Pular para o conteúdo principal

Pesquisa da USP usa entulho de construção no lugar de areia e brita em concreto sustentável

Material desenvolvido por pesquisadores de São Carlos é 30% mais barato além de evitar a extração de recursos naturais. Testes estão sendo feitos na construção de uma casa em Conchal.

Concreto sustentável desenvolvido na USP de São Carlos está sendo testado na construção de uma casa em Conchal. — Foto: Reprodução EPTV


Pesquisadores do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos (SP) desenvolvem um concreto que faz reuso de entulhos de construção no lugar da brita e da areia. O material permite a redução do uso de recursos naturais sem gastar mais cimento e é 30% mais barato.

O entulho, formado por tijolo, cerâmica e argamassa é moído em várias concentrações. Para fazer a substituição, os pesquisadores realizaram uma série de estudos de dosagem dos materiais para compensar a baixa resistência do entulho em comparação com a pedra da brita.

Pesquisadores da USP testam um concreto mais sustentável que troca a brita e a areia naturais por entulho de construção. — Foto: Reprodução EPTV

“Nós usamos técnicas de dosagem mais específicas que as convencionais para diminuir os vazios dos agregados e precise de menos cimento para dar essa cola no meio”, explicou o professor Bruno Luis Damineli.

O cimento é o segundo material mais consumido no mundo, só perde para água. Se não houver mudança até 2050, o seu uso vai representar entre 20% e 30% da emissão de gás carbônico no mundo.

Com a parceria de um empresário do setor de construção, nova forma de fazer concreto está sendo testada na construção de uma casa na cidade de Conchal (SP), que ficará pronta em duas semanas. A família que irá habita-la irá avaliar como é a temperatura e o nível de ruído dentro da casa construída com esse tipo de concreto.

Segundo Damineli, além de diminuir os custos da obra, o concreto sustentável ajuda a diminuir o impacto ambiental.


“Diminui a extração da brita natural, da quantidade de entulho descartada em aterro e não aumenta o uso do cimento que, hoje, é o maior produtor de gás carbônico mundial.”




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

🚨 Adolescente é flagrado com mais de 130 cigarros eletrônicos em Conchal

Explosões deram lugar aos cliques: o assalto de quase R$ 1 bilhão que não fez barulho na madrugada do dia 1º, no Brasil

Criança morre e outras ficam feridas após adolescente invadir escola no RS com faca

Homem é preso ao tentar furtar transformadores em usina de Araras

Criança de 3 anos é encontrada dormindo entre sacos de lixo em Piracicaba; pais foram detidos por maus-tratos