Pular para o conteúdo principal

Com Alzheimer, ela foi estuprada aos 92: "Uma monstruosidade", diz promotor





Conteúdo: 'UOL' 

Uma idosa de 92 anos, com Alzheimer —doença neurodegenerativa que afeta as funções mentais de forma progressiva—, que mal se locomove e usa fraldas geriátricas, foi estuprada pelo vizinho, em Tajaçoaba, na zona rural de São Luís, no Maranhão. O crime aconteceu em julho deste ano e, no último dia 14, o Ministério Público do Maranhão denunciou o suspeito pelo crime de estupro contra vulnerável e também por maus tratos. A polícia ainda não conseguiu localizar o homem, que tem 73 anos.
 
A vítima tem cinco filhos, mas apenas um deles reside perto da mãe. A idosa mora com uma neta e recebia cuidados de uma profissional da saúde, contratada pela família. Em março deste ano, no entanto, a profissional adoeceu, e não pôde mais trabalhar no local. O vizinho, identificado como José Ribamar Sousa, então se aproximou para oferecer ajuda à família. Ele morava ao lado da casa da vítima havia dois anos, vivia sozinho e não teria pedido remuneração para cuidar da vizinha.

Segundo o promotor do caso, José Augusto Cutrim Gomes, a neta percebeu que sua avó apresentava comportamento agitado quando estava perto do suspeito. Numa das ocasiões em que precisou deixar a vítima na companhia de José Ribamar, ela flagrou o homem dando três beijos na boca da idosa, ao voltar para casa. Em outro momento, a neta também teria flagrado a avó com o vestido levantado até a altura da barriga. José Ribamar estava sentado ao seu lado.

O flagrante
Depois desses dois episódios, no dia em que uma festa ocorria nos fundos de sua casa, a neta saiu e deixou o celular com a câmera ligada, escondido num vaso de plantas. Vinte minutos depois, ela voltou e descobriu o crime, conforme descreve Cutrim para Universa.

"Ele tinha ficado na casa para cuidar da idosa, mas, quando a neta voltou, já não estava mais no local. Ela então foi direto para o celular e as imagens revelaram o estupro. Pelas condições de saúde, a idosa não tinha como oferecer nenhuma resistência nem consentir. A cena é de monstruosidade", diz o promotor.

No mesmo momento, a neta da vítima procurou a delegacia de proteção ao idoso. Os policiais tentaram localizar o homem, mas ele não foi mais encontrado. Não há mais ninguém morando no local. No último dia 14, o Ministério Público do Maranhão (MP-MA) denunciou José Ribamar pelo crime de estupro contra vulnerável e também pelo crime de maus tratos, previstos no Estatuto do Idoso. Reforçou ainda o pedido de prisão preventiva, feito pela Polícia Civil. A pena para os crimes é de 8 a 15 anos de prisão.

O promotor pediu também que uma assistente social visitasse a família para verificar o estado de saúde da idosa.

"De certa forma, hoje, ela está protegida, mas num estado bem avançado da doença. Nada que tenha se agravado com o crime. O choque maior foi dos próprios familiares", diz Cutrim.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...