Pular para o conteúdo principal

525 toneladas de resíduos de óleo foram coletados no Nordeste, segundo Marinha


Segundo o órgão, há registro de manchas em apenas uma região do litoral nordestino.


Foto: STRINGER / REUTERS


Conteúdo: ‘O GLOBO’

O volume de resíduos de petróleo recolhido nas praias do Nordeste em mais de um mês já chega a 525 toneladas , informou ontem a Marinha. O material vem sendo retirado desde o dia 2 de setembro, quando surgiram as primeiras manchas de óleo na Paraíba . Sob críticas de governos estaduais e municipais sobre a falta de apoio federal ao combate das consequências do desastre que ameaça o meio ambiente e o turismo na costa nordestina, a União promete ressarcir as autoridades locais por ações de monitoramento e limpeza.

Sábado, o comandante de Operações Navais da Marinha, almirante de esquadra Leonardo Puntel, afirmou que o governo federal vai repassar recursos não só aos estados, mas também a órgãos federais e municipais que tenham atuado no caso.
 
— O governo federal vai repassar os recursos necessários para cobrir os gastos de todos os órgãos que estão trabalhando nessa situação. Sejam órgãos federais, estaduais e municipais. Esses recursos serão efetivamente repassados. O governo federal vai cumprir isso — disse o almirante, durante entrevista ontem na Capitania dos Portos de Recife.

A declaração do oficial acabou servindo de resposta ao secretário do Meio Ambiente de Pernambuco, José Bertotti, que estava na entrevista e fez cobranças ao governo federal. O secretário afirmou que o estado está providenciando os equipamentos de proteção individual (EPIs) para pessoas envolvidas na limpeza das praias, muitas delas voluntárias, mas lembrou que o pagamento é uma responsabilidade que deve ser assumida pelo governo federal:

— Todos os equipamentos estão sendo providenciados, comprados a partir dos esforços do governo de Pernambuco.

Ao lado do militar, o secretário lembrou que o Plano Nacional de Contingência prevê que, quando acontece um desastre ambiental desse tipo, quem tem que pagar pelo desastre, pela contenção e pela limpeza é o responsável pelo dano. Como o culpado não foi identificado até agora, o plano nacional determina que o governo federal deve arcar com todos os pagamentos.

Até agora não recebemos esses materiais, exceto as boias — queixou-se.

Debate sobre barreiras

Em outro momento da entrevista, José Bertotti e o diretor de proteção ambiental do Ibama, Olivaldi Alves Borges, discordaram sobre a efetividade de barreiras de contenção no combate ao vazamento. O secretário de Pernambuco afirmou que os equipamentos pedidos pelo governo estadual não estão chegando a tempo para as operações. Para ele, as barreiras de contenção são eficientes para a defesa de estuários, como pontos de chegada de rios ao mar.

Já para o diretor do Ibama, as barreiras não são efetivas. Segundo ele, o óleo é diferente do produzido no Brasil e, por isso, as ferramentas disponíveis no país não funcionam:

— Em dado momento, colocamos barreiras onde tecnicamente são apropriadas, mas, na maioria das vezes, na maioria dos locais, não têm efeito técnico positivo nenhum.

O comandante Puntel afirmou que a natureza desse derramamento de óleo é inédita. Por ter maior densidade, o óleo se movimenta muitas vezes por baixo da água, dificultando a detecção. O almirante reafirmou que os resíduos não têm origem brasileira, e que as investigações continuam. O governo, já afirmou, com base em pesquisas da Petrobras, que o material é venezuelano.

Colaboração internacional

O almirante disse ontem que foi identificada a presença de óleo em outros dois pontos do Nordeste: na praia do Atalaia, uma das principais de Aracaju (SE), e na região do porto de Suape (PE). No sábado, o Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA) havia apontado três novas praias atingidas: Jauá, em Camaçari (BA); Peroba, em Maragogi (AL); e Carneiros, em Tamandaré (PE). Ainda em Pernambuco, as manchas já chegaram em Porto de Galinhas, Pontal do Maracaípe, Praia do Guaiamum, Sirinhaém e na foz do Rio Una.


Segundo o GAA, as regiões foram limpas ao longo do dia. Voluntários limparam praias em Salvador. A Petrobras colabora com dois navios especializados no recolhimento de óleo no mar entre Pernambuco e Alagoas.

O GAA é formado pela Marinha, Agência Nacional do Petróleo (ANP) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Compete ao grupo avaliar os incidentes, acompanhar as ações adotadas e manter o Ministério do Meio Ambiente informado sobre a situação.

Segundo o secretário do Meio Ambiente de Pernambuco, os resíduos que foram retirados das praias do estado já têm destino certo: as cimenteiras. De acordo com ele, o estado está levando o material para centros de tratamentos de resíduos que podem ser, futuramente, vendidos para a indústria do cimento.
 
— A gente já sabe que as cimenteiras têm interesse em comprar e transformar esse resíduo em energia — disse.

Órgãos nacionais e internacionais estão trabalhando para descobrir a origem do óleo. Segundo a Marinha, a colaboração envolve universidades, centros de pesquisa e Polícia Federal. Instituições estrangeiras como a Organização Marítima Internacional, a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica do Departamento de Comércio e a Guarda Costeira dos Estados Unidos também colaboram com a investigação.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...