Pular para o conteúdo principal

Flor gigante abre após 10 anos no interior de São Paulo


Exemplar com maior inflorescência do mundo pertence a colecionador de Batatais. Espécie é conhecida como flor-cadáver por exalar cheiro de carne podre.


A Amorphophallus titanum pode chegar a medir 3 metros e pesar 75 quilos. — Foto: Paulo Eduardo Cerri/ Arquivo Pessoal

Conteúdo: 'G1


Quem tem flor em casa sabe o cuidado que é preciso ter para a ela ficar bonita e vistosa. Não é todo mundo que tem tempo, dedicação e "mão boa" para as plantas.

Nesse quesito o troféu de ouro vai para colecionador Paulo Eduardo Cerri. Ele fez vingar no seu sítio em Batatais, interior de São Paulo, uma das espécies mais raras (e estranhas) do mundo mesmo estando a 16 mil quilômetros de distância e em condições climáticas muito diferentes do habitat natural dela.

A Amorphophallus titanum é endêmica de florestas tropicais à oeste da Ilha de Sumatra, na Indonésia, onde o ar é muito úmido e a temperatura quase não varia durante o ano. A planta é famosa por ter a maior inflorescência do reino vegetal com até três metros de altura e 75 quilos.

"Chamamos de inflorescência o conjunto de várias flores minúsculas. No caso da Amorphophallus elas estão concentradas no espádice, espiga que nasce no meio da flor assim como nos antúrios", explica o botânico Juliano Borin.

Paulo conta que ganhou as sementes de um amigo que mora nos Estados Unidos há dez anos e plantou em cinco caixas d´água no sítio de Batatais. A maior dificuldade foi driblar a diferença climática. "Aqui no período seco e frio do ano as folhas secam e a planta entra em dormência, fica só o bulbo debaixo da terra mas rebrota quando esquenta", explica o colecionador que também é agricultor e engenheiro agrônomo.


Ele credita o sucesso da planta aos cuidados que teve com o solo. "O clima externo não consigo controlar mas o solo está bem servido, é esterilizado e umidificado", completa. Das cinco sementes, três brotaram e uma floresceu esse fim de semana.

Paulo exibe a flor que demorou 10 anos para abrir — Foto: Paulo Eduardo Cerri/ Arquivo Pessoal

‘’Já sabia que a planta levava de 10 a 14 anos para primeira floração, mas por não estar no ambiente natural temia que isso nunca acontecesse. Foi uma surpresa e uma grande alegria’’, diz Paulo.

Mas o espetáculo visual da floração vem acompanhado de um desagradável efeito colateral. A Amorphophallus titanum emite cheiro de carne podre! "A polinização dela é feita por moscas varejeiras que são atraídas pelo mau cheiro. Por isso mesmo ela também é conhecida por Flor-cadáver", lembra o botânico Juliano Borin. Paulo conta que o fedor invadiu a estufa e pode ser sentido de longe.

Pra sorte dele o desabrochar mau cheiroso dura pouco. Em três dias a flor se fecha e só reabre em dois ou três anos. Paulo está na expectativa pela abertura de uma segunda flor gigante que deve acontecer nas próximas semanas. "Vai ser meu segundo presente de natal", diz o colecionador apaixonado pela diversidade do reino vegetal.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Acidente envolvendo dois veículos causa a morte de duas vítimas na Rod. Prof. Zeferino Vaz em Tujuguaba (Conchal)

  Duas pessoas perderam a vida e outras duas ficaram feridas na tarde desta quinta-feira (12), em um acidente envolvendo dois veículos na Rodovia Professor Zeferino Vaz, próximo ao distrito de Tujuguaba. O acidente aconteceu por volta das 17h30min, no   Km 174+900 da rodovia, no sentido Sul, em direção a Engenheiro Coelho. Os veículos, uma Amarok e uma Saveiro, seguiam no mesmo sentido quando a colisão ocorreu. No veículo Amarok, estavam um homem e uma mulher, que, apesar de sofrerem ferimentos leves, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhados ao Hospital Madre Vannini, em Conchal. Suas identidades não foram divulgadas, porém, são moradores de Conchal. Infelizmente, a tragédia se abateu sobre os ocupantes da Saveiro, onde estavam dois homens que não resistiram aos ferimentos e entraram em óbito ainda no local do acidente. Os nomes das vítimas fatais e informações sobre suas origens ainda estão sob investigação, e seus corpos for