Conchal sedia capacitação do Programa Município Verde Azul



Conchal sediou na última quarta-feira, dia 07, uma capacitação do Programa Município Verde Azul (PMVA), realizada pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

A reunião voltada aos interlocutores do programa e técnicos de diferentes setores de Prefeituras foi realizada no salão de eventos do Hotel e Eventos Recanto Diegues e teve a participação de aproximadamente 50 pessoas de 16 municípios, sendo eles Araras, Artur Nogueira, Atibaia, Conchal, Dumont, Guariba, Guatapará, Indaiatuba, Leme, Lindóia, Luiz Antonio, Orlândia, Santa Cruz das Palmeiras, São Paulo, São Pedro e Socorro.

A capacitação, que abordou a importância do modelo de gestão do PMVA para os municípios e a conexão que o setor de Meio Ambiente tem com cada setor do poder público, foi ministrada pelo coordenador estadual do programa, José Walter Figueiredo Silva.

O prefeito Vando Magnusson, esteve na capacitação para desejar boas vindas aos participantes, agradecer ao Recanto Diegues por ceder o local para a realização deste importante evento e destacar importantes ações que estão sendo desenvolvidas na área ambiental de Conchal. “Realizamos programa de educação ambiental nas escolas e chegamos a reciclar 19% do nosso lixo. Fazemos parte de um consórcio no qual trituramos nossos resíduos de construção civil e depois utilizamos nas estradas rurais. Em pequenos passos estamos desenvolvendo nossa cidade e buscando sempre a certificação no programa”. 

Sobre o Programa Município Verde Azul

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, na época, o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez Diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Para a consecução do seu objetivo, o PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”.

Tal Ranking resulta da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. A partir dessa avaliação o Indicador de Avaliação Ambiental – IAA é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis.





Comentários

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Recém-nascido encontrado em canavial foi morto por esfaqueamento em Ibaté, SP

Colisão de asteroide com a Terra é "100% certa", diz cientista

Avião com mais de 200 a bordo faz pouso de emergência em milharal após colidir com pássaros na Rússia

Mulher faz falsificação 'grotesca' em bilhete e tenta retirar prêmio da Mega Sena em lotérica de MT

Funcionário morre ao fazer manutenção dentro de máquina em fábrica de cervejas em Itu (SP)

Madrasta grava vídeo dando lata de cerveja para enteada e revolta moradores de Bom Jesus de Goiás; veja

Cantor sertanejo morre após bater motocicleta em caminhão em MT

Homem de muleta é atingido por roda que se solta de carro em movimento, em Goiânia; vídeo

Conchal - Projeto distribuirá plantas medicinais para pacientes da USF “Ministro José Serra”

Caminhonete com Luan Santana e equipe se envolve em acidente

Todas as Publicações

Mostrar mais