Pular para o conteúdo principal

Comerciantes inovam e fazem coxinha, pizza e sorvete 'sabor panetone'


Coxinha, pizza e sorvete com sabor de panetone em Araraquara — Foto: Divulgação


Quando o assunto é atrair a atenção do cliente, os comerciantes não medem a criatividade na combinação de sabores. A novidade para o Natal em Araraquara (SP) é a coxinha, a pizza e até o sorvete 'sabor panetone'. Tudo com muita uva passa e frutas cristalizadas.

A cidade é conhecida pela coxinha vendida no distrito de Bueno de Andrada. A iguaria celebrada em uma crônica do escritor Ignácio de Loyola Brandão costuma atrair turistas ao pequeno vilarejo.

A criadora das ‘coxinhas douradas’, Sônia de Freitas, começou com o tradicional sabor de frango, mas hoje tem 27 opções no cardápio, algumas bem diferentes, como coxinha de feijoada, parmegiana e de hambúrguer.


A primeira coxinha temática foi a de bacalhau, feita para quem não come carne no período da Quaresma, há mais de dez anos. Agora, para o período do fim de ano, ela inovou não só no sabor, mas também no formato do salgado.
A coxinha de panetone tem um formato próprio, parecido com um mini panetone. É recheada com um creme especial, mix de castanhas e frutas cristalizadas e coberta com um creme e frutas cristalizadas.

Para chegar no formato, sabor e consistência ideal foi preciso alguns estudos. “Foram muitas pesquisas, todas receitas separadas que eu agreguei numa coxinha só. O creme é especial, as frutas têm uma proporção especial, é tudo muito bem estudado. Não é qualquer massa que aceita as frutas, o açúcar é muito forte e ultrapassa a massa, então a massa também é diferenciada para suportar o açúcar”, explica Sônia.

A novidade fica no cardápio apenas no fim de ano, mas segundo a cozinheira, deve voltar no ano que vem.

Pizza com massa de panetone


A pizza é outro prato que costuma aceitar todo tipo de recheio. A massa também pode ser diferenciada: sem glúten, vegana, integral.

Mas o chef Tiago Juliano Scamilhe foi além e criou uma pizza com massa de panetone.

“Eu consegui chegar na massa de panetone mesmo. A temperatura para a massa de panetone no forno a gás é diferente da do meu forno, que é de esteira, então eu tive que padronizar na minha receita, mas chegando na massa de panetone”, conta.

A ideia surgiu em um jantar em família. “A minha esposa ama panetone de frutas cristalizadas e eu amo chocotone, então nós fizemos um teste e eu fiquei maravilhado com a semelhança. Começou com uma brincadeira de janta, aí depois vai acertando para chegar no ponto exato e eu resolvi lançar.”

Para completar, os recheios tem inspiração natalina. Além da panetone, com frutas cristalizadas, chocolate branco e uva passa, tem recheio de chocotone com chocolate meio amargo, creme de leite, cokies de chocolate e gotas de chocolate meio amargo, uma de abacaxi crocante e um que ganhou o nome de ‘Especial Roberto Carlos’, com com peito de peru, abacaxi e cream cheese.

Segundo o chef, é preciso estar sempre inovando para prender o consumidor. “É uma estratégia de venda. A gente depende de elaboração, de criação para vender”, diz.

Inovar para vender

Alavancar as vendas também é o que motiva o casal João Paulo Hernandes Liziero e Daniele Franquini Perez Liziero a sempre colocar sabores novos em sua sorveteria.



Os sorvetes temáticos são os mais conhecidos. Em junho, a atração foi o sorvete de quentão e no Halloween um sorvete preto e roxo, feito com blueberry e baunilha negra.

“A gente tenta brincar e aguçar a vontade das pessoas e o retorno que a gente tem dos nossos clientes é que está super aprovado”, diz Daniele.

Para não perder a tradição, no mês do Natal, eles lançaram os sorvetes de panetone, com frutas cristalizadas, e de chocotone, com trufa meio amarga e gotas de chocolate.

“A coloração é parecida. Tem aquele toque de fermentado do pão, e isso que é legal, é gelado, mas você tem a sensação de estar comendo o panetone”, afirma Daniele.

Ela acredita que a receptividade do brasileiro aos novos sabores tem sido estimulada pela popularização dos programas de culinária. “As pessoas ficaram com vontade de experimentar coisas novas. São desafiadas a experimentar essa mistura.”

Segundo a comerciante, a inovação de sabores não vai parar porque é a novidade que traz a clientela.

“Você tem que criar a vontade no seu cliente, o ramo de alimentação é muito competitivo e não é só uma questão de preço, você tem que trazer a pessoa pelo sabor. Inventar a roda ninguém mais inventa, mas você tem como mudar o jeito dela”, brinca.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...