Pular para o conteúdo principal

Quase 70% dos brasileiros não conseguem guardar dinheiro



Uma pesquisa do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas afirma que 67% dos brasileiros não conseguiram poupar dinheiro em agosto. Quatro em cada 10 entrevistados dizem que não guardaram porque têm a renda muito baixa, sem nenhuma sobra no final do mês.

Outros 18% foram surpreendidos por algum imprevisto financeiro; 15% tiveram gastos atípicos com reformas, tratamentos médicos ou compras e 13% afirmam que perderam o controle sobre os próprios gastos.

A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, explica que o ideal é que a reserva seja feita assim que o dinheiro cair na conta. “Interessante notar que, para poupar dinheiro, ele precisa se programar. A ideia é sempre separar uma quantia quando cai o salário para não cair em tentação e gastar esse dinheiro.”

Entre os que guardam dinheiro, a caderneta de poupança ainda é o destino mais comum, citada por 2 em 3 entrevistados. Já 21% deixam a quantia parada na conta corrente e 18% guardam os valores em espécie em casa.

Para Marcela Kawauti, é preciso procurar opções melhores. “Seria bom que esse brasileiro que poupa dinheiro procurasse uma forma de rendimento mais sofisticado. Eles rendem muito mais e trazem mais segurança para esse investimento.”

A pesquisa afirma que, entre integrantes das classes A e B, 54% não fizeram poupança no mês passado. Segundo o SPC Brasil, isso indica que a poupança não é hábito mesmo entre aqueles que recebem salários mais altos.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Após décadas dependente de Mogi Mirim, Conchal terá seu próprio Cartório de Registro de Imóveis ainda em 2025

Banda Trinado reúne público expressivo em apresentação no Bar do Fabinho; veja as fotos

Brasil é Campeão Mundial de Churrasco — e conchalense Raphael Gelly integra equipe histórica no Chile

Pai e madrasta são presos por matarem e enterrarem menina de 4 anos no quintal

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal