Todos tiveram infestações de baratas. Os pesquisadores usaram várias combinações de sprays e estudaram múltiplas gerações de baratas para chegar à conclusão.

As 'baratas alemãs', que se reproduzem rapidamente e buscam áreas ocupadas por pessoas, são descritas no relatório como "a espécie que dá má reputação a todas as outras baratas".

Impedir a essas agora chamadas 'super-baratas' de espalhar bactérias e doenças no futuro dependerá mais de armadilhas do que de produtos químicos, sugere o relatório. Uma barata alemã pode colocar 400 ovos por toda a vida. A notícia boa é que, apesar de terem asas, essa espécie aparentemente evolutiva de barata "raramente voa", segundo pesquisadores.

Conteúdo: O Globo




Comentários

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Corpo de mulher é encontrado fora da cova e seminu: “Apavorante”

Suspeito de Roubar Joalheria em Conchal é preso pela Policia Civil

Videos - Após chuvas em Conchal, infestação de pequenos sapos assusta moradores

Justiça determina bloqueio de 407 mil reais do Presidente da Câmara Municipal de Conchal Roberson Claudino Pedro (Robinho) e de Marcelo Aparecido Mandeli, ex-assessor do presidente

Adolescente de 12 anos é estuprada dentro de escola pública em SP

Corpo de menina torturada por pai tem 37 marcas de tiros de arma de pressão, diz Conselho Tutelar

Suspeito de matar engenheira após perseguição no trânsito é preso em MT

Oferta de emprego que veta 'negras e gordas' vira caso de polícia em Belo Horizonte

Polícia de MT encontra fazenda onde onças-pintadas teriam sido filmadas mortas em caminhonete

Todas as Publicações

Mostrar mais