Pular para o conteúdo principal

Doria: ‘Não importa a condição social do aluno: depredou, vai pagar. Ou será penalizado judicialmente’



O município e o estado de São Paulo discutem leis para responsabilizar alunos de escolas públicas por vandalismo e agressões a professores. Neste final de semana, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que os estudantes que depredarem ‘qualquer objeto’ precisarão pagar o valor integral desse item, não importando a condição social de sua família. O mesmo vale para indenizações de professores agredidos.

Doria também disse que, caso o ressarcimento não seja feito, o estudante será penalizado na Justiça. O aluno que depredar a escola pública vai ter que pagar pela depredação, não importa qual seja sua condição socioeconômica, onde ele viva, qual a escola. Depredou, vai pagar, e se não pagar será penalizado judicialmente”, declarou.

Ele ressaltou que o objetivo da ação é criar uma nova geração de brasileiros. “Nós, com isso, também, vamos fazer um chamamento aos pais desses alunos para que de maneira responsável eduquem os seus filhos e comandem suas famílias para formar uma nova geração de estudantes, de brasileiros que trabalhem e respeitem as pessoas e o patrimônio público. Não respeitou, será penalizado. E a pena começa com o ressarcimento integral de qualquer objeto em sala de aula ou na escola que venha a ser destruído e também os custos advindos de qualquer agressão física à professores físicas à professores ou gestores das escolas públicas do no estado de São Paulo”, terminou.

No legislativo paulistano, o vereador Gilberto Nascimento Júnior (PSC-SO) garantiu respeitar o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), mas também vai propor  uma visão educacional que passa pelo ressarcimento dos prejuízos financeiros. “Chamar esses meninos para realmente participarem dessas oficinas, olha, vamos concertar a carteira assim, ah, vai ter o custo da carteira? Chama seus pais, vamos responsabilizá-los, também, por isso. Ah, vamos ter que pintar parede? Então vamos pegar um sábado aqui, fazer esse trabalho de pintar a parede…”

Segundo ele, caso os estudantes não auxiliem na reconstrução do bem depredado, a assistência social será contatada. “Então claro, a gente também colocou esse gatilho na questão social para que escolas tenham o direito e a obrigação de, se aluno ou pai não comparecerem para essas medidas de recuperação do patrimônio, ou de traumas das professoras, que eles tenham a obrigação de falar com a assistência social para a suspensão dos programas sociais que aquelas famílias participam.”

O vereador sustenta que dados do sindicato estadual dos professores apontam que cinquenta e dois por cento dos profissionais alegam que já foram agredidos, no ambiente escolar.

 Conteúdo: Jovem Pan 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...