Pular para o conteúdo principal

Conchal sedia capacitação do Programa Município Verde Azul



Conchal sediou na última quarta-feira, dia 07, uma capacitação do Programa Município Verde Azul (PMVA), realizada pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

A reunião voltada aos interlocutores do programa e técnicos de diferentes setores de Prefeituras foi realizada no salão de eventos do Hotel e Eventos Recanto Diegues e teve a participação de aproximadamente 50 pessoas de 16 municípios, sendo eles Araras, Artur Nogueira, Atibaia, Conchal, Dumont, Guariba, Guatapará, Indaiatuba, Leme, Lindóia, Luiz Antonio, Orlândia, Santa Cruz das Palmeiras, São Paulo, São Pedro e Socorro.

A capacitação, que abordou a importância do modelo de gestão do PMVA para os municípios e a conexão que o setor de Meio Ambiente tem com cada setor do poder público, foi ministrada pelo coordenador estadual do programa, José Walter Figueiredo Silva.

O prefeito Vando Magnusson, esteve na capacitação para desejar boas vindas aos participantes, agradecer ao Recanto Diegues por ceder o local para a realização deste importante evento e destacar importantes ações que estão sendo desenvolvidas na área ambiental de Conchal. “Realizamos programa de educação ambiental nas escolas e chegamos a reciclar 19% do nosso lixo. Fazemos parte de um consórcio no qual trituramos nossos resíduos de construção civil e depois utilizamos nas estradas rurais. Em pequenos passos estamos desenvolvendo nossa cidade e buscando sempre a certificação no programa”. 

Sobre o Programa Município Verde Azul

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, na época, o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez Diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Para a consecução do seu objetivo, o PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”.

Tal Ranking resulta da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. A partir dessa avaliação o Indicador de Avaliação Ambiental – IAA é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ação da Polícia Civil em Conchal mira fraudes em gestões passadas; servidor é afastado e empresário preso por porte ilegal de arma

Polícia Civil apreende drogas, armas e munições em residência no Jardim do Lago, em Conchal

Criança morre e outras ficam feridas após adolescente invadir escola no RS com faca

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Câmara de Conchal aprova lei que garante matrícula de irmãos na mesma escola pública e cria novos programas sociais