Número de mortes causadas por dengue já é 163% maior neste ano do que em 2018




Dois fatores novos têm contribuído para o aumento do número de casos de dengue neste ano, principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do país. Até junho, foram registradas 366 mortes em decorrência da doença em todo o Brasil. Um aumento de 163%, se comparado ao mesmo período do ano passado.

Segundo especialistas ouvidos pela Jovem Pan, a circulação de um sorotipo diferente do vírus da dengue e as mudanças climáticas contribuíram para o crescimento de casos da doença.

O diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Renato Kfouri, explica que a chegada do tipo 2 da dengue deixa as pessoas mais suscetíveis à contaminação. “O número de casos tende a aumentar não só nesse, mas provavelmente nos próximos anos, e consequentemente o número de internações, o número de óbitos. A epidemia que nós estamos vivendo neste ano se assemelha muito às epidemias de anos atrás”.

Ele afirma que o número de pessoas contaminadas deve diminuir com a mudança climática. “Então é importante continuar com os cuidados, evitar água parada, usar repelentes, principalmente nesta estação. Com o término do período de chuva, a tendência é que os casos diminuam em todo o país”, disse.


Além da circulação de um sorotipo diferente do vírus, as temperaturas mais altas e o volume de chuvas maior, em decorrência do fenômeno El Nino, também contribuíram para o crescimento nos números de casos de dengue. Segundo o infectologista do Hospital Emílio Ribas, Jean Gorinchteyn,“Nós estamos vivendo um inverno atípico, com temperaturas muito mais altas, a presença de chuvas, e isso é um favorecedor da proliferação de mosquitos, especialmente o Aedes Aegypti. E a medida que a proliferação ocorre o risco de doenças, principalmente a dengue, acaba sendo um grande problema.”


​O estado de São Paulo lidera o ranking de mortes em decorrência da dengue, com 145 registros. É seguido por Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, com 79, 29 e 24 casos, respectivamente.

Conteúdo: Jovem Pan




Comentários

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Aos 18 anos de idade jovem de Conchal que passou em primeiro lugar no curso de física da Universidade Federal de São Carlos (campus Araras) escreve sobre a trajetória e começa a ministrar cursos online de redação

Família procura jovem desaparecido desde sábado (07)

Acidente envolvendo dois carros acontece nesta manhã (10) na rotatória da Avenida Francisco Magnusson

Corpos são encontrados enterrados em canavial de Limeira, SP

Cidade italiana oferece dinheiro para atrair novos moradores

Catador de lixo ganha mochila em SC e chefe encontra feto congelado dentro

Idosa que vendia lanches para sobreviver fica desolada após ter produtos apreendidos: 'Disseram que é a lei'

Servidora pública é detida por furtar alimentos da merenda escolar em Araraquara (SP)

Conchalense encontra envelope com dinheiro, cheques e documentos e devolve ao dono

Agredida com mais de 70 facadas faz alerta a mulheres em relações abusivas: ‘não existe ex-agressor’

Todas as Publicações

Mostrar mais