Número de famílias endividadas no Brasil é o maior desde julho de 2013



Compras parceladas, cheque especial, carnê de loja, financiamento de carro ou casa: de acordo com um levantamento da Confederação Nacional do Comércio (CNC) divulgado nesta segunda-feira (5), 64% das famílias brasileiras possuem alguma dívida.  Essa foi a sétima alta seguida no endividamento das famílias, sendo o maior percentual desde julho de 2013.

Entre todos os meios de endividamento dos brasileiros, o cartão de crédito foi apontado pelo estudo como o principal. A recepcionista Janaina Rocha conta que sempre teve problema com dinheiro por não se controlar. “Eu sempre fui gastona, então acabei me endividando com cartão de crédito, não consegui pagar e estou enrolada até agora. É o consumismo, né. A gente acaba comprando antes de pagar a dívida. Primeiro gasta, depois vai pensa no cartão.”

Elias Rozendo, analista de chat, também enfrentou problemas com o cartão. Ele conta, no entanto, que aprendeu a lição e tenta não gastar mais do que ganha. “Eu me endividei com cartão de crédito, e aí tive que quitar toda essa dívida e aprendi que cartão de crédito, na realidade, não é uma boa. Quanto mais você puder tentar pagar à vista, fazer todas as coisas à vista, você não se atola em dívidas. Também vale sempre tentar fazer um Orçamento do quanto você ganha”, explica.

Em junho, segundo o Banco Central (BC), os juros do cartão de crédito voltaram a subir e ultrapassaram 300% ao ano. O especialista e educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli, explica que a portabilidade pode ser uma boa alternativa. “É claro que, se o consumidor conseguir concentrar todas as suas dívidas em um único banco, em uma única instituição, e ainda reduzindo a taxa de juros, será um bom negócio. Mas é fundamental que a pessoa tenha planejamento, controle, e que esteja com o nome limpo. Afinal de contas, o banco só vai aceitar esse negócio se a pessoa for uma boa pagadora.”

O levantamento da CNC mostra, ainda, que também aumentou o número de famílias inadimplentes em julho deste ano (24%), ou seja, pessoas que estão com essas dívidas atrasadas, já vencidas e se enforcam ainda mais.

A pesquisa ouviu 20 mil consumidores.

Conteúdo: ‘Jovem Pan



Comentários

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Recém-nascido encontrado em canavial foi morto por esfaqueamento em Ibaté, SP

Colisão de asteroide com a Terra é "100% certa", diz cientista

Avião com mais de 200 a bordo faz pouso de emergência em milharal após colidir com pássaros na Rússia

Mulher faz falsificação 'grotesca' em bilhete e tenta retirar prêmio da Mega Sena em lotérica de MT

Madrasta grava vídeo dando lata de cerveja para enteada e revolta moradores de Bom Jesus de Goiás; veja

Homem de muleta é atingido por roda que se solta de carro em movimento, em Goiânia; vídeo

Funcionário morre ao fazer manutenção dentro de máquina em fábrica de cervejas em Itu (SP)

Conchal - Projeto distribuirá plantas medicinais para pacientes da USF “Ministro José Serra”

Carro na contramão bate em van da banda Sampa Crew e deixa 1 morto e feridos na Rodovia Bandeirantes

Cantor sertanejo morre após bater motocicleta em caminhão em MT

Todas as Publicações

Mostrar mais