Pular para o conteúdo principal

Ministério Público prende 5 em operação contra fraudes em licitação e concurso no interior de São Paulo



Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) tem apoio da Polícia Militar no cumprimento dos 5 mandados de prisão e 13 de busca e apreensão.

Por G1 Campinas e Região e EPTV



O Ministério Público (MP) de Campinas (SP) prendeu cinco pessoas do alto escalão de prefeituras e de empresas contratadas em cidades das regiões de Campinas e Piracicaba (SP) nesta segunda-feira (7). Entre elas, o secretário de Serviços Públicos de Cordeirópolis (SP), Luiz Carlos Borges Machado da Silva (foto acima), e ex-secretário da pasta em Jaguariúna, Lucas Gabriel Lopes. Veja, abaixo, a lista completa de presos e seus cargos.



A operação atua contra crimes de fraudes em licitação e concurso público, falsidade ideológica e corrupção em cidades do interior do estado de São Paulo.

De acordo com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do MP (Gaeco), os alvos dos cinco mandados de prisão temporária e 13 de busca e apreensão estão nas cidades de Campinas, Jaguariúna, Holambra, Cosmópolis, Cordeirópolis, Santo Antônio de Posse, Nova Odessa, Bauru (SP) e São José do Rio Preto (SP).


Polícia Militar busca alvo em Jaguariúna na operação do Gaeco contra fraudes em licitações e concursos públicos. — Foto: Roberto Torrecilhas
Quem são os presos
Os investigados estão sendo encaminhados para a 2ª Delegacia Seccional de Campinas. Já computadores e documentos aprendidos vão ser levados à sede do MP.



Rosana da Graça Sciascia Ramos da Silva, sócia da Orhion Consultoria, empresa que organiza concursos públicos.
Lucas Gabriel Lopes, ex-secretário municipal de Obras e Serviços em Jaguariúna.
Dimas Antonio Starnini, superintendente do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental (Consab), com sede em Cosmópolis.
Carlos Magno Lucon, diretor da Secretaria de Serviços Públicos de Santo Antônio de Posse.
Luiz Carlos Borges Machado da Silva, presidente do Saae e secretário de Serviços Públicos de Cordeirópolis.


O advogado Ralph Tórtima Filho atua na defesa de Rosana Silva e Lucas Lopes. Ele afirma que a empresa da sua cliente foi vendida há um mês. Em relação às prisões dos dois investigados, ele afirma que só irá se manifestar após ter acesso aos autos.




 Viaturas em frente ao Saae de Cordeirópolis durante cumprimento de mandado de operação — Foto: Edijan Del Santo/EPTV
Grupo pagava propina
A operação foi denominada “Apaniguados”, e investigou durante mais de quatro meses o grupo criminoso. Segundo o Gaeco, os alvos são especialistas em fraudar concursos públicos, especialmente de consórcios públicos.

“Havia a participação direta de agentes públicos no esquema criminoso, responsáveis pela indicação dos candidatos que foram favorecidos nos concursos fraudados. Apurou-se, também, que o grupo pagava propina a agente público envolvido nos crimes”, diz o Gaeco.


Luiz Carlos Borges Machado da Silva, secretário de Serviços Públicos de Cordeirópolis, preso em operação do Ministério Público contra fraudes. — Foto: Felipe Boldrini/EPTV
Órgãos públicos entre os alvos
Veja a lista de locais que integram endereços dos mandados na operação:

Campinas – condomínio no bairro Cambuí e consultoria de concursos públicos no distrito de Sousas, bairro Jardim Botânico.
Cosmópolis – sede do Consórcio Intermunicipal na Área de Saneamento Ambiental (Consab), no Centro.
Cordeirópolis – Secretaria Municipal de Serviços Públicos e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), no Centro.
Jaguariúna – Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, no bairro Vargeão.
Holambra – condomínio residencial no bairro Parque Nova Holanda


Esta reportagem está em atualização




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...