Número de mortes causadas por dengue já é 163% maior neste ano do que em 2018




Dois fatores novos têm contribuído para o aumento do número de casos de dengue neste ano, principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do país. Até junho, foram registradas 366 mortes em decorrência da doença em todo o Brasil. Um aumento de 163%, se comparado ao mesmo período do ano passado.

Segundo especialistas ouvidos pela Jovem Pan, a circulação de um sorotipo diferente do vírus da dengue e as mudanças climáticas contribuíram para o crescimento de casos da doença.

O diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Renato Kfouri, explica que a chegada do tipo 2 da dengue deixa as pessoas mais suscetíveis à contaminação. “O número de casos tende a aumentar não só nesse, mas provavelmente nos próximos anos, e consequentemente o número de internações, o número de óbitos. A epidemia que nós estamos vivendo neste ano se assemelha muito às epidemias de anos atrás”.

Ele afirma que o número de pessoas contaminadas deve diminuir com a mudança climática. “Então é importante continuar com os cuidados, evitar água parada, usar repelentes, principalmente nesta estação. Com o término do período de chuva, a tendência é que os casos diminuam em todo o país”, disse.


Além da circulação de um sorotipo diferente do vírus, as temperaturas mais altas e o volume de chuvas maior, em decorrência do fenômeno El Nino, também contribuíram para o crescimento nos números de casos de dengue. Segundo o infectologista do Hospital Emílio Ribas, Jean Gorinchteyn,“Nós estamos vivendo um inverno atípico, com temperaturas muito mais altas, a presença de chuvas, e isso é um favorecedor da proliferação de mosquitos, especialmente o Aedes Aegypti. E a medida que a proliferação ocorre o risco de doenças, principalmente a dengue, acaba sendo um grande problema.”


​O estado de São Paulo lidera o ranking de mortes em decorrência da dengue, com 145 registros. É seguido por Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, com 79, 29 e 24 casos, respectivamente.

Conteúdo: Jovem Pan




Comentários

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Polícia Civil de Conchal apreendeu na tarde desta terça-feira (16), traficante com 45 papelotes de cocaína, 25 pedras de crack e 31 reais em espécie

Polícia indicia pai e mãe de adolescente que pediu socorro pelas redes sociais após ser estuprada

Vídeo - Segundo incêndio em menos de um ano acontece no setor de meio ambiente em Conchal

Polícia Civil investiga mais dois padres por suspeita de abuso sexual da diocese de Limeira, SP

Vereadores de Conchal aprovam relatório para a abertura de processo de cassação do vereador Rodinei Ferreira da Silva.

FaceApp: App que envelhece rosto dos usuários vira febre na internet; veja como usar

Homem atacado por onça-pintada é salvo por 5 cachorro em MS

Liberação de saque de contas do FGTS será anunciada na próxima semana, diz ministro da Casa Civil

Descoberta a origem de vídeo de drone com fogos de artifício

Líder de grupo terrorista revela plano para matar Bolsonaro

Todas as Publicações

Mostrar mais