Pular para o conteúdo principal

Imposto de Renda 2019: Receita abre consulta ao segundo lote da restituição nesta segunda-feira

Pagamento estará disponível dia 15 deste mês. Valores serão corrigidos pela Selic, que foi de 2,01% no período.




A partir desta segunda-feira, a Receita Federal abre a consulta ao segundo lote das restituições do Imposto de Renda Pessoa Física ( IRPF ) do ano-base 2018. O sistema foi liberado para os contribuintes a partir das 9h. Vale lembrar que esta etapa é para saber se o pagamento está agendado. O dinheiro referente a este lote cai na conta dos contribuintes no dia 15 deste mês.

De acordo com a Receita, 3.164.229 contribuintes estão incluídos neste lote, totalizando o valor de R$ 5 bilhões. O valor dos pagamentos será corrigido pela taxa básica de juros (Selic). Neste lote, o percentual de ajuste pela taxa será de 2,01%.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar o site da Receita Federal ou ligar para o Receitafone, por meio do número 146.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Uma vez que o contribuinte está incluído no lote para pagamento, mas o valor não é creditado em sua conta, o caminho é contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil.

Outra opção é ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, no nome do contribuinte, em qualquer banco.

Para aqueles que ainda não receberam a antecipação, é possível antecipá-la, mas isso nem sempre é vantajoso. Especialistas alertam que a antecipação não deve ser uma solução para um desejo de compra, como trocar de celular ou comprar uma televisão nova. Ela só vale a pena em casos em que já existe outra dívida, com juros altos, maiores do que os da antecipação.



 Conteúdo: O GLOBO


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ação da Polícia Civil em Conchal mira fraudes em gestões passadas; servidor é afastado e empresário preso por porte ilegal de arma

Criança morre e outras ficam feridas após adolescente invadir escola no RS com faca

🚨 Adolescente é flagrado com mais de 130 cigarros eletrônicos em Conchal

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Júlia e Yara Chiarotto são homenageadas pela Câmara de Conchal com Moções de Aplausos por conquistas acadêmicas e profissionais de destaque