Novidade!

Dois veículos batem em cruzamento no centro de Conchal



O acidente aconteceu no cruzamento da Praça 9 de abril, com a rua Altino Arantes, centro de Conchal, por volta das 15hs desta quarta-feira (11). Ninguém ficou ferido.




Dirigir na chuva: atenção redobrada e cuidados extras


Você acha que dirigir na chuva é a mesma coisa que conduzir seu veículo em um dia ensolarado? As condições do tempo são bastante diferentes — e isso requer uma atenção extra do motorista.

Além de a visibilidade ser prejudicada, há menos atrito entre a estrada e os pneus, o que aumenta a chance de ocorrerem acidentes. É por isso que neste post vamos apresentar os motivos pelos quais você deve prestar atenção e quais são as precauções a serem tomadas.

Vamos lá?

Por que redobrar a atenção ao dirigir na chuva?

A lâmina de água criada na pista devido à chuva diminui o atrito entre o asfalto e os pneus. Com isso, há uma possibilidade muito maior de perder o controle da direção e se envolver em algum acidente, sozinho ou com outros automóveis.

Mais que isso, há danos significativos à visibilidade. Os prejuízos são derivados de duas situações: ter que deixar os vidros fechados, o que costuma embaçá-los, e a própria chuva, que se for muito forte, dificulta a observação da estrada.

Em suma, é obrigatório ter uma atenção extra, porque o modo de dirigir é diferenciado pelo fato de a pista ficar escorregadia. A mistura da água com resíduos presentes no asfalto também potencializa o problema e, se houver imprudência, é muito fácil cometer algum erro.



O que fazer para evitar acidentes?

A melhor forma de evitar problemas é ter um cuidado redobrado ao dirigir na chuva. As principais dicas a seguir são as que apresentamos abaixo. Confira!

Pare o carro se a chuva estiver muito forte

Um volume de chuva elevado prejudica a visibilidade. Nesse caso, é mais interessante estacionar e aguardar. Essa dica é válida porque mesmo o melhor para-brisa é insuficiente para garantir uma limpeza apropriada quando há uma tempestade.

Lembre-se ainda de que se estiver ventando forte, é indicado ficar longe de árvores, postes e placas, já que eles podem ser arrancados e cair sobre o veículo.

Mantenha o para-brisa em bom estado

Esse item perde a eficiência com o passar do tempo — por isso, precisa ser trocado com frequência. O ideal é sempre reparar a borracha para garantir a melhor limpeza possível. Aliás, essa obrigatoriedade está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que indica infração grave para o motorista que deixar de acionar o para-brisa enquanto está chovendo.

Isso significa que é preciso pagar uma multa de R$195,23 e recebe 5 pontos na carteira de habilitação. Para ajudar na limpeza, mantenha os vidros limpos e desengordurados para assegurar uma boa visibilidade.

Esteja com os faróis ligados

Os faróis ajudam muito durante a chuva, inclusive durante o dia. Essa determinação está relacionada no CTB, que prevê seu uso sob neblina, chuva forte ou cerração. Se o tráfego for em rodovias, é preciso usar, independentemente de chuva.

Fique distante do veículo da frente

O tempo de frenagem é maior em dias de chuva. Por isso, é importante ter uma distância mais ampla em relação ao carro que está em frente. Além disso, a velocidade alta prejudica o processo. Portanto, é necessário um cuidado ainda mais significativo.

A dica é: parar a uma distância em que você enxergue os dois pneus traseiros do carro que está à sua frente. É importante destacar que essa regra vale para dias secos. Por isso, esteja até mais longe quando estiver chovendo!

Atente à aquaplanagem

A aquaplanagem é o fenômeno que faz os pneus perderem o contato com o asfalto devido a uma lâmina de água. Essa situação ocorre mesmo quando os sulcos da borracha estão bons, mas é ainda mais perigoso se eles não existirem.

Quando isso acontece, o motorista perde o controle do carro e precisa manter a tranquilidade. Nessa situação, é preciso manter o volante firme e deixar de acelerar. Não pise nos freios comuns nem gire o volante. Se o sistema de frenagem for o ABS, pise suavemente — mas se não tiver coragem, prefira por não realizar o processo.

Assim que sentir que o veículo voltou para o solo, gire levemente o volante para se certificar de que está tudo certo e continue a dirigir.

Como você pôde perceber, os cuidados ao dirigir na chuva são imprescindíveis. Apesar de existirem muitos riscos, você ainda pode continuar conduzindo seu automóvel com segurança. É só seguir as recomendações que apresentamos.

Dicas: ALions











Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Prefeitura decreta Estado De Calamidade, porém flexibiliza funcionamento dos comércios em Conchal

Umaflex doa 2900 máscaras para o setor da saúde em Conchal

Presidente sanciona auxílio de R$ 600 para trabalhador informal

30/03/2020 Boletim Coronavirus: Instituto Adolfo Lutz emiti resultado do exame referente a menina de 13 anos e descarta a primeira Suspeita de coronavirus em Conchal

Prefeitura de Conchal cria comitê de crise para enfrentamento à pandemia do novo coronavírus

Homem é encontrado morto por enforcamento nesta tarde de domingo (29) em Conchal

Prefeitura de Conchal e agricultores realizarão desinfecção em ruas da cidade

Após ler matéria veiculada pelo F5. Família identifica homem que foi encontrado morto por enforcamento neste domingo (29) em Conchal.

Todas as Publicações

Mostrar mais