Pular para o conteúdo principal

"Doença do Pombo” pode levar a morte; veja como evitar



A “Doença do Pombo”, como muitas mídias divulgam por aí, trata-se da criptococose. O principal reservatório do fungo é matéria orgânica morta presente no solo, em frutas secas, cereais e nas árvores. O fungo causador dessa doença também é encontrado nas fezes de morcegos e aves, principalmente dos pombos, porém existem outras doenças que podem ser transmitidas pelas fezes de animais como a hantavirose e a histoplasmose. 

Os protocolos de saúde atuais não obrigam a notificação dos casos pelas unidades de saúde públicas e particulares. No entanto, destacamos que ações de orientação e educação para prevenção e de controle de pragas urbanas são realizadas. Porém, a rápida reprodução dos pombos dificulta o controle da doença. A solicitação de fiscalizações em áreas e imóveis com pombos podem ser solicitadas bem como outras orientações sobre os procedimentos indicados são fornecidas pelo telefone (19)3866-2862 (setor de Vigilância em Saúde).


O que é a doença do pombo?

A doença do pombo é ocasionada por fungos que se proliferam nas fezes secas dos pombos e também em ocos de árvore. O risco maior está em realizar a varrição ou limpeza a seco bem como o contato com ambientes fechados, onde esses animais em grande quantidade se abrigam, pois os esporos do fungo podem estar espalhados pelo ar. Após ser inalado pelas pessoas, os fungos se instalam nos pulmões e de lá migram para o sistema nervoso central. A doença também pode resultar em meningite. Por isso, a ordem é evitar o contato com animais e lugares de concentração dos pombos.

Como evitar?

Assim como os humanos, não só os pombos, mas qualquer vetor de doença precisa de três fatores para sobreviver: água, alimento e abrigo. Dessa forma, procuram viver nas proximidades da população porque é ela quem fornece esses elementos nas frestas das casas, porões, sótãos ou até mesmo por deixar comida acessível no lixo ou aberta na despensa.

Há ainda as pessoas que voluntariamente alimentam os pombos e os mantém perto do contato. Outro fator são os locais propícios para empoleiramento, construção de ninhos e de abrigo das aves nas construções, que oferecem moradia fácil para tais animais em vigas, paredes, estruturas metálicas, colunas, forros abertos, sótão, alçapão, etc. Isso pode oferecer um grande risco à saúde pública. Vale lembrar, no entanto, que os pombos não devem ser mortos, apenas devemos repelir os animais ou impedir seu acesso para que sejam controlados, já que têm importância ambiental assim como outras aves.

Pamella Figueiredo – Vigilância e Controle de Zoonoses




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...