Pular para o conteúdo principal

Congresso derruba veto de Bolsonaro e escolas terão psicólogos e assistentes sociais


"Foi uma grande conquista dos movimentos sociais, sindicatos, dos conselhos de psicologia e serviço social e da sociedade brasileira", comentou o advogado Ariel de Castro Alves.





O Congresso derrubou o veto feito por Jair Bolsonaro, que visava barrar a proposta que vai garantir o atendimento por profissionais de psicologia e serviço social para alunos das escolas públicas de educação básica. A medida foi encaminhada pelo ex-deputado José Carlos Elias e visa o processo de aprendizagem e das relações entre alunos, professores e a comunidade escolar.

O presidente da República, no entanto, havia vetado a proposta alegando questões financeiras. Segundo Bolsonaro, a resolução criaria despesas obrigatórias ao Poder Executivo.

“Ao vetar, Bolsonaro se mostrou insensível com a violência nas escolas, mesmo após o massacre ocorrido na escola Raul Brasil, em Suzano, que vitimou oito pessoas, entre alunos e funcionários, em março deste ano. Ele defende armas para todos, prega o ódio e a intolerância e veta propostas de prevenção à violência escolar, doméstica e ao suicídio de crianças e adolescentes. A derrubada do veto presidencial foi uma grande conquista dos movimentos sociais, sindicatos, dos conselhos de psicologia e serviço social e da sociedade brasileira”, comentou o advogado Ariel de Castro Alves, integrante do Conselho Estadual de Direitos Humanos (Condepe).

Dos 202 dispositivos vetados pelo presidente Jair Bolsonaro (VET 43/2019) na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2020 (Lei 13.898, de 2019), três foram derrubados. Um deles foi o que proibia a transferência de recursos públicos a entidades não governamentais.




 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Civil prende suspeito por tráfico de drogas no bairro Esperança III, em Conchal

Homem desaparece após viajar de Registro para Conchal e família busca informações

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Homem de 29 anos é preso por tráfico de drogas no Parque Industrial, em Conchal

Conchal firma convênio com o Governo do Estado para construir praça no Jardim Planalto, próximo ao Posto de Saúde