Pular para o conteúdo principal

Professor parou homem com machado em escola do RS: "Tudo aconteceu rápido"



Conteúdo: ‘UOL

O Encontro com Fátima Bernardes recebeu hoje o professor Juliano Mantovani, que desarmou um homem que invadiu uma escola em Charqueadas (RS) na última quarta-feira brandindo um machado. Ao menos seis pessoas foram parar no hospital após o ataque, quatro alunos feridos e dois em estado de choque.

 Juliano é professor de educação física no Instituto Estadual de Educação Assis Chateaubriand. "O susto foi muito grande. Eu me preparei para dar início a primeira aula, cheguei e fui atender minha turma, fiz a chamada e levei eles para a quadra de esportes", relatou.

"Quando eu cheguei lá, me lembrei que precisava voltar para a sala dos professores para pegar o material esportivo", continuou, dizendo que a seguir ouviu gritos pela escola. "Naquele momento eu percebi que estava acontecendo algo errado. Eu fui mais adiante no corredor e consegui ver a sala onde estava acontecendo o fato".

Juliano ainda relatou o pânico dos alunos durante o ataque. "Os coitados muito assustados, gritando muito, recebendo aqueles golpes. Quando eu ouvi os gritos, eu tenho duas filhas, e na mesma hora achei que eram as duas gritando", disse.

"A única coisa que passou na minha cabeça foi atacar ele e desarmá-lo", contou. "Eu subi as escadas muito rápido e voei para cima dele. Fui direto na mão em que ele estava segurando a machadinha. Surpreendi ele, porque peguei por trás".

"Tudo aconteceu muito rápido. Nas imagens dá para ver que foram segundos, mas na hora parecia uma eternidade. Quando consegui tirar a machadinha, visualizei que ele tinha uma garrafa de coquetel molotov, cheia de gasolina. Ele me olhou e se assustou", continuou.

"Dava para ver na ação dele, quando estava aplicando os golpes, que não havia só fúria. Ele estava muito assustado. Ele não tentou me contra-atacar, ele decidiu fugir. Quando ele decidiu, entrei em perseguição. Mas ele era um rapaz de 17 anos, e eu estou com 39", disse ainda.

Quando o criminoso chegou à saída da escola e pulou o portão, Juliano se viu em um impasse: "Eu comecei a gritar para os funcionários: 'Pega, pega, segura'. Ninguém conseguiu. Ele pulou o portão da escola. Quando eu fui pular, os meus alunos começaram a gritar de novo: 'Volta professor, nossos colegas estão sangrando muito'. Tive que fazer uma escolha entre continuar perseguindo ele e ajudar meus alunos".

O professor contou ainda que chegou a dar aulas para o rapaz que invadiu a escola, mas que não viu sinais de violência nele. "Isso que nos intriga muito na nossa cidade. É cidade pequena, a maioria das pessoas se conhece. Mas o período que ele foi meu aluno foi muito curto, entre nove meses e um ano. O período que ele ficou lá, era um aluno muito quieto, mas participava", contou.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...