Novidade!

Número de mortes causadas por dengue já é 163% maior neste ano do que em 2018




Dois fatores novos têm contribuído para o aumento do número de casos de dengue neste ano, principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do país. Até junho, foram registradas 366 mortes em decorrência da doença em todo o Brasil. Um aumento de 163%, se comparado ao mesmo período do ano passado.

Segundo especialistas ouvidos pela Jovem Pan, a circulação de um sorotipo diferente do vírus da dengue e as mudanças climáticas contribuíram para o crescimento de casos da doença.

O diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Renato Kfouri, explica que a chegada do tipo 2 da dengue deixa as pessoas mais suscetíveis à contaminação. “O número de casos tende a aumentar não só nesse, mas provavelmente nos próximos anos, e consequentemente o número de internações, o número de óbitos. A epidemia que nós estamos vivendo neste ano se assemelha muito às epidemias de anos atrás”.

Ele afirma que o número de pessoas contaminadas deve diminuir com a mudança climática. “Então é importante continuar com os cuidados, evitar água parada, usar repelentes, principalmente nesta estação. Com o término do período de chuva, a tendência é que os casos diminuam em todo o país”, disse.


Além da circulação de um sorotipo diferente do vírus, as temperaturas mais altas e o volume de chuvas maior, em decorrência do fenômeno El Nino, também contribuíram para o crescimento nos números de casos de dengue. Segundo o infectologista do Hospital Emílio Ribas, Jean Gorinchteyn,“Nós estamos vivendo um inverno atípico, com temperaturas muito mais altas, a presença de chuvas, e isso é um favorecedor da proliferação de mosquitos, especialmente o Aedes Aegypti. E a medida que a proliferação ocorre o risco de doenças, principalmente a dengue, acaba sendo um grande problema.”


​O estado de São Paulo lidera o ranking de mortes em decorrência da dengue, com 145 registros. É seguido por Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, com 79, 29 e 24 casos, respectivamente.

Conteúdo: Jovem Pan




Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Conchal iniciou nesta quinta-feira (21) a vacinação contra a Covid-19

Vagabundo rouba cadeirante e acaba preso em flagrante pela PM em Conchal, SP

Prefeitura de Conchal se prepara para vacinação contra Covid-19 – O F5 entrevistou o diretor do departamento de saúde do município. Wagner Lozano deu mais detalhes sobre esse e outros assuntos relacionados ao setor

Professor pede ajuda após cadelinha ser jurada de morte

Quem são as pessoas que não podem tomar vacina contra covid

Criança de 10 anos engravida de gêmeos após ser estuprada pelo padrasto, diz polícia

Força Tática captura procurado por tráfico de drogas e realiza flagrante de porte Ilegal de arma de fogo durante patrulhamento em Araras, SP

Restaurante Santo Forte faz homenagem à lanchonetes que fizeram parte da história de Conchal

Governo de SP endurece quarentena, adia volta às aulas e fecha bares, restaurantes e comércio aos finais de semana

Reino Unido diz que variante do coronavírus pode ser mais letal

Todas as Publicações

Mostrar mais